Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 03 Novembro 2010, 10:26
Aparelho: TV
Marca:    Mitsubishi
Modelo:   CS-27201
Defeito:   Sem OSD

Segundo o cliente parece que ligou numa rede 220V (ela não é bivolt) mas foi só por um instante e disse que ouviu um barulho estranho e desligou imediatamente, aqui liguei em 110 e funcionou normal fora o OSD que sumiu, sei que é gerado pelo micro e depende dos sinais vertical e horizontal para sincronizar e aparecer na tela, pelo esquema vi que esses sinais chegam, ou devem chegar pelos pinos 1(H) e 2(V), as tensões estão presentes inclusive as dos transístores ligados a eles, e agora o que posso fazer?


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 03 Novembro 2010, 16:05
Acho que o micro deve estar avariado, mas como posso fazer um teste? E também acho que a história dos 220V é uma estória, tá mais pra ter sido raio não é mesmo?
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 03 Novembro 2010, 16:09
Perci

Baixe o esquema dela, me parece que ela tem fonte externa pois a entrada da fonte (pelo esquema é 12Vcc).

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,search/

Outra coisa, conforme o componente com defeito não tem reposição uma vez que é importada.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 03 Novembro 2010, 21:35
Sergio, o que você digitou nos downloads da eletrônica-pt para achar o esquema? tentei pelo modelo, misturei com mitsubishi mas não consegui, eu tenho um que achei no 4shared, já que liga e tem som e imagem não trabalhei na fonte, acha que pode ter a falta de alguma linha de alimentação?
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 03 Novembro 2010, 21:41
Copiei errado

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,2303/

Fonte acredito que não, mas se a fonte é externa e entra somente 12Vcc no TV, acho muito dificil ter dado problema por excesso de voltagem.

O OSD é composto por um pulso vertical, um pulso horizontal, Y, R, G e em alguns casos B e por ultimo o oscilador.

A ausencia do oscilador, vertical ou horizontal fatalmente não terá OSD.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 03 Novembro 2010, 21:46
Perci

Apaga tudo que falei da fonte......


Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 04 Novembro 2010, 14:15
Não querendo abusar Sérgio, dá mais uma forcinha, como eu disse antes identifiquei no micro os pinos onde devem chegar os pulsos de sincronismo, são os pinos um e dois, mas não tenho como avaliar a existência de sinais sem osciloscópio a não ser que seja de áudio, no tocante às tensões parece tudo ok, quanto ao oscilador confesso que não sei onde está mas entendo que deve ser o gerador do OSD ou melhor o gerador da onda portadora por onde circula o dito cujo e é ele que tenho de verificar, que componentes o compõem?
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 04 Novembro 2010, 17:18
Vou analisar aqui no esquema.

Mas enquanto isso verifique o sinal do pulso vertical do micro até a saida vertical.

Na duvida do componente, solte um lado para medir.

Mais tarde eu coloco aqui o oscilador.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 08 Novembro 2010, 12:32
As linhas desde o micro até o CI vertical e até o flyback estão integras o que me leva a crer que o micro possa estar parcialmente defeituoso como num outro caso que peguei de uma cineral atingida por raio e que apesar de não ter OSD funcionava no restante.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 08 Novembro 2010, 13:52
Vivendo e aprendendo mesmo, consegui o controle do aparelho e ele contém uma tecla disp, foi só dar um tóque e apareceu o número do canal, aí pensei mas que comando idiota que faz sumir o OSD, e se o dono perder o controle??? Mas para minha surpresa agora o OSD não some mais, aparece quando deve e some dali a instantes, agora é que não entendi mais nada mesmo!!!
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 08 Novembro 2010, 19:01
Perci

Para você ver.... Quanto mais sabemos menos entendemos.....

:-X :-X :-X :-X :-X
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 08 Novembro 2010, 20:58
Passei um mico Freitas, tratei de entregar o aparelho (precipitado né), mas por sorte resolvi dar uma conferida no aparelho e nada de OSD novamente, estou acreditando em solda fria mesmo já tendo conferido outras vêzes, ou será que pode ser um componente?
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: marcosbr Date: 08 Novembro 2010, 21:17
 E o controle?
Alguns aparelho, apertando esta tecla, o osd fixa, some, ou aparece e some. (depende de quantas vezes aperta)
Se retornar pelo controle, tente isto.
Veja também, se some somente ao desligar geral.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 10 Novembro 2010, 10:10
Não adianta mais usar o controle, não aparece de jeito nenhum, ressoldei com muita atenção tudo que estava suspeito na placa e até achei alguma solda trincada, mas ao remontar ficou na mesma, como já vi funcionar antes não estou acreditando em componente queimado, mas pode ser que haja algum avariado com funcionamento intermitente tipo um capacitor cerâmico que abre e fecha quando quer ou até pior um diodo com um terminal frouxo como já vi antes, pelo esquema Marcos poderia me apontar algum que possa causar isso?
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 10 Novembro 2010, 10:25
Tenho mais um dado par ajudar na solução, enquanto eu escrevia a mensagem anterior o OSD surgiu na tela indicando o canal e agora enquanto está quente está normal podendo ligar e desligar o tv que o "danado" permanece lá.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: marcosbr Date: 10 Novembro 2010, 11:23
 Vou dar uma olhada no esquema.
Por enquanto, vou retornar ao reparação.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 10 Novembro 2010, 12:23
Outra coisa, me ausentei por uma hora e meia e ao voltar reparei que deixei o aparelho na rede, ao ligar existe o OSD. Vou agora deixar desligado da rede pra ver se mais tarde pela lógica ao ligar não deverá aparecer.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Sergio Freitas Date: 10 Novembro 2010, 12:33
Perci

Isso está com cara de capacitor.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: trudes Date: 10 Novembro 2010, 13:44
Eu não sei o que houve, mas acho que algum vírus "almoçou" o meu Paint hehehe....sumiu!!!
Não está nem na lista de programas! Vou reinstalar.
Bom, vamos lá. Os amigos já indicaram o caminho, mas verifique ou troque C713 e 714 e ressolde X702. O OSD, precisa de um oscilador local que é esse. O outro cristal (X701), é o oscilador do micro.
Re: TV Mitsubishi CS-27201 Sem OSD By: Percí Date: 10 Novembro 2010, 19:31
É pessoal, o reparo é como o trabalho de um detetive, segue-se as pistas e tem que aparecer o culpado, nesse caso o C714 com o dielétrico furado, agora creio que está finalizado mas ainda vou dar umas ligadas nela antes de ligar para o cara, muito obrigado e bons negócios a todos.
Páginas: 1