Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Wilson_JSC Date: 01 Mar 2011, 16:27
Aparelho: Rádio PX
Marca:    Cobra
Modelo:   148 GTL/EX+
Defeito:   Aterramento

Ola Amigos! Tenho um pouco de experiencia com eletrônica mas não o suficiente pra entender algumas coisas com a parte elétrica dos rádios PX, tenho um Cobra 148GTL/EX+ e reparei que o chassi do rádio não tem contato com o terra da fonte(Est.Base)!...o chassi aterrado não evitaria que o rádio recebece interferências externas?, me parece que em estação base o terra da fonte não pode ter contato com o rádio mas em estação movel a lataria do rádio pode ter contato com o (-)negativo da bateria! é isso mesmo?. Não sei se fui claro na pergunta mas basicamente é isso: porque o terra que vem da fonte(qualquer que seja) não tem contato direto com o chassi do rádio?. Obrigado e um Abraço a Todos.


Obrigado a quem puder ajudar.
Wilson Rodrigues

Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: juzemar Date: 01 Mar 2011, 19:40
Colega o terra deste radio nao e no chassis e sim no neutro que vem no rabicho do mesmo eu tenho uma base aqui na oficina que funciona 100% no 40 M falo a uma distancia de 1000 KM sem poblema.

o meu e um cobra 148 GTL com um converso de 40 M ligado a uma fonte de 20 A.


atenciosamente, juzemar
Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Almeidaf Date: 01 Mar 2011, 21:21
Ok Juzemar!na base fixa a coisa é bem mais simples,  mais no pé de borracha o maior erro é a conexão direta a carcaça do radio com a carcaça do  auto tem que haver isolamento e usar o terra que vem internamente, pois se o fizer direto a transmissão vai ser prejudicada e bastante.Tenho na base ja falei com Portugual, e no pé de borracha com diversos estados do Nordeste. Lsb, Usb -11M. O segredo é a conexão e evitar o excesso de estacionária.
Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Wilson Rodrigues Date: 02 Mar 2011, 11:33
" no pé de borracha o maior erro é a conexão direta a carcaça do radio com a carcaça do  auto tem que haver isolamento e usar o terra que vem internamente, pois se o fizer direto a transmissão vai ser prejudicada e bastante.Tenho na base ja falei com Portugual, e no pé de borracha com diversos estados do Nordeste. Lsb, Usb -11M. O segredo é a conexão e evitar o excesso de estacionária."

Ai é que esta minha dúvida Amigo!...a estacionaria esta 1.1 e uso uma antena Voyager SM-100 tudo muito bem instalado..cabo cortado na medida correta e com os conectores muito bem soldados e tal, mas estou dando TVI aqui em casa..ai fiquei pensando " se o negativo da fonte não corre pelo chassis do rádio e nem pela malha da antena então estou mandando sinal de RF pra todo lado?? quando no meu ver deveria sair sinal de RF somente pelo elemento radiante da "antena" vou fazer uma analogia com um cabo de audio em que a malha proteje o sinal contra interferencias até o destino!...ai fica a dúvida: vou  queimar o rádio se colocar o negativo no chassis! ou só prejudicar o desempenho do rádio? Obrigado a todos pelo interesse


Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Almeidaf Date: 02 Mar 2011, 15:16
Parta do principio que 11metros queira ou não,  da tvi. muito mais na banda de vhf.
voce esta irradiando justamente pela antena de base fixa. o problema é as armonicas que atropelam a faixa de tv, e em alguns lugares até a banda de am e fm. Isso é normal. O cabo da antena tem que ser de 50ohms. Esperiencias não faça, mais se o fizer  em AM .Apesar que esse radio da uns 5W ,AM. SSB 9W.    Voce poderá chegar a dar tvi umas 3quadras. tente colocar a sua acima das antenas de tvs .tambem,quanto mais alto a frequencia menos tvi. Quanto fazer isso do chassi vai cair a potencia e possivelmente vais queimar as saida, pois se fosse para usar a carcaça como todos de 40 c. eles usariam.
Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: ipcosta Date: 25 Fev 2011, 21:16
Nos transmissores de RF o negativo e o positovo vao para a carcasa do radio atraves de capacitores (filtros de harmonicos) a carcasa essa sim deve ser aterada para que os filtros funcinem, a caixa funciona como uma blindagem, so diexando sair radio frequencia pelo cabo e antena, ja no carro o negativo da bateria estamdo na carcasa fica elimenado o capacitor entre o negativo  e carcasa do radio.
Ja o Cabo da antena e o circuito tanque sao aterrados na carcasa so tendo um caminho para a RF sair pela antena sem harmonicos.
Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: adelio Date: 27 Fev 2011, 22:49
ja usei muitos anos radio 11metros 148gtl hala801 lafaety cce8000 7000 etc ate hoje ainda tenho no lugar uma antena de 5/8 de onda fiz muitos chucruti  quebrei muito queixo em cobra cce ainda tenho aqui xerox de esquema de cbra 148gtl cce 8000 7000
Re:Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Wilson Rodrigues Date: 14 Maio 2011, 20:15
Ja deu pra entender então que o negativo do rádio vem pelo rabicho e é assim que deve ser, se fosse pra ser de outra maneira ja viria de fábrica, mas deixo aqui mais uma dúvida: eu posso ligar um "terra" (terceiro pino da tomada, fio verde) no chassis do rádio?...isso iria diminuir a TVI?...ou corro o risco de queimar o rádio quando apertar o PTT? Agradeço o interesse de todos. Abraço
Re:Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: ipcosta Date: 01 Junho 2011, 17:23
Pode sim usar um fio terra, não confundir o "neutro com o "terra. Instalar um terra exclusivo para o radio.
Re: Rádio PX Cobra 148 GTL/EX+ Aterramento By: Magaiver Date: 02 Julho 2011, 11:39
Ola, pessoal, devido a isso mesmo vc cuidando para a carcaça do radio não ficar aterrada, vai haver um aterramento do negativo da antena com a carcaça ja fiz varios testes, se não teriamos problemas no momento de ligar a antena á ao chassis do carro.
Páginas: 1