Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: pracek Date: 14 Dez 2010, 21:18
Aparelho: LCD
Marca:    Samsung
Modelo:   LN40B530P2M
Defeito:   Lampadas acendem e apagam.

Amigos, boa noite a todos, estou com esta LCD, que como descrito, lampadas acendem e apagam, o som continua normal,ou seja Inverter ou lampadas. Tensoes estão normais, o sinal inverter on/off não muda de estado, esta sempre em 4,7 V, inclusive desconectei o cabo e forcei o acionamento do inverter e mesma coisa. Analizando a placa (não tenho esquema, caso alguem tenha, agradeço indicação), constatei que este inverter usa a tensão do PFC como alimentação do FET´s de chaveamento do trafos das lampadas e sinais do PWM vem atraves de 1 transformador de isolação. São 2 PCI´s, uma inferior que alimenta um grupo de lampadas (onde esta a entrada de AC) e outra superior que alimenta as outras lampadas. Medi trafos, verifiquei soldas, etc...Resolvi lavar aplaca superior, pois havia indicios de ressoldagem em componentes de 1 dos trafos, circuito detector de OVP (apesar de o tv, segundo o cliente, ser novo, acredito que foi na fabrica).Funcionou!!!Fechei a tampa e necas, o defeito persiste, diante do ocorrido, acredito ser defeito da PCI inverter, algum comentario dos ilustres colegas, que possa me dar uma LUZ!
abraço a todos


Obrigado a quem puder ajudar.
Martin

Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: joarez siczkoriz Date: 15 Dez 2010, 08:13
Qual é o Ci Oscilador PWM do inverter ai ??



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: pracek Date: 15 Dez 2010, 20:59
Joarez, obrigado pela atenção, olhando o ci na placa não consegui identificar, mesmo com lupa, mas, encontrei um treinamento no 4shared dela, e tem o esquema, indica BD9893.
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: joarez siczkoriz Date: 15 Dez 2010, 21:36
Acho  que  Não Amigo se  ai usar a IP BOARD BN44-00264A  o Ci  Codigo UI801( Oscilador PWM ) é o SEM2006, se  for  esta as  caracteristicas  primeiro deve conferir  se o PFC está  funcionando corretamente a tensão e de  Aproximadamente 395V que podem ser medidos no fusivel FM802, Após  isso  retorne .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: pracek Date: 15 Dez 2010, 21:44
Joarez, o PFC esta OK! Após a lavagem que mencionei, as lampadas permaneceram acesas, depois que coloquei a tampa, defeito persistiu. Como descrevi, havia sinais de ressoldagem em capacitor de 10 pf/6KV, diodos de um dos trafos das lampadas, acredito que do detector de lampadas defeituosas.
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: joarez siczkoriz Date: 15 Dez 2010, 21:49
Sim Amigo este  são os Diodos do FeedBack , porém deve verificar se alguns deles  não esta com fuga eles  vão de DI810 a  DI826 e cuidado  com indutancia Alterada  destes Trafos  deve medir  eles individualmente . se um  deles  já estiver alterado provoca defeito.... em alguns  casos  nesse modelo já vi eles meios soltos os  ferrites  foi suficiente para que ocorre se  o defeito.


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: pracek Date: 15 Dez 2010, 22:28
Ok, vou abrir de novo e verificar novamente, assim como indutancia diferente, acho que capacitancia diferente também pode ser o caso, talvez explique o fato de eu ter lavado a placa com thinner e ela ter funcionado, depois do solvente secar, defeito retornou.Depois posto resultados aqui, obrigado
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: joarez siczkoriz Date: 15 Dez 2010, 22:34
Ok aguardaremos  !!




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: pracek Date: 21 Dez 2010, 21:20
Verifiquei novamente a placa e encontrei um capacitor smd de 1 nF (C1861) com solda aparentemente fria. Ressoldei e deixei funcionando por algum tempo (1 hora aprox.). Desliguei o equip. e depois religuei, o defeito persistiu. Na placa tinha uma etiqueta de retrabalho, acredito que foi na hora da produção. Achei prudente orçar 1 placa nova, já que o tempo que estou perdendo nela não está valendo a pena, e ainda correr riscos futuros.
Re: LCD Samsung LN40B530P2M Lampadas acendem e apagam. By: Sergio Freitas Date: 21 Dez 2010, 21:25
Pracek

Coloque no seu perfil a Cidade e Estado, assim os amigos se orientam.

Um abraço
Páginas: 1