Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
(RESOLVIDO) DIODO ZENER By: francisco Date: 25 Set 2008, 20:31
ESTOU COM UMA SAMSUG COM ESTE ZENER ABERTO ELE VAI NA LINHA DO +B DE 125 VOLTSESTÁ ESCRITO NO CORPO DELE ASSIM. R2KN.SERA QUE É 130VOLTS OU MAIS O MODELO DA TV É CN 3338V ME TIREM DESTA DUVIDA OK
Re: DIODO ZENER By: edson tadeu Date: 26 Set 2008, 07:10
ele é o diodo de 120ou 130 volts mesmo ate com ele desligado a tv funciona mais ele é proteção por isso deve ser coloc ado outro no lugar voce pode pegar de sjharp ou outro qualquer e botar no lugar a semp tambem tem cce tambem
Re: DIODO ZENER By: francisco Date: 26 Set 2008, 17:58
valeu amigo obrigado.
Re: DIODO ZENER By: baskiroti Date: 29 Maio 2009, 10:03
O da CCE é o R2M
Re: DIODO ZENER By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 10:41
 Bom dia.
Todas as respostas estão corretas, mas somente para acrescentar, tem que ser com boa dissipação.
Peguei uma sharp que tive que trocar 2 vezes, só resolvi quando verifiquei a filtragem de AC.

Re: DIODO ZENER By: Canmeira Date: 29 Maio 2009, 11:52
Francisco,

Verifica esses documentos e decida.

Boa Sorte...
Re: DIODO ZENER By: brunoquarelo Date: 29 Maio 2009, 12:13
amigo esse zener é proteção a tv até funciona sem ele mais nunca ligue ele sem este, pois pode danificar até um tubo da uma verificana da fonte pois para este zener queimar alguma coisa esta errada
Re: DIODO ZENER By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 12:15
 Um é de proteção o outro é de avalanche.
Estou sem esquema. Ele esta em serie com o +B, ou etá do +B para massa????
Re: DIODO ZENER By: klein Date: 29 Maio 2009, 12:50
amigo francisco este zener é de 150v

Re: DIODO ZENER By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 13:03
 Obrigado Klein.

Citação de: marcosbr online 29 Maio 2009, 10:41
Bom dia.
Todas as respostas estão corretas, mas somente para acrescentar, tem que ser com boa dissipação.
Peguei uma sharp que tive que trocar 2 vezes, só resolvi quando verifiquei a filtragem de AC.

Se o restante estiver normal. (esta aberto não em curto)
Um abraço.
Re: DIODO ZENER By: klein Date: 29 Maio 2009, 13:39
amigo Marcosbr concordo com você se o cap 805 ou 853 estiver com a capacidade inferior a especificada ele abre o zener
você foi mais especifico mostrando o defeito, eu apenas citei o valor do zener que de acordo com esquema é 150v
ainda que o amigo Carlos mostra no datasheet que é  140v
se eu me expressei mal me desculpe, apenas quiz ser útil
obrigado
Re: DIODO ZENER By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 15:22
 Obrigado Klein, de novo.
Tem que ser o certo, quem pede opinião, é porque está precisando. Voce se expressou certo, quem projetou a TV não fomos nós, foi o engenheiro da Sansumg.
Um abraço.
Re: DIODO ZENER By: Canmeira Date: 30 Maio 2009, 08:51
Francisco,

A minha dúvida, quando lí sobre a similaridade entre os componentes, é que pelo datasheet o original é de proteção à uma voltagem específica (140 ou 150V - não importando a voltagem exata),e o proposto para substituição tem uma faixa de tensão que pode chegar a 180V a ser protegido.
A pergunta que fiz a mim mesmo e que não soube responder é até que ponto uma possível sobretensão acima de 160V pode causar algum prejuízo ao TRC???
Por isso deixei a decisão para você colega...


