Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV SEMP TOSHIBA TV2134(A)SL SL11 Sem contraste - EEMPROM (RESOLVIDO) By: Marcones Oliveira Date: 16 Dez 2010, 14:08
Aparelho: TV
Marca:    SEMP TOSHIBA
Modelo:   TV2134(A)SL SL11
Defeito:   Sem contraste - EEPROM corrompida - Preciso de dados EEPROM ou entrar no modo de serviço

Este TV estava sem contraste, depois de cuidadosa pesquisa no circuito abl, vi que o defeito não era nessa etapa. Resolvi colocar uma memória virgem (visto eu não ter nem encontrar na net os dados já gravados) e o contraste voltou ao normal, entretanto, outros dados não ficaram perfeitos como linearidade, largura, altura etc.

Estou precisando, portanto, saber como entrar no modo de serviço (modo service) ou os dados da eeprom já gravados.

Não tenho o manual de serviço do modelo em questão mas tentei entrar com o dados do modelo TV2134(B)SL (embora o chassi seja o mesmo e o circuito ser idêntico, pra não dizer igual) - Mas não consegui! As informações a seguir foram retiradas no manual de serviço do modelo TV2134(B)SL:

Os ajustes no chassi são feitos através do próprio controle remoto do TV.
Para entrar no modo de serviço siga os passos abaixo.

COMO ENTRAR NO MODO SERVIÇO (PAGINAS 0 , 1 , 2 e 3)
1. Pressione a tecla MENU no controle remoto, e observe que o MENU aparece na tela do televisor,
em seguida pressione a tecla 1 e depois a tecla 9 no controle remoto, a pagina (0) aparece na tela.
2. Para acessar as paginas 0 e 1 pressione a tecla MENU ou as paginas de 0 a 3 também podem ser selecionadas pressionando as teclas de 0 a 3 no controle remoto.
Os endereços são selecionados com as teclas CH +/- do controle remoto e os dados são ajustados com as teclas VOL +/-.

COMO ENTRAR NO MODO DESENVOLVIMENTO
1 Com o televisor no modo de serviço pressione a tecla "0" no controle remoto e com as teclas CH+ selecione (VELIN), em seguida pressione as teclas 8 e se seguida a tecla 9 do controle remoto.
A pagina "0" aparece na tela do televisor, pressione a tecla MENU para selecionar as paginas de 0 a 15.

Observação: Para sair do modo serviço ou modo desenvolvimento pressione a tecla "S"
no controle remoto..

SUBSTITUINDO A MEMÓRIA
1.    A memória IC202 só deverá ser substituída por uma memória gravada fornecida pela Semp.
Se for utilizada uma memória sem os dados de ajuste, o televisor ira ligar porem não ira funcionar
corretamente. Os dados da memória são diferentes entre os modelos TV2134(B)SL e o TV 2934(B)SL


Obrigado a quem puder ajudar.
Marcones Oliveira

RESOLVIDO By: marcones-oliveira Date: 18 Dez 2010, 11:00
Agradeço a todos que nos bastidores estavam procurando me ajudar e não se manifestaram.

Em primeiro lugar quero dizer que me equivoquei, porque o modelo TV2134(B)SL é um chassis diferente do TV2134(A)SL. Esse último é do mesmo chassis do modelo TV-2177 (A)SL e ambos têm o mesmo micro (A8879CSCFG7C11) e memória 24W16 (SMD).
Consegui entrar no modo de serviço usando o método tradicional da semp toshiba que está descrito no final.

Comparei os dados da memória corrompida com o da memória virgem (após o micro ter carregado  os dados por padrão automaticamente – quando coloquei a memória virgem o TV demorou mais de 10 segundos para sair do standby, pois estava carregando os dado na memória virgem)  e pude notar que a corrompida tinha zerado todos os parâmetros do setor de RGB. Salvei os dados da virgem-carregada pelo micro e da corrompida que veio no TV. Fiz uma tabela (com a caneta) de todos os parâmetros e seus respectivos dados de abas a memórias. Mesmo colocando os dados (pelo modo de serviço) no setor RGB a imagem não ficou boa, embora tenha melhorado. E colocando os dados dos  parâmetros de geometria ( da corrompida, que na geometria estava perfeita) a geometria ficou razoável, e a maioria dos clientes não percebem diferença. Mas em cenas estáticas com diversos quadros dava pra notar algumas pequenas distorções em alguns quadros. Dei-me por satisfeito e acredito que até surgir um melhor arquivo melhor, o arquivo abaixo pode servir.

Dados da EEPROM: (não está 100% mas pode quebrar o maior galho e ganhar tempo, até que algum colega disponibilize os dados 100% perfeitos)
http://www.4shared.com/file/OIM6FVlX/SEMP_TOSHIBA_TV2134_A__SL_11_-.html
Esquema:
http://www.4shared.com/document/W8eyPP8u/tv-2177_a_sl.htm
Modo de serviço:
Os ajustes deverão ser feitos somente com controles remotos que contenham todas as  opções ("completo").
1)Pressione no controle remoto a tecla MUTE, até surgir a mensagem SOM DESLIGADO
2)Pressione novamente MUTE e aperte ao mesmo tempo MENU no painel  do televisor .Nos modelos em que a tecla MENU não existir, pressione ao mesmo tempo VOL + e VOL - ) modelos com sufixo FAV).
3)Aguarde até aparecer a indicação S no canto superior da tela.
4) Os endereços e dados aparecem no canto superior esquerdo.
5)os endereços são selecionados pelas teclas CH + e CH - no controle remoto.
6)Para ajustar os dados, use as teclas VOL + e VOL -.
7)Para sair do modo de serviço, desligue o televisor e ligue - novamente.
Re: TV SEMP TOSHIBA TV2134(A)SL SL11 Sem contraste - EEMPROM (RESOLVIDO) By: Claudio Carvalho Date: 18 Dez 2010, 18:41
Marcondes.

Pode apostar que muitos membros quiseram sim ajuda-lo.

Quando há um chassi que se tem dificuldade de achar, acontece isto!

Eu mesmo já tive um problemão com um chassi 29K30 da LG, que tem dois modelos com o mesmo chassi e os secundários são totalmente diferentes!

Colega, penei muito, apesar de ninguém ter me respondido!

A vida é assim mesmo!  Quando há uma infelicidade de algumas pessoas que realmente sabem de eletrônica, não verem o tópico em questão, acontece isto!

Mas, vida que segue, estarei movendo o seu tópico para os resolvidos e espero que nada disto o incomode!


Cláudio
Páginas: 1