Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV SEMP TV 1491 KAV (ñ liga, dpos demora para ligar) (RESOLVIDO) By: [Daniel] Date: 06 Out 2008, 11:43
Aparelho => Marca => Modelo => Defeito => E o que já foi feito.

TV 14" > SEMP > TV 1491 KAV U15 > Não Liga > bem...

A tv não ligava, foi encontrado o Defeito no transistor Horizontal (estava em curto) porém mesmo com a troca ela não liga, somente depois de um tempo (+/- 5min) ela liga e funciona perfeitamente. (parece que funciona a válvula).

Alguém pode me ajudar por favor, sou meio newbie ainda...//
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: Claudio Carvalho Date: 06 Out 2008, 11:56
Caro Daniel.

Esta me parecendo fonte! Você, depois que trocou o TSH,mediu as tensões que chegam a êle? Deve encontrar uma tensão de +ou- 130 volts. Se caso afirmativo para a tensão, este defeito pode ser causado por capacitor eletrolítico da fonte!!!!
Dê uma chegada neste dois itens que mencionei,OK!

Cláudio
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: [Daniel] Date: 06 Out 2008, 12:15
Pois bem...Desde já obrigado pela atenção!

Também creio ser a fonte, depois da troca do transistor de chaveamento horizontal (Q404 - BU808) pude medir a tenção na base do mesmo e a tensão esta ok (100V), retirei o eletrolítico da fonte (220uf 385V) e medi com multímetro ele esta ok também.

O que não entendo é que ela liga funciona perfeito, o problema e que demora muito para ligar...

Outra vez deu problema já, era o mesmo transistor H, troquei e funcionou, (parecia demorar para ligar mas ligava tudo ok alguns segundos, acreditava ser normal) agora passaram mais de 3 meses e voltou o problema como citado troquei e funciona o TV mas demora pra ligar.

No primeiro conserto, além do trasistor H tive que fazer uma resolsagem na placa pois tinha soldas frias...


Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: Claudio Carvalho Date: 06 Out 2008, 12:22
OK! Daniel.

Mas o que relata, é tipico problema de capacitor com fuga. E deve ser de alta, pois depois que se passa um tempinho, êle "trabalha" normal! OK!
Dê uma checada nos de alta, OK! Nafonte!


Claudio
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: edson tadeu Date: 06 Out 2008, 12:28
olha garoto troque o capacitor c-810 nao meça troque veja r-432 e o capcitor me parece que é de 100mf 16 troque por outro de 25v estas orientação é da propria fabrica certo



daniel estou procurando a apostila tecnica da toshiba pra lhe mandar porque com ela voce pode evitar perder  tempo com adivinhações. ALIAS SE TEC TONNY PUDER MANDAR PRA VOCE SERIA UMA BOA POIS ELES TEM LA NO 4SHARED
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: [Daniel] Date: 06 Out 2008, 13:51
"OK! Daniel.

Mas o que relata, é tipico problema de capacitor com fuga. E deve ser de alta, pois depois que se passa um tempinho, êle "trabalha" normal! OK!
Dê uma checada nos de alta, OK! Nafonte!"


O que seriam esses capacitores de alta que você cita? (desculpe a ignorância)

"olha garoto troque o capacitor c-810 nao meça troque veja r-432 e o capcitor me parece que é de 100mf 16 troque por outro de 25v estas orientação é da propria fabrica certo



daniel estou procurando a apostila tecnica da toshiba pra lhe mandar porque com ela voce pode evitar perder  tempo com adivinhações. ALIAS SE TEC TONNY PUDER MANDAR PRA VOCE SERIA UMA BOA POIS ELES TEM LA NO 4SHARED"


o capacitor c-810 é que citei mais acima 220uF 385V, troquei por um de outro TV 270uF 400V para teste, mas continuo na mesma.

o resistor r-432 é um resistor de 1K 1/8W estava ok...

Que apostila seria essa? existe ela para download?

OBS: Notei que ao ligar o power o TV fica com o led de standby aceso e pparece que da uma meio que piscada e a fonte (chopper) faz um som tipo zip, zip, tipo assim e dpois então liga...

Mais uma coisa que notei, na primeira vez q foi consertado, o controle as vezes parecia ir e as vezes não, estava funcionando meio errado, a principio ela não sai de standby e fica como sitado acima, e dpos liga.
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: cd10.rgs Date: 06 Out 2008, 17:20
minha primeira vez que aceso este site,preciso saber como abro esquemas ,pois pede para salvar e depois não sei que tipo de programa para abrir estes arquivos . Alguem pode me ajudar!
      grato
           cd10.rgs




Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: [Daniel] Date: 06 Out 2008, 17:48
vc quer abrir arquivos de esquemas em PDF? qual o formato, se me informar a extenção dos arquivos posso te ajudar..

exemplo: esquema1.pdf, esquema1.sch...

se for *.pdf* precisas do adobe reader, ou então use o foxit...
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: [Daniel] Date: 07 Out 2008, 09:31
Alguém ai pode me ajudar ainda?  ???

Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: edson tadeu Date: 07 Out 2008, 12:50
quando pede para salvar isto quer  dizer que serar salvo em uma pasta que normalamente éu por exemplo salvo em meus documentos depois de salvo voce pode ir na pasta correspondente e abrir mais e como foi dito voce precisa ter o adober red
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: edson tadeu Date: 07 Out 2008, 13:25
HORIZONTAL -  neste chasis U-14 e nos demais seguintes, foi o maior pepino colhido que deu dores de cabeça, pri9ncipalmente para os serviços autorizados. Estou me referindo a queima do transistor de saida horizontal BU-808-DFI. Ja  peguei casos em que um coitado havia colocado um dissipador tao grande qaue teve que amarra-lo a malha do cinescopio pensando ele que fosse falta de dissipação.A queima deste transistor esta relacionado com varios fatores e ate a qualidade do priprio, quem é  autorizado grandiente deve tger uma circular que mostr a comparação de duas fotes informando que o transistor BU808 de um certo lote deve ser pesprezadoi. O dito tambem é usado por esta e outras marcas. Neste chasis e os seguintes  algumas modificações foram implantadas pelo fabricante para evitar a queima. Acrescentar um capacitor na posição C-463 que nao consta no esquema mas, estar previsto na pci de 100k (smd) na base do q-404  a massa. Note que poliester trabalha melhor nesta posição . É imporotante salientar primeiros lotes deste chasis este capacitor existe somente a posição e nos demais lotes ele existe com o valor de 2k2 na duvida troque direto por 100k . Outras modificações é alterar o valor de R-426 PARA 0r47e retirar o jumper JP 001 na bgase do Q-404 e no lugar colocar uma bobina choque chamada TEM2011  formecida pelo fabricante cujo codigo de estoque é 456606, trata-se de um coque apenas com ferrite tipo aqueles encontrados nos tewrminais de transistores. Chamo a atenção pra nao colocar qualquer uma devido o efeito da indutancia e como sugestao algere o valor do C419  de 47/50V PARA 47/100. qUANDO PEGBO O TRAZNSISTOR H em curto faço uma geral para evitar retorno que é a troca direta tambem do Q-403 e Q-406 DESTA FORMA NAO TIVE MAIS PROBLE
Outro pepino que fez cair o cabelo de muita gente foi o famos d-448 que abre de forma intermitente e nao adianta medir ja que isso ocorre somente quando em funcionamento. A grosso modo podemos notar nesta linha temos o d-449 que recebe a tenso do q-430 8v, hvccd qyue inicialmente é a responsavbel tambem pela alimentação do driver q-403 apos gerar a mat e as tensoes secundaria no flay back seu pino 7 terar 12v reetificado por d448 e praticamente desprezando o d-449 qyue emtra em corte . No caso do defeito do d448 que todos que encontrei eram abertos e desta forma deixando d-449 ficar trabalhando sozinho na alimentaçãos do driver e q-430 trabalha alem do limite, raqzaão estar que o mesmo aquece muito e altera isso quando nao abre, se tiver no lugar um transistor KTC3309coloque um 2sc2655 que tambem adimite outros equivalantes. Como este diodo abre quase sempre quando estar em funcionamento voce deve monitorar a tensao no catodo que deve ser sempre 12v se cair pra 9v estar aberto o d-448 e tr 430fervendo. Este diodo é de corte rapido e na posiçao d-448 e 449 voced encontrarar com o codifgo comercial  d1NL120u e se voce for comprar numa autorizado o codigfo de estoque é 457320. particularmente tenho usado em ambas as posiçoes o velho e bom 4F1/10 ou BY96 e nao tenhoo retorno.

     veja se agora consegue resolver seu problema mais estou aqui   abraços   



Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: edson tadeu Date: 07 Out 2008, 13:46
fonte secundaria . O maiore dilema é smpre saber onde estar o defeito, na fontes ou na carga. Hoje em dia com as fontes que nao depende de pulso extgerno tipo horizontal, ficou uma maravilha analisar, embora temos alguns calcanhares ded aquiles para pertubar, como veremos.

