Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Sharp C-2038 - Demora para vir imagem By: wolbertz Date: 07 Set 2008, 16:30
Peguei uma Sharp C-2038 que demorava até uma hora para vir imagem, de acordo com reclamação do cliente. Abrí a TV e constatei que o Tubo de imagem estava esgotado. Procurei o motivo e descobrí que a tensão de filamento estava muito alta, por que a TV saíu de fábrica com um resistor de 1,5R no lugar de 3,3R em série com o filamento. Procurei um tubo usado em boas condições na sucata e coloquei no lugar. Porém, com o Yoke original, não havia como ajustar com perfeição a convergência dinâmica. Coloquei o yoke do tubo usado e a convergência ficou perfeita, porém o quadro não abria completamente no lado direito. Para resolver o problema, troquei um capacitor de 560Kpf poliester que está no lado "frio" do yoke para o terra por um de 220KpF e também coloquei mais um capacitor de 680Pf x 2Kv do lado "vivo" do yoke para o terra. O quadro abriu normalmente e a convergência ficou perfeita. Ficou aínda um pouquinho de falta de linearidade horizontal no lado direito da tela, mas com imagem do canal era quase impossível constatar, mesmo para um técnico. O cliente topou o orçamento de R$180,00, e concordou com a solução adotada. Waldemar.
Re: Sharp C-2038 - Demora para vir imagem By: wolbertz Date: 07 Set 2008, 20:27
Isto não vai acontecer, meu amigo. Pensei em todas as possibilidades. Inclusive na energia dissipada no novo capacitor, que vai ser maior, devido ao aumento de sua reatância capacitiva. Eu não faço  modificações sem ter absoluta certeza do que estou fazendo. Aliás, nem recomendo a outros técnicos fazerem, a não ser que saibam exatamente o que estão fazendo. Todas as possibilidades são levadas em consideração num evento destes. Waldemar.
Páginas: 1