Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
"Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: matrix57 Date: 23 Set 2010, 09:14
 - Enquete/Consulta/Pesquisa de Opinião.
Ola Pessoal!
Estou num "dilema", ultimamente estou me deparando com inumeras situações em que, trabalhei por horas no dia para compor  ofertas de orçamento e ao final de tudo tenho como resultado duas situações, "aparelho sem conserto", sem peças, fora de linha e na outra "orçamento não aprovado". Atualmete não  estou cobrando nada por apresentar orçamentos dentro destas situações, porém estou sentindo que tenho muito prejuizo, pois trabalhei, as horas se passaram, o dia terminou e nada ganhei. Entendo que para fazer um orçamente "existe" um custo operacional e manutenção de uma extrutura, certo?
1- Abrir Ordem de Serviço.
2- Pre-avaliação do problema e abertura do aparelho p/ pesquisa do defeito e identificação.
3- Por telefone ou catalogo, consultar fornecedores das peças para disponibilidade e preços.
4- Obter documentação técnica.
5 - Ligar para o "cliente" informando os valores de composição do orçamento
6 - Se aprovado ou com recursos para conserto, buscar as peças ou solicitar via correios, etc.
7 - Se não aprovado, sem conserto, tudo em vão.
Existem muitas empresas que cobram uma taxa minima de R$15,00, e muitas também não cobram, mas imbutem os custos no orçamento, o que se pode fazer nestes casos, de formas a entender o critério de "Ser justo ou Não" Peço a opinião de quem se interessar pelo assunto.
Saudações a todos,
Matrix57.

Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: Sergio Freitas Date: 23 Set 2010, 09:32
O Código Brasileiro do Consumidor autoriza você a cobrar o orçamento.

Agora tem os contras:

1 - Quantos concorrentes tem que não cobra o tal orçamento?

2 - Nos casos de não ter componente para reposição o cliente não tem culpa (portanto não deve ser cobrado)

3 - Você pode fazer uma tabela de valor de conserto e fixar em local visível, se o cliente não aceitar ele já leva embora.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: marcosbr Date: 23 Set 2010, 09:41
 Eu faço o seguinte.
 Se o cliente me traz o aparelho, eu não cobro. 
 Se eu retiro e devolvo, eu cobro uma taxa. (se o orçamento não for aceito)
 Geralmente... Eu pego um aparelho pré-aprovado. Ao retirar um aparelho de 29" por exemplo.
 Eu já digo que o "minimo" seria 100,000R$, mas depende de examinar o aparelho.
 Quando o cliente não quer... Mesmo assim eu cobro a taxa. Uma especie de visita/combustível.
 Se o cliente não paga 100... Imagine se for o dobro. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: tectonny Date: 23 Set 2010, 09:54
Eu não cobro orçamento, mas no caso da retirada do aparelho, se for aprovado eu entrego sem custo, em caso de reprovação o cliente tem 48hs para retirar o aparelho, se depois desse tempo não for buscar, eu entrego e cobro por este serviço.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: paulo52 Date: 23 Set 2010, 10:06
Pelo  que  sei  ,  aqui  em  Campo  Grande ,  nenhuma  oficina  ,  autorizada  ou  não  ,  não  cobram  por  este  serviço, sei  de  algumas  que  cobram  a  tx  de  entrega  no caso  da  não  aprovação do  orçamento,  e  isso.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: trudes Date: 23 Set 2010, 11:25
Também só cobro uma taxa se retirar e o cliente não aprovar o orçamento. E essa taxa é maior para distancias maiores. Mas se o cliente não aprovar o orçamento, e  resolver deixar o aparelho para a oficina, eu não cobro a taxa. No balcão, considero o orçamento sem compromisso. Os clientes gostam disso, e muitos acabam trazendo o aparelho até a oficina, fazendo com que o meu índice de retirada de aparelhos seja menor. Gasto menos tempo e combustível com isso!
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: matrix57 Date: 23 Set 2010, 21:26
Ola Caríssimos!
Bem, até aqui todos unanimes, o bom senso sempre prevalece, e o mais importante, acredito que seja, informar e orientar o cliente com justificativa consistente para qualquer cobrança de "taxa de serviço", que interpreto como sendo totalmente diferente de custo hora trabalhada no conserto de uma aparelho previamente aprovado.
O que pratico desde o inicio é, em caso de o cliente solicitar a retirada do aparelho em sua residência, informo esclarecendo sobre o custo de deslocamento, onde se com Moto é R$0,28 p/ Km, se com carro R$0,65 p/km rodado no perímetro urbano, não cobro a visita técnica e nuca houve reclamação.
Para os casos em questão acredito que seria justo cobrar uma "taxa" minima de R$5,00 para aparelhos de pequena monta, como rádios, toca CD's/DVD's compactos, auto-radio, etc; e "taxa" máxima de R$10,00 para aparelhos de porte maior com TV's, TV's de LCD, Monitores,  Systems de Audio, micro-ondas, etc. Fazer uma tabela, afixar em local bem visivel e deixar o cliente muito bem infomado e esclarecido sobre esta eventual "taxa de serviço". Acho que seria até viavel fazer uma enquete com a minha clientela, e listar as multiplas opiniões e suas respostas como consumidores finais.
Agora, se vou perder cliente ou não, só vou saber depois de aplicar este critério, só não posso trabalhar degraça, ainda não estou em condições de fazer este tipo de caridade e por outra, se eu não valorizar o meu trabalho, com certeza o cliente não o fará, entendam, esta é a minha opinião pessoal. Outras opiniões e sugestões, continuam bem vindas, afinal, estamos todos aprendendo com todos.
Abraço,
Matrix57.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: wander-sat Date: 23 Set 2010, 21:37
Eu ficaria muito feliz se "eu" pudesse cobrar por um orçamento! Aqui, a concorrência é grande e pelo que sei, ninguém o faz!