O +B retificado em d-883 ao mesmo tempo que alimenta a saida horizontyal, leva uma referenmcia via r-830 ao pino 1 do micro onde serar monitorado a sobre tensao (proteção). Esta mesma linha recebe uma amostra do pino 9 do flay back que neste caso se for sentiodo a presença de +B alto na deflexao horizontal em excesso o pino 1 acionara o pino 60 e jogarar a fonte para standby em forma de proteção e cortando os 9v do hvcc paretida do oscilador. Sempre que o pino 60 estiver acima de 1v a fonte vai para standby seja ao desligar via controle remoto ou por proteção vindo do pino 1 em boas condiçoes este pino trabalha entre 1,4 a 1,7v. Em funcionamento correto o pino 60 fará a conduçao ou corte do Q-432  que libverara os 9v hvcc paertida do osciladr horizontal Q-405 9V PARA DEMAIS ETAPA E Q880  foto acoplador. Fique esperto com r-830 831, ra016 e ca20 se um deles altgerar poderar enganar a proteção com um nivel de tensao maior ou menor no pino 1 do micro.
+B 21v Em d 887 serar estabilizado pelo q-430  em 9v, este transistor é aquele famos que aquece quando o diodo d-448 abre, vamos falar dele mais a frente. tambem serar regulado os 5v atr5aves do q-840 que no u-14 ysa yn transistor ktc3209 (aquele que foi pra a academia e ficou magrinho) que entra em curto e manda os 21 volts para frente e faz um grande estrago, volto ao assunto depos.
+B 15v  Em d-885 ja pe bastante conhecido por dar a maior surra no tecnic que deixa a fonte sem funcionarf quado o ic saida de audio avbgre o bico. Se analisarmos o pino 13 do trafo da fnte é o gnd da saida de audio chamado aqui de S. Ser a saida dde audio interrompe esta linha o pino 13 do trafo fica sem ligação e nao gera o +B 15v pelo pi9no 12 w consequentemente deixando sem alimentar o pino 1 do  foto acoplador  q-405, 422 423 portanto temos um aparelho morto.
Notem que para funcionar teremos que gter ov nas bases do q-432 e q880 que saberemos se a fonte estao OK ou nao. Para terminar este capitulo, quando em rede de 220 a fonte fica em standby e 127 é normal alterar o c-887  100?16 para 100/25 e r-840de 3k6 para 2k2


               entao aproveite de imediato e troque o c-887

                                                                 abraços
Re: TV SEMP TV 1491 KAV By: [Daniel] Date: 07 Out 2008, 19:59
Problema resolvido!

Agradecimentos a:
*Claudio Carvalho;
*Edson Tadeu.


Solução do problema: (trocas)

Fonte:
*C810 - CAP. 220uF x 400V

Horizontal:
*Q404 - Transistor Horizontal - BU808DFI
*Q406 - C1815
*C419 - 47uF x 50V

Depois, feita uma resoldagem dos pinos dos componentes da área.

Agora esta funcionando, OK!  :D

Obrigado a todos!
Re: [resolvido] TV SEMP TV 1491 KAV (ñ liga, dpos demora para ligar) By: Claudio Carvalho Date: 07 Out 2008, 20:05
Daniel.
Parabéns. Valeu garoto!

Cláudio
Re: TV SEMP TV 1491 KAV (ñ liga, dpos demora para ligar) (RESOLVIDO) By: py2vr Date: 31 Mar 2009, 18:08
Olá Pessoal,

Parabéns pelo nível e detalhes das informações.  Sou técnico e Eng. Eletrônico e há anos longe da bancada de manutenção, aliás TV (infelizmente) nunca foi a minha praia, confesso que sou um Zero a esquerda.  No entanto uma Semp-Toshiba 1491 que tenho resolveu apagar do nada.  Assim o vírus da eletrônica reaflorou estou mexendo nela, o conteúdo de vocês tem me ajudado muito e já consegui fazer a fonte voltar a funcionar parcialmente, digo isto porque o led (power) voltou a funcionar, mas o BU-808 está totalmente alterado e o Q-403 também em curto.  Preciso imprimir o esquema em tamanho duplo carta para uma melhor análise mas a priori imagino estar chegando a solução. 

De qualquer estou de certa forma me sentindo amparado, de forma que vou pedir socorro a vocês caso a "luz do fim do túnel" se apague.

Um abraço,
Eduardo Freitas
SP - Capital
Re: TV SEMP TV 1491 KAV (ñ liga, dpos demora para ligar) (RESOLVIDO) By: Claudio Carvalho Date: 31 Mar 2009, 18:21
Py2vr.

Amigo, abra um tópico só seu, do seu problema, pois ai a turma toda responde nele!
Escreva tudo o que fez no chassi e a gente vai te orientando na medida do possivel, OK!
Ao abrir o tópico, mod. do aparelho, defeito e o que fez!!! Fica mais fácil para todos!

Cláudio
Re: TV SEMP TV 1491 KAV (ñ liga, dpos demora para ligar) (RESOLVIDO) By: edson tadeu Date: 31 Mar 2009, 18:26
verifique o Q-430   Q-840  - veja que ao trocar o saida horizontal voce tambem deveria ter trocado os 2 transistores que ficam pertto de o Q  - X-112 E O 2SC 1815 - O CAPACITOR DE 47MF - O DIODO d-448 E 449 - MAIS  antes de trocar esse diodo monitore a tensao nele ali deve ter 12v se nao tiver troque os dois diodos, pode pobar no lugar o 4f1/10   troque sem pedir o capacitor C-887  - PROXIMO DO REGULADOR TEM UMA RESISTENCIA DE 82K  veja se estar aberta - veja R-413 - O q 430 ACIMAS CITADO  é que manda as tensoes de 8v e 5 v quando ele estyar em curto o tv nao funciona - outra coisa  veja se o saida de som  que recebe a tensao de =B 21V  veja resistencias nssa linha. -  noi jumper jc 001 voce bota uma bobina de choque que pode ser adquirida na semp  codigo  tem 2011  ou pegue uma resistencia de 1m e enrole 50voltas de fio fino e bote no lugar do jumper. faZENDO TUDO ISSO ACREDITO QUE A TV VAI FUNCIONAR.
Páginas: 1