Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 27 Set 2010, 15:26
OK, então o Edinho já acho o projeto...
Agora, se quiser usar o 317, pode fazer tranquilo pelo datasheet da National. Deu uma olhada? Aquele circuito que tem no datasheet também é 100%. Para fazer o indutor, você sempre consegue um ferrite legal na sucata... 

Abraços
Re: fonte regulada By: edinhocgr Date: 27 Set 2010, 16:20
Felipe FZ eu concordo e por falar nisso eu dei uma boa olhada sim no link que voce postou e como estou pegando gosto nesse negocio de montar fontes acho que depois que terminar essa vou fazer tambem a do 317 pelo datasheet da national...con certeza a melhor opcao é a fonte estabilizada,eu ate tenho aqui um trafo que da os 15A que o almeida disse mas ele tem saida de 24V ai ficaria mais caro montar nele.
Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 27 Set 2010, 18:30
Edinho, era para começar essa semana, mas apareceu tanto aparelho junto, que com certeza se der, vai ser só no final de semana... mas estando pronto, eu mostro ela.

Abraço e boa montagem
Re: fonte regulada By: edinhocgr Date: 28 Set 2010, 11:31
qual é o valor da indutancia?
Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 13:26
Oi Edinho, o valor é de 600uh (micro/henry), o meu já até está pronto, usei um como núcleo um ferrite de toroidal japonês (sucata) e fiz com um bol fio esmaltado, e  quando fui medir, tive que desenrrolar metade, o indutor estava quase em 1 milihenry... ou seja, um fio esmaltado bem de bom calibre, um bom ferrite para o nucleo. Não tem como dizer ao certo a quantidade de voltas, porque  cada ferrite tem uma permeabilidade. Só construindo e medindo mesmo. Se você precisar ter uma idéia de como é esse tipo de material eu posso tentar postar uma foto.
Re: fonte regulada By: edinhocgr Date: 28 Set 2010, 13:47
felipe se voce puder fazer esse favor eu agradeço.
Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 16:01
Esse é um projeto baseado no lm 317 como regulador e vou usar empilhados (paralelo) 4 TR Darlington da motorola MJ2501, o filtro é 37.000uf/40V e a ponte retificadora é uma MBR 2510W (25A), ou outra que aguente os 10A. Ficou parado faz tempo, agora com o indutor pronto, assim que possível vou acabar ela.

Esse núcleo foi aproveitado de um toroidal foi raspado, envernizado para iasolar e depois, para enrrolar coloquei um filme plástico para não raspar o verniz do fio.

Tudo foi aproveitado de sucata.

O teste já foi feito e ela funciona 100%

O projeto é baseado no próprio datasheet do lm317, com as devidas substituições, para esse trafo que dá tranquilamente uns 10 ou 12A.

OBS: Talvez alguma coisa ainda possa ser mudada, melhorada, etc. Vejamos o que o pessoal vai achar... opiniões são sempre bem vindas.

A foto é de celular e em ambiente escuro, por isso essa porcaria, o material está imundo, pois ficou jogado quase 1 ano, mas antes de montar vai ser limpo e o trafo pintado.







Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 21:16
O que faltou também foi fazer a plaquinha de circuito impresso, mas isso é rápido e dá para fazer no dia da montagem mesmo, a frente tinha a serigrafia só como teste, vai ter que ser refeita também o furo que está vazio vai ser para um pot de regulagem fina. Como o Almeida já tinha levantado a questão de esbarrar no potenciometro de regulagem, pensei nisso e consegui um bem pesado, assim não tem muito perigo.
Re: fonte regulada By: edinhocgr Date: 29 Set 2010, 08:16
felipe legal isso de voce conseguir reunir uma porrada de coisa e montar outra que funcione em cima disso tudo é essa a ideia não pelo custo apenas mas da prazer né,eu gosto muito disso e to cada vez mais facinado por fontes,eu tambem quero ver se consigo montar um projeto que seja totalmente reciclado nem que demore um bom tempo pois so o fato de ficar ali procurando peças ou moldando alguma coisa para por em funcionamento ja me fascina,acho que é pelo fato de eu ser novo na area de eletronica intao tudo nessa area para mim é facinante.
Re: fonte regulada By: Felipe FZ Date: 29 Set 2010, 08:36
Edinho, no seu caso, vale a dica... separe bem a sucata, já me desfiz de muita coisa e hoje me arrependo. Hoje sou colecionador de sucata mesmo!
Re: fonte regulada By: edinhocgr Date: 29 Set 2010, 10:08
pior que eu tambem ja me desfiz de muita sucata boa pois nao tinha noção de que poderia ser usada em muitas aplicaçoes da eletronica,hoje em dia nao me desfaço nem mesmo de um fusivel aberto!kkkkkkkkkk
Páginas: 12