Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
O que fazer com as sucatas?opinen! By: lm-perez Date: 26 Set 2008, 21:05
Após uma recente mensagem que recebi parei para pensar nelas,o que fazer com elas? .elas vão aculando em nossas oficinas e transformando tudo em uma bagunça.E oque fazer quando um cliente deicha um aparelho e nunca mais aparece?joga fora,desmonta,arruma e vende ou vai guardando por varios meses,e se ele retornar a oficina e reclamar o aparelho de vouta?ele tem esse direito após um ano?poderia o cliente entrar na justiça para reclamar seus direitos.!Apos imformar que seu velho aparelho de tv de 20 anos de uso não se acha mais peça,oque fazer? perguntar se o velho televisor pode ser jogado no lixo ou se o cliente vai levalo"situação dificil né"
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: manasseis Date: 26 Set 2008, 21:24
oi amigo eu sempre dou um  geito nas sucatas hoje mesmo desmontei tudo aproveitei algumas peças e o cobre da desmanetisadora yok tudo ke e cobre  junto e vendo hoje so deu pra fazer 140 reais de cobre

Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: edson tadeu Date: 27 Set 2008, 06:26
em primeiro lugar voce deve se prevenir, com a sua  O.S. voce deve deixar bem claro para o cliente que voce so guarda qalquer aparelho seja ele os que foram descartados e os que estejam funcionando pelo prazo maximo de 90 dias e manda o cliente assinar na data da entrada sdo aparelho porque assim voce estar protegido  pois a os é um contratro de prestação de serviço. Por outro lado se voce guardar um aparelho por mais tempo lhe cabe o direito de cobrar juros de mora, taxa de armazenamento, multa por atraso e isso somado vai dar mais que 2 televisores do cliente e neste caso ele acaba nao retirando o aparelho. Eu hoje so guardo por 3 meses no maximo antes eu guardava por mais tempo mais modifiquei minha  O.S porque minha oficina nao é deposito de ninguem e como aparelhos ficou muito barato muitos preferem comprar outro do que gastar no velho, entao eu tambem nao perco tempo. se quiser reclamar o documento estar ali assinado e o que vale é o que estar escrito.Entrar na justiça ele tem esse direito como qualquer outro cidadao mais se voce tiver o documento assinado, so mostando a ele ja faz ele desistir . Depois tem uma coisa a justiça de pequenas causas estar tao bagunçada que qualquer queixa o cara tem que esperar de 3 a 8 meses para a primeira audiencia e qualquer audiencia de instrução leva no minimo 1 ano. A culpa é dos juizes que nao trabalham e ficam dizendo que tem acumulo de processos. Fazem isso justamente para defender os intereses de grandes grupos mul-nacionais
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: Claudio Carvalho Date: 27 Set 2008, 07:46
Bom dia aos amigos.
Eu aqui em Teresópolis, tive uma ideia que pode ajudar a muitos colegas de profissão! Como era muito grande o estoque de TVS e outros aparelhos, pedi na justiça autorização para esvaziar a loja. O Juiz então mandou que eu notificasse cada cliente que estavam "deixando" o seu aparelho na oficina, dando 30 dias para êles se manifestarem, e ai depois eu poderia fazer uso do que fosse necessário para esvaziar a oficina.
Eu acredito que é o caminho mais certo, pois tirei uma cópia da autorização do Juiz e mandei junto com carta para cada um.Claro que alguns não receberam, mas guardei a devolução dos Correios e quando algum chega para reclamar, mostro o caminho que fiz para me livrar das sucatas. Devo até confessar que algumas TVs e outros equipamentos, até vendi, para tirar o prejuizo!