Não abro aparelhos na casa do Cliente; Vou buscar de graça, quando ele não pode trazer e só me resta orar pra ele aceitar o orçamento (a maioria aceita).

Se não aceita, entrego sem custos.

:'(
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: Lidio Elsique Da Silva Date: 23 Set 2010, 21:41
Boa noite a todos,eu tambem não cobrava para fazer o orçamento,porém após várias reuniões com muitos técnicos de 15 cidades da nossa região VALE DOS SINOS E PARANHANA,tem técnicos que sempre cobraram para abrir e feichar os aparelhos.Ou seja taxa para diagnóstico técnico do aparelho.Após estas reuniões que tinham como objetivo criar uma ASSOCIAÇÃO DE TÉCNICOS E COM O OBEJETIVO CONQUISTADO,OU SEJA HOJE JÁ EXISTE A AGETRON,ASSOCIAÇÃO GAUCHA DE ELETRÔNICAS eu passei a cobrar para abrir e fechar o aparelho,até agora não tive nenhum problema com clientes.Taxa mínima R$ 10,00 dependendo do aparelho.Para quem quiser conhecer a  AGETRON, AI ESTA O SITE http://www.agetron.com.br    Espero ter ajudado.Lidio.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: wander-sat Date: 23 Set 2010, 21:45
Muito boa essa "Iniciativa"! Havendo honestidade da parte de todos (os assossiados), vc não perde clientes!

Meu parabéns!!!
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: marcosbr Date: 23 Set 2010, 22:04
 Wander.
 quando eu digo que você é doido, você reclama. kkkkkkkkkkkkkkk
 Cara... Eu vou pegar peso, gastar gasolina, perder tempo, e devolver de graça???
 Eu cobro em media o preço de um taxi. Entre 10 a 20,00R$. (depende da distancia)
 A forma que eu adotei é esta.
 Se eu disser a "base de preço". Já fico sabendo, se o cliente quer ou não o conserto. :o
 Eu não acredito que alguém vá imaginar um serviço numa 29" de 60,00R$
 O cliente me pede uma base, eu dou. Se ele achar caro...
 Vou abrir pra que??? ???
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: matrix57 Date: 23 Set 2010, 22:05
Ola,
Caro Wander, como todos sabemos o Brasil é muito grande e cada região tem sua realidade, umas prosperas, outras não, algumas longinquas e isoladas e assim por diante, e a sua região é realmente bem complexa, todos precisam sobreviver com seu trabalho e você precisou se adaptar a sua realidade.
Caro Lidio, ai esta mais uma importante informação sua, em se encontrando dificuldades e adversidades, o pessoal de sua região se organizou, pleiteou e conquistou uma associação dos técnicos, parabéns por esta conquista, isso para mim fica muito claro que, quando nos organizamos em prol de objetivos comuns, sempre acabamos por vencer a luta. Aqui na minha cidade e região norte Catarinense não existe um consenso de união, ainda, é cada um por si e Deus por todos, e a maioria também não cobra nada, justificando como motivo de sobrevivência, pois acham que afugenta o cliente, acho que pensar assim é pura falta de argumentos, mas tudo bem.
Abraço,
Matrix57.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: wander-sat Date: 23 Set 2010, 22:17
marcosbr,

É claro que dou uma analizada na situação:

Pergunto: Marca, tamanho, defeito (sintoma), endereço (distãncia) e mando uma "letra"!
(dou um chute +/- no orçamento, só pra dar uma analizada "na pessoa").

Assim eu fico sabendo (+/-) se posso correr o risco (de ir buscar). As vezes, eu érro, mas na maioria eu acerto e o aparelho é consertado!

Se eu não for "de graça", outro vai!

No final, o lucro compensa!
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: Sergio Freitas Date: 23 Set 2010, 22:30
Respondendo em cima da colocação do Lidio.

Só quem conhece o Rio Grande do Sul sabe como os gauchos são fieis as suas raizes, costumes e familia.

É um País dentro do Brasil, com uma micegenação grande principalmente de Europeus.

Lá existe uma cultura de coleguismo, de união que já foi usada aqui no sudeste, mas se acabou há muito.

No sul o que for proposto é aceito pela maioria absuluta. Como prova do que estou dizendo é só voltar no passado e lembrar do movimento para se criar o Pais dos Pampas.
Re: "Polêmica" Orçamentos - Sem conserto/Não aprovados = Cobrar ou Não? By: wander-sat Date: 23 Set 2010, 22:33
 :police:
Páginas: 1