Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 11 Ago 2010, 11:07
Aparelho: Forno M.O
Marca:    Electrolux
Modelo:   ME-30X
Defeito:   Não comuta/liga rele de potência

Ola, bom dia a todos!
Inicialmente verifiquei isoladamente o rele, esta ok, em seguida retirei a placa para analizar o circuito, e identifiquei que a saída de controle deste rele sai do micro IC1 - MC68HC908GT-16CFBE, onde o P20 em serie com R59=4K7ohm, vai na base do Q11 = 1KA (smd), esta linha também esta ok. Ontem num comentario com o Claudio, ele me alertou que podia não ser o micro, e ele estava certo, continuando a pesquiza na PCI, (Sem Esquema), descobri o transistor Q9 = ???, em curto, este faz a linha de BUS do +12V para os reles. Preciso saber qual o código deste "transistor" ou equivalente, não é possivel a sua identificação, alguns dos seus vizinhos tem código (1AK) = ???
Quem puder ajudar desde já agradeço.
Saudações,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: Claudio Carvalho Date: 12 Ago 2010, 07:41
Matrix.

Você tentou saber no Datasheet ?
Não tem nenhuma letra visível?

Veja se há equivalência neste outro esquema, pode ser que o circuito se repita neste ai!

http://www.4shared.com/get/Vddj1LUC/Microondas_Eletrolux_ME27S.html;jsessionid=F1BEF1D72D4A11D811C31D6963C4631D.dc216



Cláudio
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 12 Ago 2010, 10:29
Bom dia Claudio!
Bem, este circuito não usa o mesmo IC1- micro do modelo que citei, porem tem algumas semelhanças, e esta claro que todos os transistores são NPN, o que eu já tinha quase certeza, agora a identificação esta muito ruim, pois a qualidade da cópia onde letras e numeros estão borrados, mas ajudou em muito, obrigado. Fica de pé a busca pelo circuito original, ok.
Saudações e abraço,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 13 Ago 2010, 19:56
Ola, boa noite!
Ninguem se encantou por esse tópico hemm! :(
Olha pessoal, como informei, não consegui indentificar muito bem o transistor Q9 (smd), resolvi por dedução optar por achar que era um NPN, como não encontrei no comércio eletrônico local um  T-smd, decidi testar com NPN - BC635, más não funcionou, pois quando polariza a base a tesão no emissor e bobinas cai para 6,5V, e ai o rele não comuta, então preciso da certeza de que transistor é esse, ou o diagrama da PCI, resolvi tentar raspar o transitor, parece que tem a inscrição, ou 12AB ou 2AB, no alldatasheet, a busca não tem nada a haver e para essas encrencas de *smd existe uma tabela de conversão, quem sabe onde posso encontrar essa tabela, ou como falei o diagrama da PCI.
Espero contar com o apoio de alguem, desta vez.
Saudações e Abraço a todos,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: Sergio Freitas Date: 13 Ago 2010, 20:31
Matrix

Se o terminal onde vai o coletor do transistor tiver tensão o transistor é NPN

Se o terminal onde vai o emissor do transistor tiver tensão o transistor é PNP
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 13 Ago 2010, 21:24
Ola Sergio!
Bem, até ai tudo bem, isso leva a crer, como já disse, a condição de um NPN, mas se este dito SMD, com aspecto de transistor, for um regulador?? E ai? Então isso reforça a necessidade de eu obter os dados de informações corretas sobre o componente original "Q9", ai então eu posso dicidir o que pode substitui-lo, certo? Alguem tem algo mais como colaboração?
Saudações,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: Sergio Freitas Date: 14 Ago 2010, 05:50
Quem poderá te dar uma resposta mais rapida é o pessoal que trabalha direto com microondas.

Guarde no favoritos o link abaixo

http://www.eletrodomesticosforum.com/microondas.htm
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: Claudio Carvalho Date: 14 Ago 2010, 07:26
Matrix.

Não é que ninguém tenha se interessado pelo seu tópico, é que você tem de entender que este tipo de equipamento foge um pouco ao que estamos acostumados a mexer!
Se algum colega de autorizada Eletrolux tivesse visto o seu pedido, fatalmente haveria resposta, mas como se trata de um aparelho que não é comum o defeito, ai torna-se difícil de a gente poder te ajudar!

Vamos aguardar para saber se algum colega de autorizada leia o seu pedido!


