Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv toshiba U16 - queimando TSH por aquecimento - saiba qual e o original By: lucciano003 Date: 02 Out 2010, 02:29
resovi postar aqui, por que chegou esse aparelho com o saida hor. em curto. Comprei outro, e ao instala-lo, observei um forte aquecimento. Como eu conheco os procedimentos de praxe para esse defeito, como:
troquei o X112 (driver), o 1815, o cap. poliester de 100k (da base para o terra do tsh), o capa de 47m/50v, verfiquei o pulso que sai do driver, e nada, continuava aquecendo fortemente o saida hor.
Comprei esse transistor aqui na maior e melhor loja, paguei 15 reais e me garantiram que era o original. Mas nao era apesar de ser igualzinho ao original por fora (igual mesmo), descobri que para vc comprar esses tr, agora alem de ir ao fornecedor idoneo, munido de dinheiro, vc precisa estar munido tambem c om o multimetro.
pois a diferenca so aparece se vc medir dessa forma:
nao original - base-emissor resist. direta 10r
                   base-coletor resist. direta 10r
                   base-emissor reversa  50r
original   -     base emissor direta 10r
                   base-coletor direta 20r
                   base-emissor reversa 100r
so me restou relamar e provar ao fornecedor que pensava estar vendendo original, que o produto dele nao passava de uma farsa bem parecida (esteticamente) com o original.
DETALHE: esse aparelho passou por uma autorizada daqui da regiao, e o aparelho comecou, segundo o cliente a dar esse defeito depois desse conserto. Parece que os falsarios estao cada vez mais ousados por aqui.
Aparelho agora funciona frio, e solucionado. Abracos a todos!   
Páginas: 1