Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
cce hps com vertical fechado (RESOLVIDO) By: charlesbrow35 Date: 06 Set 2008, 15:25
     Ola amigos, como ja sabem sou iniciante no reparo de tv e essa tv está medando muita dor de cabeça  e aos poucos estou eliminando algus defeitos. O problema agora é o vertical fechado tem som normal mas como disse o vertical fechado a minha duvida é o seguinte não tenho a tensão de 24v no pino 9 do tda 3653b ja segui a trilha até o flyback e não encontro essa tensão gostaria de algumas dicas pois preciso entender de onde vem e como o fly gera essa tensão ficarei muito grato se alguem poder me ajudar.
Re: cce hps com vertical fechado By: edson tadeu Date: 06 Set 2008, 16:05
vou lhe dizer de cara logo o que pode ser junto do saida vertical tem um diodo voce testou ele mais nao adianta ele so entra em corte quando recebe a tensao troque ele e os 24 voltaram
Re: cce hps com vertical fechado By: edson tadeu Date: 08 Set 2008, 12:40
charles brau  voce trocou o diodo que lhe mandei de uma resposta pra ver se agente pode te ajudar
Re: cce hps com vertical fechado By: charlesbrow35 Date: 08 Set 2008, 20:17
Opa grande Edson troquei sim, mais continuou com mesmo defeito, então comecei a fazer algumas correções em alguns resistores e diodos, mas achei estranho o fucionamento da chave de serviço pois havia uma determinada resitencia mesmo com a chave aberta então troquei e apareceu a bendita tensão no pino 9.
Só que ainda continuo com  o vertical fechado, e ai me aparece mais duvidas agora em relação ao filamento dessa tv, o mesmo não acende nada e a linha vertical que aparece é bem fraquinha quando troquei o flyback coloquei 5 voltas com o fio que estava no fly original no ferrite e soldei nos pontos A e B, espero contar com ajuda dos amigos para matar mais essa.
             Obrigado     
Re: cce hps com vertical fechado By: Jordão Date: 08 Set 2008, 21:31
amigo vc ja tocou este ci? Se ja então verifique no esquema, a linha do  do ci principal ao ci de vertical. espero telo ajudado!
Re: cce hps com vertical fechado By: tectonny Date: 08 Set 2008, 22:28
Como funciona, ao ligar a TV o flay oscila e gera em seu enrolamento secundário as alimentação correspodente ao circuito o qual alimenta, no caso do circuito vertical é +/- 24V, para gerar o 24V é necessário que o enrolamento do flay libere essa tensão em AC passando por uma resistencia de baixo valor, em torno de 1R a 4R7, depois passa por um diodo entrando em seu anodo e assim filtrada por capacitor eletrolitico e estabilizando em 24V.
Re: cce hps com vertical fechado By: edson tadeu Date: 09 Set 2008, 07:11
eu zacredito que ja sei porque seu vertical estzar fechado essas voltas que voce botou inverta a posição dos fios que voce soldou  a que estiver na  A bote na B e vai acabar com isso se voce nao inverter nunca vai abrir o vertical.meu garoto
Re: cce hps com vertical fechado By: charlesbrow35 Date: 09 Set 2008, 10:08
        Bom dia a todos, ja estou de volta na luta com essa tv antes quero agradecer pela ajuda que voces tem me dado pois estou aprendendo muio nesse forum e a cada momento que isso vai acontencendo vem me surgindo mais duvidas e sei que voces sao capazes de ajudar.
         acabei de fazer esse ultimo procedimento edson mais nada adiantou, e minhas duvidas agora é com relação ao tubo pois ao ligar a tv eu so conssigo ver a linha vertical se abrir o foco totalmente e percebo que a imagem esta fraca, no filamento pela minha teoria deveria acender e nao esta acendendo então com um multitester na escala em x1 procurei encontra os terminais do proprio um por um pois no soquete é numerado de 3 a 9 medi com todos eles e nao encontrei resistencia alguma. sera que esse tubo foi pro espaço?
             
Re: cce hps com vertical fechado By: edson tadeu Date: 09 Set 2008, 12:55
charles se voce trocou o flay e quando enrolou as voltas voce tem que verificar a posição dos fios  troque o fio que estar no A e B ote no B quase certeza este eé seu defeito isto ja deixou muito tecnico doido procurando defeito e estar exatamente nesse enrolamento  e bote apenas 4 voltas
Re: cce hps com vertical fechado By: charlesbrow35 Date: 09 Set 2008, 13:33
Opa grande Edson fiz esse teste mas contnua a mesma coisa estou pensando em trocar o tubo para testar.

Re: cce hps com vertical fechado By: Paulão Date: 09 Set 2008, 13:58
Olá amigo, vou te dar aqui um procedimento rapido para identificar este defeito, use o multi test para checar o filamento, basta retirar a placa de video, se estiver medindo deve estar bom, as voltas no flyback so funcionam se ele estiver oscilando, portanto é melhor usar uma fonte pra ter certeza que ele acende, pinos 9 e 10, boa sorte.
Re: cce hps com vertical fechado By: edson tadeu Date: 09 Set 2008, 19:15
eu nao entendi nada se voce estar vendo o vertical fechado entao o filamento estar bom e é o seguinte  os pinos do filamento é sempre 2 que ficam na parte de cima isso é universal aparece um ou outro caso diferente inclusive em tv velha mais no geral é normal outra coisa voce testou essa chave de serviço ela tem que passar a tensao para abrir o vertical mais acho que nao seja ela ja que voce me diz que tem som. então seu problema estar no verical geralmente na saida do ci no pino do vertical tem sempre capacitores de valores pequenos que devem ser trocados o micro tambem fecha vertical e o epron meu amigo no pino 8 ou 7 tem uma tensao de referencia de 0,81 0u 0,91v se ela nao estiver presente nao abre outra coisa tem tv que é dificil mesmo se ver o filamento aceso e se voce estar vendo uma linha horizontal entao o filamento tem que estar bom pois se nao fosse assim e quando o filamento queima nao aparece nada
Re: cce hps com vertical fechado By: lacerdasuntzu Date: 09 Set 2008, 19:47
Olá amigo qual o modelo dessa tv.
Re: cce hps com vertical fechado resolvido By: charlesbrow35 Date: 10 Set 2008, 19:59
                 Pois é amigos mesmo aparecendo a linha vertical o tubo estava com o filamento aberto porque a linha estava  sem brilho so dava pra ver se abrisse o scrin totalmente, troquei o tubo e a linha apareceu com brilho forte troquei o saida vertical e a tv abriu e a imagem esta perfeita troquei tambem o resistor de 1r na linha do vertical.
     Obrigado a todos pela colaboração. 
Páginas: 1