Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 07 Ago 2010, 20:08
Aparelho: TVC
Marca:    SHARP
Modelo:   C-1691/B
Defeito:   Perda de sintonia de canais e sem Audio

Ola caríssimos!
Mesmo não tendo o esquemário completo, resolvi encarar esta TVC. Estou usando parcial da C-1692/B.
Tensão das fontes aparentemente todas OK, vertical OK e horizontal OK. Ao fazer ajuste de um determinado canal no modulo de sintonia, assim que se aproxima o canal a ser sintonizado a imagem toma formas retorcidas, as vezes se parece com a trama de um tapete de tranças, então derrepente o video entra normal por alguns segundos (~5...7 seg), e retorna ao que descrevi anteriormente, e isso se repete ciclicamente em intervalor indeterminados, e nada de audio, já testei o A.F, esta ok. Fiz ajuste de sincronismo se mexer só fica pior, então, acho que esta no ponto correto. Quem se habilita a compartilhar este problema comigo? Agradeço toda ajuda.
Saudações,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir

Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: jairo silva Date: 07 Ago 2010, 21:39
matrix57 as tensões no varicap estaõ ok , ja testou o seletor , a bobina de AFT ja foi vericada?
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 08 Ago 2010, 14:29
Ola Jairo!
Bem, já são três dicas boas, agradeço a atenção, vou começar por estes itens, depois retorno,ok.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 10 Ago 2010, 21:18
Ola, boa noite a todos!
Desculpem pela demora no retorno, tive alguns contratempos. Consegui coletar alguma informações que podem talvez melhorar a ajuda no diagnótico, então:
IC203 - P11 = 0,99V (AFT)
Q401(b) = 3,20V  - linha CF301
IC203 - P18 = 5,85V (AFT)
Q401(e) = 3,05V - linha CF401
TP601 = 4,74V
Q205(c) = 11,4V - linha SF201
Q205(e) = 2,09V
Seletor, soldas muito mexidas.
+B = 11,78V; AFT = 9,50V; BL = 11,75V; AGC = 9,70V
VT = 11,30V (variando); BU = 0,03V, pelo meu não profundo conhecimento, estou muito crente que o defeito é no estagio separador de FI, pois com já informei nada de audio ou o próprio IC203, quem pode estar gerando este sintoma? continuo precisando de sugestões, principalmente daqueles com "profundo conhecimento".
Saudações e abraço,
Matrix57 :-\



Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 11 Ago 2010, 15:07
Complemento:Entre os P7 e P22 de IC203 foi colocado um resistor de  270Kohm e nos P18 e P19 paralelo outro resistor 560Kohm, quando peguei a TV já estavam colocados, verificando o esquema, estes resistores não estão representados, foram instalados talves para atenuação???, isso só faz sentido nos pinos P18 e P19 (AFC), algum comentario a mais??
Matrix57.
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 17:29
Alo, alo, pessoal da terra chamando!
To sofrendo com essa  >:( , não estou conseguindo achar nada que justifique o defeito, preciso de dicas mais contundentes, ou  então ajudaria muito o manual de serviço deste modelo, to aguardando.
Devo trocar o varicap talvez? Tem que ser o mesmo código? senão tenho de outro chassi bem parecido com este Sharp.
Saudações,
Matrix57 :(
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: trudes Date: 14 Ago 2010, 18:34
Caramba Matrix....tá roendo esse osso aí porque hehehe...
Brincadeira só pra descontrair.
Verifique se do lado do varicap, tem uma plaquinha com um monte de BCs.
Dá uma olhada e retorne.
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 14 Ago 2010, 22:33
Ola Trudes!
O que a gente não faz pelos amigos, esta é de estimação, por isso estou dando uma chance, mesmo roendo o osso.
Bem, o que eu encontrei foi um grupamento com 6 BC's, mas não estão em nenhuma plaquinha neste "chassi" e sim é circuito da placa principal no modo plano, fazem parte Q1202; Q1203; Q1204; Q1205; Q1208 e Q1210 e tem na lateral final da placa um conector de 3 vias (PD), agora o pior é que estou olhando para o diagrama que tenho como referência C1692/B e este estagio de circuito "nem consta", agora fedeu, e ninguem encontra o tal C1691/B. , isso só pra ajudar, né. O que você pode fazer por mim agora Trudes? Agradeço desde já o apoio.
Abraço Matrix57.
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: trudes Date: 15 Ago 2010, 13:27
Não consigo o esquema desse modelo!
Ela tem display, a sintonia é por módulo manual ou eletrônico?
As dicas do Jairo podem proceder também!
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 15 Ago 2010, 17:40
Ola Trudes! Bom Domingo!
Esta TV possui display duplo de sete segmentos, 1 a 13.
A Sintonia é por ajuste manual, com chave de seleção de faixa Vb-Va-U, tecla AFT pela tampa lateral, demais controle por tampa frontal.
A dificuldade com o esquema não é só com você, muitos ja procuraram e nada até agora, sem esquema é viajar no escuro ::) ,  dificulta na linha de raciocinio.
Também concordo que a dicas do Jairo são importante, agora concorde comigo, é preciso "encontar o esquemário deste modelo", faz tempo que abri um tópico la no "esquemas e links" até hoje nada. :(
Toda ajuda é bem vinda, e agradeço seu apoio.
Saudações,
Matrix57.

Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: jairo silva Date: 15 Ago 2010, 19:05
meus amigos que pepino hen , mas sera que vale a pena ferver tanto a cabeça com uma tv dessa tão antiga , quem nem  esquema naõ se acha , penso que quando o engenheiro que foi o pai da criaçaõ dessa bomba 1691/B não permitiu nem se criar esquema de tão horrivel que e´esse chassis , isso não e´tv isso uma bomba , mas meu amigo segundo o que fiquei sabendo o mais proximo dessa bomba é o 1692/b , mas quanto ão defeito seria bom ver se acha um seletor ai e trocar e outra pode ser mesmo que a bobina de AFt esteja fora , e  ai tambem vem capacitores de cerâmica na linha de agc  , aft , os bcs e e.t.c  é complicado jovem matrix57 , vou te dar um conselho de amigo , naõ sofra tanto com certas coisas que te tiram o sono , e o prazer da vida , se naõ nóis vai logo para a sepultura  e essas bombas ficam aqui fazendo mais vitimas  , mas se quiser continuar estamos aqui para te ajudar  ok amigo
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 16 Ago 2010, 09:09
Bom dia Jairo!
Primeiramente, obrigado pelo "jovem", já me sinto bem melhor, segundo, estou começando a repensar se vou continuar nessa bomba, bom mesmo é estar deitado numa rede a beira de uma praia do nordeste, tomando agua de coco, mas como ainda não cheiguei neste nivel, to na luta. É uma pena, será mais uma "sucata"produzida no mundo.
Abraço, Matrix57.
Re: TVC SHARP C-1691/B Perda de sintonia de canais e sem Audio By: matrix57 Date: 18 Ago 2010, 15:48
Ola pessoal!
Audio resolvido, C302 = .47uF/50V sem capacitância, substituido ok, agora o Video não tem jeito, sintoniza e estabiliza apenas o Canal 12 SBT, Canais altos, canais baixos nada feito, estou disitindo, vou fechar esta encrenca e devolver ao dono.
Agradeço o aposio recebido.
Saudações e abraço,
Matrix57.
Páginas: 1