Boa Sorte!!!
Re: DIODO ZENER By: Almeidaf Date: 30 Maio 2009, 09:25
sr. Carlos Meira, em resposta a sua pergunta se tu tivesse mais atençao a minha resposta sobre esse mesmo zener do dia 24-5-09  perguntada por Paulo 52, onde eu esclareço a função do mesmo, onde voce mesmo disse que outro tinha razão ignorando  minha esplanação para  iniciantes.  teria voce sabido o porque pode  trincar o trc!,  se voce observar as respostas dada a esse tópico nao é mais do que argumentei  na minha resposta sobre esse semicondutor (pelo menos alguns tiveram alguma noção do meu escrito). onde o cara que voce disse ter razão estava colocando um retificador rápido no lugar de um zener.
antes que voce escreva que nao precisa da minha opinião, aos outros iniciantes             (e a voçe!) eu esclareço que a voltagem da fonte subindo mais de 15 por cento no caso esse zener que está ai juntamente para evitar isso, o mais b geral subira para 180v e as voltagens de 12 para 16v de 5 para 7v, por conseguinte haverá uma pressão de exesso de voltagnes en todos os estágios inclusive horizontal onde a alta tensão subira de 26kv. para  em torno de 29Kv. onde poderá sair uma centelha da chupeta  para o aguadac, e pifar o tr saida h.  e parar tudo.  como poderá esse exesso e voltagem internamente pelos elementos do trc saltar para o terra (catodo oufilamento) ou para a propria deflectora.

acho que fui claro na minha esplanação
em tempo.... eu sempre tento passar a minha esperiencia para outros   em detalhes (coisa que nao temos obrigação).

veja se o  que escrevi lhe trará algum beneficio

Re: DIODO ZENER By: klein Date: 30 Maio 2009, 09:34
amigos
aqui no forum somos uma familia, pelo menos eu creio assim e devemos ser assim.
Quem ouve, escuta um sábio, sábio é
um abraço carinhoso a todos deste forum
em especial ao amigo Almeida

Re: DIODO ZENER By: edson tadeu Date: 30 Maio 2009, 19:31
eu so quero deixar u ma coisa clara aqui  nao é que o diodo seja de 150v que a tensao do  +B seja de 150v ele quer dizer que em uma tensao vinda da fonte com 150v ao passar por este diodo ele regula a mesma para 130 ou 120 - isso quer dizer que o diodo suporta uma tensao ate 150v que deve ser a tensao maxima para ele regular. como todos nós sabemos para que o diodo regule a tensao antes dele tem que ser maior do que a que ele vai regular nao é verdade porque senao nao teria sentido o diodo regular.
Re: DIODO ZENER By: Claudio Carvalho Date: 31 Maio 2009, 08:44
Colegas de bancada.

Acho que todos estão certos e que o resultado da dúvida, já foi atingido! 

Então, vamos nos abster de acirrar mais respostas a  este tópico.

Esperemos que o Francisco se manifeste e dê por encerrado o assunto!

Obrigado a todos!


Cláudio
Re: DIODO ZENER By: francisco Date: 31 Maio 2009, 22:59
senhores não sei porque a cobrança pois o amigo edson tadeu me passou a dica,e no mesmo dia ou seja 26 de setembro de 2008 as 17 58 13 segundos eu mandei a resposta pra ele de agradecimento.pela informação,e dai foi encerrado o assunto,se estão discutindo por este assunto acredito que não tem motivo,e o diodo coloquei um de 130volts,como o amigo edson mencionou.obs faz sete mês que entreguei a tv,boa noite a todos
Re: (RESOLVIDO) DIODO ZENER By: klein Date: 01 Junho 2009, 08:56
que coisa lamentavel, para não dizer vergonhoso
como um topico deste, faz tanta gente perder tempo?????.
Tudo isso por ter ficado aberto.
O amigo Francisco ainda pergunta, porque a cobrança??
Só me resta pedir desculpa por ter entrado na confusão
Páginas: 1