Cláudio
A ideia do Edson é válida, vou até fazer um carimbo com este texto, de que o cliente é ciente que tem de retirar o aparelho, consertado ou não, em 90 dias!
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: Paulão Date: 27 Set 2008, 09:42
Olha pessoal, o caminho é esse mesmo,
para aparelhos prontos e abandonados, primeiro deve se fazer um contato com o cliente, através de telegrama informando que o mesmo será vendido pelo valor do conserto ou transformado em sucata, caso não seja retirado, o telegrama serve de compravante de contato em caso de ação judicial, qdo for feita a venda emita uma nota fiscal mencionando o aparelho em questão e  O.S. de origem no corpo da nota. vc deve guardar a nota e orçamento antigo para comprovar a venda se necessário, ok.
para os outros aparelhos abandonados que não podem ser vendidos eu desmonto e coloco para reciclagem, pode ter certeza que da um bom dinheiro, só que dá trabalho, para desmontar e levar para vender na sucata, mas vale a pena, e oficina fica mais limpa, certo.
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: lm-perez Date: 27 Set 2008, 12:47
Concordo com os procedimento dos colegas,vc tem que deixar bem claro para ocliente o prazo em que o aparelho vai ficar na ofina,com prazo e destino final do aparelho caso vença o tempo limite da OS.a idea do colega Claudio carvalho foi muito bem bolada,principalmente quando nos queremos mudar a politica da OS  e assim começar de tudo de novo e mandar imprimir novas OS para organizar a ofina e .E claro fazer o cliente assinar a OS e colocar todos os seus dados .Caso o cliente deixe por exemplo um telefone celular  de contado e vc nunca consiga falar com ele para dar orçamento então vc espera o OS vencer e faz o que bem entender com aparelho?E caso o cliente queira entrar na jusitça para reclamar o aparelho mesmo depois devencida a OS é um direito dele e como a justiça de pequenas causas sempre demora muito e desestimula o cliente a continuar .A partir de hoje vou com o edson tadeu e imprimir novas OS.
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: fred Date: 27 Set 2008, 13:01
E colegas ,  a situaçao  e  critica , a  justiça pode  demorar , mas vai dar de causa para o  cliente ,nao  podemos  impor certas coisas  ao  cliente ,o  mais  certo mesmo   e pedir uma  autorizaçao pro juizado e  pronto acabou a graça  do cliente ,tava  com um microondas  a3 anos  na  oficina , ligando pro safado  do dono  direto, resposta  do  dono ,vou retirar, vou retirar e  nada ,  mandei o  micro pra  minha  filha  e  ate  hoje  o dono nao  apareceu e  se  aparecer vai  sifu.
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: carlosverdao Date: 27 Set 2008, 13:01
bom ... nos bairros perifericos, nao funcionao muito nao  este sistema  de notificar o cliente
eles nao min levariao a serio aja vista que somos popular onde moramos, faço assim ... pasou de 15dd
depois do orçamento  coloco no carro de mao e largo na porta de casa, asim evito problemas futuros
quanto as sucatas cato as peças principais ,  ranco o que for cobre e aluminio, e vendo, o resto jogo no lixo  , ate tubo bom se tiver demais as sucatas de tv novas guardo por um tempo maior
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: edson tadeu Date: 27 Set 2008, 15:37
ja que alguns colegas resolveram mudar suas O S  vai ai uma sugestão


