Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
ociloscopio By: edinhocgr Date: 16 Set 2010, 12:51
galera estou interessado em comprar um ociloscopio pois até intão n]ao tinha tido a oportunidade de ter um na banca...a pergunta é...é conveniente comprar um usado?pois me foi oferecido um usado mas fiquei na duvida,como eu nunca fiz uso desse aparelho não sei se usado seria um bom negocio.
Re: ociloscopio By: vini Date: 16 Set 2010, 14:03
Muita gente acha que o osciloscópio é desnecessário na bancada de reparação, eu não concordo com isto, quando trabalhei na industria me acostumei de tal maneira com este instrumento que quando fui trabalhar como autonomo comprei um usado que tive que restaurar.
Hoje em dia não se calibra mais as sintonias nas oficinas, mas a alguns anos atrás sem osciloscopio e gerador de varredura levaria horas para calibrar uma TV na oficina.
Parece incrivel,mas para ajustar uma simetria dum amplificador de audio não tem coisa melhor que um osciloscopio e um gerador de audio.
E mais , com um osciloscopio de boa qualidade você poderá montar diversos instrumentos para bancada, o meu gerador de audio eu mesmo montei e ajustei com meu velho "Frankhishten", e não deve nada para os comerciais.
Para seguir formas de onda num circuito é uma beleza, tem que ter um certo treinamento,mas estudando um pouco e praticando logo se pega o jeito.
Sobre a compra:
Se você tem condições de adquirir um novo não pense muito vá em frente, hoje em dia existem várias lojas que facilitam o pagamento.
Comprar um usado:
Nem sempre é uma boa opção, vai depender do preço e do estado do aparelho, no meu caso valeu a pena pois encontrei numa loja de usados e dono nem sabia para que servia,assim mesmo eu mesmo tive que consertar.

Re: ociloscopio By: edinhocgr Date: 16 Set 2010, 19:10
primeiramente obrigado por responder a minha pergunta com tantos detalhes vini...intão sobre ter ou não um ociloscopio na bancada gera um certo conflito de ideias tem gente que diz que passou a vida toda trabalhando sem nunca precisar de um ja tem outros que dizem que é necessario é por isso que eu tava pensando em um usado com um preço mais em conta para que eu mesmo pudesse ver se é ou não necessario...tem muitos colegas que diz que se não usar o tal aparelho não tem como deixar um tv por exemplo 100% ajustado ,mas tem um lado tambem  que é se voce caprichar demais no conserto isto é deixar todos os componentes 100% ai tera que cobrar mais pelo concerto e nem sempre o cliente intende isso,a gente sabe que chega um aparelho pro conserto ai vc faz ele acender mas sabe que tem mais algum componente desajustado ai que entra o ociloscopio né.
Re: ociloscopio By: Almeidaf Date: 16 Set 2010, 21:16
Não é por ai! o osciloscopio facilita a procura de defeitos nos estágios, não perde tempo procurando em setores que  acha que possa estar situado, em contrapartida voce vai logo no setor e compara ou ja sabe com o esquema, voce tem a curva do sinal, ou voltagem, vê a deformação de um pulso.  ou a ou não defasagem tambem. pode fazer comparação com dois sinais , entrada e saida, com tipo duplo traço. è uma ferramenta indispensável. O problema que as pessoas querem ganhar dinheiro sem investir em equipamentos, por serem muito caro. O que o Vini escreve está certo, antigamente usávamos muito mais ele, pois as coisas eram mais dificil ,os estágios eram individuais, por diversas peças.  Hoje normalmente tudo é feito internamente a um IC. Como ele  antecipa, se for novo melhor! Pois se tiver ruim, voce terá as informações todas erradas. E o mesmo que comparar uma conta com a calculadora louca. Alem do múltimetro, o segundo seria ele.Tambem gerador de barras,color. frequencimetro, e uma infinidade de instrumental, que somente vai facilitar os consertos(mais tem que fazer um cursinho para poder tirar o máximo de proveito deles.
Páginas: 1