Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 18 Ago 2010, 18:14
Ola,amigos!!!
Creio que só por aqui,conseguirei respostas quanto ao meu
problema.
Tenho aqui esse aparelho que peguei de um amigo, cobrando para consertar o CD que estava dando erro20 e erro10.
Resultado: não consertei o CD e ainda por cima agora não
sei por que motivo não sintoniza Am/Fm.Ja verifiquei flat
cable e nada.Por favor me ajudem.
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: Canmeira Date: 18 Ago 2010, 19:05
Erro 10 e erro 20 são relacionados ao trato do mecanismo do CD. Geralmente é o cabo flat que fica por baixo do carrossel.

No entanto, devido ao problema do tuner, é provável que a fonte de 12VDC esteja com problemas.




Boa Sorte!!!
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 19 Ago 2010, 19:18
colega,não sei se tem a ver,mas no pino 08 do soquete
do cabo flat do tuner que vai para a antena tem 12 VDC,
tenho duvida se o problema esta na placa principal ou no
dispositivo da antena,creio (varicap).Não tenho tanta
experiencia ainda com equipamento de som.
"Entrei numa fria achando que iria consertar o aparelho
e ainda ganhar um troco."
Se puder me ajudar com mais dicas lhe serei muito
grato.
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: Canmeira Date: 19 Ago 2010, 21:38
Temos que ir por partes.

Tente resolver o problema do CD e dê retorno... esqueça o rádio por enquanto.




Boa Sorte!!!
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 21 Ago 2010, 19:17
realmente na fonte de 12VDC tem um resistor de 100 omhs
superaquecendo que vai para o pino 02 do CI tp2315,creio
ser este o defeito da sintonia.Vou trocar pra ver o resultado.
Quanto ao CD,o CI smd semelhante o Tda7375 creio estar danificado este CI age sobre o motor da Bandeja/gaveta.
ate entao obrigado pelas dicas.
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: Canmeira Date: 21 Ago 2010, 19:53
O CI PT2315 é o controlador de volume e não interfere no funcionamento do tuner.

Se a fonte de 12VDC está boa, procure se há alimentação nesse CI que mencionou.


Você tem o esquema?





Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 25 Ago 2010, 19:12
O resistor R124 de 680 ohms esta medindo 10 ohms portanto (alterado) devido CI PT2315 estar em curto,quando levantado seu pino 02 o resistor volta a medir normalmente.
Tenho o esquema,mas creio não ajudar muito, devido a
caixinha de sintonia de am/fm,ser separada da placa principal conectada por um cabo flat e estar identificada no esquema como "FM100" e  só...
Se o defeito for nesta caixinha não tenho como localizar seus componentes para conserto.
Se o defeito de sintonia (que é o oque realmente mais me interessa)não estiver relacionado a este CIpt2315,
não sei mais onde procurar.
CI PT2315 não
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: Canmeira Date: 26 Ago 2010, 01:13
Veja:

Não existe condições de um resistor de 680 alterar para 10. Ele esquentar e voltar a temperatura normal sem o pino de alimentação do PT2315 é indício de que pode estar com defeito. O TDA 7315 é o mesmo e pode ser colocado no lugar.

Informa se as estações estão sintonizando, acende o led Stéreo, e se tem espectro.
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 26 Ago 2010, 15:31
que o CI PT2315 esta com defeito "e certeza".
Minha duvida  era saber se ele influiria ou não na sintonia.
Quanto aos leds acendem normalmente,como se o som ja
estivesse em seu funcionamento normal aparecendo as
estações.Quando ha troca das mesmas os leds sobe até seu limite maximo e voltam a base do display,porem não fazendo os espectros.
Colocado em modo de sintonização automatica as estações
ficam rodando uma atras da outra sem para(não sintonizando).
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: Canmeira Date: 27 Ago 2010, 11:09
Verifica com um analisador se sai som nos pinos 16 e 17, e se aumentam e diminuem.

Se sim vai para o amplificador se não, troca o PT.




Boa Sorte!!!
Re: Microsystem gradiente energy 1200/Não sintoniza By: eletronica32 Date: 28 Ago 2010, 11:46
Troquei o pt2315 e ainda continuo sem sintonia de am/fm!!!
Páginas: 1