        declarao para os devidos fins que concordo com os termos acima



            -------
---  ---------------------------------------------------------------------------------------------
                                        c  i  e  n  t  e 


                    salvador      de   _______________200




a data é importante porque deixa claro a data que o infeliz deixou o aparelho na eletronica e pronto nao precisa mais de protocolo nenhum, poroque uma OS  é um contrato de serviço que tem qjue ser respeitado por ambas as partes e assinado o cliente nao tem como reclamar nada e voce estar coberto se por ventura o juiz disser que voce tem que devolvert outro aparelho e nao lhe deixar recurso nenhum voce diz eu devolvo mais ele vai ter que pagar juros de 1% ao mes 2%ao dia de taxa de deposito, e ^multa por atraso de 1% ao dia isso vai dar mais de 3 aparelhos novos e o juiz nao poderar dizer nada porque voce estar no seu direito. sua oficina nao é deposito da limpurb e estar resolvido o assunto.Aqui em salvador tem autorizada que da prazo de 30 dias e nada mais
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: edson tadeu Date: 28 Set 2008, 07:41
sobe
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: vini Date: 29 Set 2008, 23:38
Quando eu saí da industria prestei serviço a várias assistencias técnicas , e o procedimento era praticamente o mesmo:
O cliente tinha um prazo de 30 dias para retirar o aparelho, ultrapassado este periodo,o aparelho era recolhido para um deposito e era cobrado uma taxa de armazenamento diaria por um periodo de mais 60 dias,vencido o prazo o aparelho era posto a venda para cobrir os prejuizos causados pela não retirada.
tudo isto era detalhado no canhoto da OS que ficava em poder do cliente.
Esta prática eu utilizo até hoje, mesmo trabalhando como autonomo.
Quanto a sucata evito o máximo o acúmulo,retiro algumas peças que dá para aproveitar e o resto dou para os catadores de lixo seletivo pois umas das coisas que aprendi na industria, foi dar o devido valor ao tempo,se voces somarem o tempo que perderam fazendo triagem,desmontando e separando, verão quantos aparelhos deixaram de concertar e não sei se compensa.
Mas é claro esta é minha opinião,afinal cada sabe aonde lhe aperta o sapato.      Um abraço a todos .......Vini
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: Serginho_ Date: 25 Março 2009, 20:17
Pessoal achei super bacana esse topico, mais gostaria de saber se nenhum colega tem algum modelinho deste contrato para colocar junto com a OS expecificando ao cliente o prazo maximo para retirada do aparelho, multas, etc... Obrigado
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: edson tadeu Date: 25 Março 2009, 20:36
igualzinho a mulher quando nao serve se joga fora
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: B@ddo Date: 25 Março 2009, 20:46
Prezado, segundo o Procon e também Tribunal de Pequenas Causas, é legal adotar o seguinte: faça constar na O.S. um prazo qualquer, a seu gosto para a retirada do aparelho, findo o prazo, o cliente arcará com uma despesa diária por conta de taxa de conservação e estocagem que você também pode definir. Ex.: um real/dia (como eu faço). Depois de uns 2 ou 3 meses, somando o reparo mais o tempo decorrido, certamente o cliente não mais procurará o aparelho pois inviabiliza o custo total. Eu vendo, tomando cuidado de anotar nome, endereço, tel., etc. do comprador, por via das dúvidas... Só tem validade jurídica se o cliente assinar a O.S. que está ciente, no ato da entrega do aparelho para manutenção.
 Espero ter ajudado um pouco.
    Grande abraço !
P.S. As sucatas, jogo fora mesmo! Fazer o quê??????????????
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: Claudio Carvalho Date: 25 Março 2009, 22:22
Baddo.

Rapaz, não podemos nos basear nesta primicia! Não ha base legal para tal fato! O mais certo, foi o que fiz, pedi a justiça uma autorização ( que foi dada por um Juiz ) e fiz desta autorização, a minha escora! Ai deu certo, pois se alguém viesse a reclamar ( que não veio ) eu mostraria o envio da carta e a liminar do Juiz!
Tem de se lembrar, que muitos " perdem " a O.S. de entrada da oficina...



Cláudio
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: edson tadeu Date: 26 Março 2009, 07:45
como o brado te orientou estar perfeitamente legal a posiçao e nao tem como o cliente reclamar pois voce tem um documento assinado pelo cliente e documento assinado é contrato de pretaçao de serviço e deve se seguido e o cliene nao tem bases legais para reclamar qualquer coisa. faça assim pois a justiça estar abarrotada de processos e nestes casos eles acabam eliminando o problema pois ver logo que voce estar coberto.
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: Serginho_ Date: 26 Março 2009, 10:32
@ B@ddo
Muito obrigado amigo, vou me basear na suas idéias,,,muito obrigado mesmo...Abraços
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: agnor Date: 26 Março 2009, 10:44
acho que intresante e voce nao deixar acumular aparelho que tem dono um ou dois ja procura resolver o seu voce faz o que bem quizer
Re: O que fazer com as sucatas?opinen! By: telmo Date: 26 Março 2009, 11:43
bem ...em matéria d sucata....eu guardo as placas mais novas...(como ums seis ou sete d philips pt29'' e 14'') q comprei novas por $29,00(quebradas)mas com todos os componentes (saída horiz, flyback,vert. som seletronic etc....menos a deflet.)tudo original....eu tinha ido comprar um seletronic q custava 39.00 e vi as placas com tudo por 29...comprei 6 e d vez em qnd ligo prá ver se tem mais...pois só com o seletronic já tirava a grana empatada   guardo essa e outras....como hoje em dia todo mundo tem telefone qnd o tv está muito tempo eu ligo prõ dono e muitos dizem pode vender....outros pedem um prazo ...embora meu espaço d trabalho seja relativamente grande tem horas q tem q se desfazer dalguns aparelhos prá q se surjam mais espaços....e isso eu comunico prá essas pessoas....
Páginas: 1