Cláudio
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 08:02
Matrix, houve  interesse sim  ,  eu  mesmo  abri  um  aqui  ( ME 28 S)  , para  ver  se algo  em  comum  com  este  seu  modelo ,  mas  infelismente  não  tem ,outra  coisa que vou  te  passar ,  alguns  tempos  atraz  se  conseguia  algumas  peças  de  microondas (componente da  pci)  nas  autorizadas  ,  hoje  eles  não tem  interesse  ,  so querem  vender  a  pci  completa , esse  ME  28S queimou  o  trafinho ,  tive  que  mandar  enrolar ,e mole ???
Esse  2AB  ,  eu  ja  vi em  pcis  de Dvds  .
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: xandre Date: 14 Ago 2010, 08:49
amigo matrix,deixo ver se entendi:voçe coloca o tempo e aperta a tecla liga ele começa a marcar o tempo mais não aciona o prato,nem o trafo de alta tensão que manda po magnetron!é isso?
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 11:30
Ola, Bom dia Claudio; Paulo; Sergio e Xandre!
-Caríssimo Claudio, me desculpe pela expressão "interesse", é que eu fico aqui do outro lado "agoniado" querendo resolver o problema, certo? É, você esta certo, este não é um equipamento do cotidiano dos técnicos do tectonny, alias também sou usuario do eletrodomesticosforum, já postei la, mas nada de resposta ainda.
-Caro Sergio, como citei, já postei no eletrodomesticosforum, to no aguardo e obrigado pelo apoio.
- Caro Paulo, é bem essa a realidade que você citou neste mundo dos FMO, o pessoal só quer vender peça nova, imagina, tenho uma outra situação com FMO Panasônic, o defeito é o trafo e niguem rebobina ele, só porque tem um cordão de solda no nucleo, ai pedem por um "novo" R$153,00 até R$190,00, ai é de chorar em "chinês" né. Rebobinar esse trafo não tem mistério, o segredo é fio de cobre de ótima qualidade é papel isolante especifico para alta tensão.
Caro Xandre, é isso mesmo, você entendeu corretamente, o Tr, substituto ao SMD que coloquei um BC635 (NPN), funciona, mas a tensão na bibina só da 6,5 Voltas, então o rele não comuta, tem que dar 12 V. (Sem esquema da PCI dificulta).
Obrigado a todos por enquanto.
Saudações,
Matrix57.

Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 14:30
Matrix ,  vc  se referiu  ao  preço  do  trafo  de  alta  ????
Estão  te  roubando na  cara  dura  ,  pago   neste  ai  ou  outro  em  torno  de  R$  65,00, a  pci  completa  ,  aproximadamente R$ 70,00.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 17:12
Não me fala uma coisa dessa Paulo, e olha, tomei este preço na quinta-feira em loja revenda "autorizada Electrolux", aqui de minha cidade, acho que vou dar uma pesquizada em Curitiba é pertinho, valeu a dica.
Abraço,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 17:15
Bom  meu  brother  , eu  não tenho  motivos  para    mentir  .
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 17:21
O  Electroluz a que    vc  se  referiu  o trafinho  e  o  mesmo ,  na  autorizada  me  pediram  R$ 70,00  ,  mas  so  com    a  pci  completa  ,  paguei  R$  20,00  pra    enrolar  . :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X pq  ,  so  queima  o enrolamento  do  primario . :D :D :D :D :D :D :D :D ,  isso  ,  e  em  qualquer  microondas .
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 17:34
Ops, tem mal entendido ai Paulo, estou me referindo sim ao "trafo de A.T", entrada 220Vac, saidas 3V - filamento e 2000V para magnetron, ok. A PCI e  o trafo comando tudo OK.Saudações,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 17:39
Justamente  ,o  trafo de alta    R$ 65  a  70  reais  .
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 17:45
melhor  teste  do  trafo  de alta .pode não se o seu caso  e  acho   que  não  e  mas vale  a  pena  ver ,  e  raro mas acontece .


http://pt.kendincos.net/video-dhjhthhl-microondas-magnetron.html






muito  cuidado
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 18:28
Valeu as dicas Paulo, obrigado.
Falei e comentei do trafo A.T. que é de outra situação (FMO Panasônic) NN5555/BK, é descontinuado, então tentei comparativos de preços com os da Electrolux, só isso.
Abraço,
Matrix57.
Re: Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência By: paulo52 Date: 14 Ago 2010, 18:51
Sem  trauma  brother .
Páginas: 12