Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: BACAMARTE Date: 23 Novembro 2010, 12:38
Aparelho: TV
Marca:    TOSHIBA
Modelo:   TV1022BAV
Defeito:   SEM BRILHO

O cliente deixou cair água no interior durante limpeza. TV estava inop. Constatado diodo D160 (zener) em curto e CI TB1231N com oxidação. Após substituir as peças ficou com som normal e tela levemente acesa (sem brilho). Saída RGB quase zero. Entrei com sinais de Áudio e vídeo externos e permanece o mesmo sintoma. Obs: não tenho esquema.


Obrigado a quem puder ajudar.
walter

Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 23 Novembro 2010, 14:03
Caiu agua em cima de que estágio?

Você diz que a tensão de RGB está quase zero, mas mede quanto?

Já mediu a tensão de screen?

O Soquete do tubo não está oxidado?
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 23 Novembro 2010, 15:09
Ola Sergio
Aumentando screen tem brilho com retraço, sem trama.
Soquete do tubo sem oxidação.
Saidas RGB abaixo de 100 mV
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 23 Novembro 2010, 15:58
A tensão do RGB tem que ser 180V.
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 23 Novembro 2010, 20:35
Ola Sergio.
Esta tensão esta ok. (180V)  A tensão baixa que me refiro, é a que sai do CI Q501 (TB1231N pinos 18, 19, 20). Pelo datasheet deveria ter 2,5V +o sinal de RGB de 2,5V em cima. Esta tensão é que esta próxima de zero.
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 23 Novembro 2010, 20:48
Bacamarte

Confira o código do IC pois os dois esquemas que tenho U-10 e U-11 usam o IC TB-1238N

e você colocou na sua postagem TB-1231
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 24 Novembro 2010, 09:07
Ola sergio, bom dia.
Eu também não consegui o esquema desta TV. (TV1022BAV)
Mas realmente o CI que tirei desta TV é TB1231N e o que eu instalei é TB1231CN.
Esto orientando minha pesquisa pelo Datasheet do CI.
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 24 Novembro 2010, 12:12
Aguarda um pouco pois pedi socorro ao amigo Protek que é autorizado da marca.
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Protek Date: 24 Novembro 2010, 14:12
Bom amigo o Sergio me pediu para olhar aqui e nos esquemas que tenho tamben é TB-1238 quando vc retirou ele viu se a solda era original de fabrica?
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 24 Novembro 2010, 14:58
Ola Elder/Sergio.
Sim, as soldas eram originais de fábrica. Uma coisa que esqueci de mencionar, é que o número dos canais e as legendas "on screen",  quando se selecionado o menu, aparecem na tela com intensidade normal.
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 29 Novembro 2010, 22:36
Ola Elder/Sergio
Considerando que nesta TV eu consigo alterar COR, CONTRASTE e MATIZ, e como mesmo setando o BRILHO no máximo a tela fica escura, pensei em entrar no modo SERVIÇO e ajustar sub brilho, porém não consegui entrar em serviço.
Talvez não esteja procedendo da forma correta. Fui orientado a pressionar MUTE e MENU simultaneamente, não deu certo. Recebi outra orientação para pressionar MUTE e teclas de VOLUME +/- simultaneamente, também não funcionou.
Alguém pode ajudar?
Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 29 Novembro 2010, 23:21
Voce aciona o mute. Vai aparecer na tela o falante com um risco. Aperte a tecla menu novamente e mantenha apertada, ai aperte a tecla menu na tv, se não tiver volume mai e menos juntos.


Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: WALTER JANSEN Date: 05 Dez 2010, 09:47
Sergio/Elder, bom dia.
Pane resolvida.
Como havia informado, não consegui o esquema deste modelo. Baseei minha pesquisa atravez do DATASHEET deste CI (TA1231N). Bom, a saida de video deste CI é no pino35. Este sinal após passar pelo SECAM retorna ao CI no pino 39, neste pino tem um zener de proteção (D201). Este zener estava com fuga no sentido inverso. Foi só substituir e sorrir.
Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos. Embora esteja aposentado da iniciativa privada, tenho a Eletrônica como um Hobby. Faço montagens e consertos em casa desde minha juventude. (na época das televisões à válvula e dos radinhos com transistor de germanio) . Sei como é trabalhar em uma bancada, o dia é curto para tanto trabaho. Consertar não é receita de bolo. Cada conserto é unico com suas próprias particularidades. Parar com o trabalho e dedicar um tempo aos outros é um ato grandioso. Valeu. :laugh:
Gostaria de poder também ajudar outros embora na maioria dos caso não diponha do esquema para fazer uma análise.

Re: TV TOSHIBA TV1022BAV SEM BRILHO By: Sergio Freitas Date: 05 Dez 2010, 12:21
Bacamarte

Esque hoje é coisa banal com o advento da internete.

Do lado esquerdo na pagina do fórum tem e buscadores, o primeiro é do disco virtual do Tectonny, o segundo é o 4hared e o terceiro é o ESI.

Fora esse ainda tem o www.electronica-pt.com.br, esse merece se visto.
Páginas: 1