Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: denilson araujo Date: 18 Ago 2010, 15:44
Aparelho: TV
Marca:    GRADIENTE
Modelo:   GT2022
Defeito:   Com cores erradas em PAL-M


Este tv inicialmente estava inoperante. Foi trocado o SE110 e o tv funcionou. Observei, no entanto, que ao ligar, a cor vem normal mas depois de uns 2 ou 3 segundos, quando o brilho da tv fica estável, as cores ficam diferentes. O vermelho e o verde ficam meio alaranjados e o azul normal. Somente em PAL-M, normal em NTSC. Quando diminuo o brilho pelo ajuste de brilho ou pelo screen, a cor fica normal. Parece que o defeito está relacionado a consumo, por isso, troquei alguns eletroliticos da fonte e da alimentação do TA8808, porem sem sucesso.


Obrigado a quem puder ajudar.
Denilson

Re: TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: jairo silva Date: 18 Ago 2010, 16:32
amigo denilson araujo o cristal X 503 os capacitores  C- 509 C- 508 C- 555 , o transistor Q- 508 e o diodo D- 509 , verifique possivel soldas frias no IC- 501 ok amigo boa sorte.
Re: TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: marcosbr Date: 18 Ago 2010, 19:27
 Amigo.
Coloque o controle de cor no mínimo. (sem cor)
Teste nos 3 sistemas, e veja se a mudança ocorre no P/B.
Se o P/B não muda, você trabalha somente na croma. Provavelmente no demodulador.
Um abraço.



Obs. Este aparelho também tem Pal-N.
Re: TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: denilson araujo Date: 18 Ago 2010, 20:37
Ok, não sei se entendi bem, marcosbr, mas só consegui testar em PAL-M e NTSC e deixei com o ajuste de cor no minimo e o tv ficou com imagem normal em P&B. Já troquei o TDA4665 e o cristal X503 e cap. C555 sem sucesso. Esse defeito é muito estranho pra mim e eu domino pouco a parte de croma de tv. Eu vou voltar a trabalhar neste tv amanhã com as dicas acima. Ainda não vou trocar o TDA8808, embora eu esteja suspeitando dele.
Re: TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: jairo silva Date: 18 Ago 2010, 20:43
amigo antes de trocar o micro verifique os dados da eprom se estão corretos ok , boa sorte.
Re: TV GRADIENTE GT2022 Com cores erradas em PAL-M By: denilson araujo Date: 20 Ago 2010, 16:10
Consultei um colega meu que já havia passado por este defeito e disse que era o flyback. Observei que o fly desta tv já havia sido trocado por um Just igual ao modelo original. Consegui um fly usado original e resolveu o problema.
Páginas: 1