Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: f@bio$$$ Date: 14 Julho 2010, 17:48
Aparelho: TV
Marca:    ZENITH
Modelo:   SAR2953BT
Defeito:   FONTE AS VEZES NÃO PARTE

Pensei que era craque em Zenith, mas acho que me enganei.

O cliente disse que essa tv não estava ligando, percebi que o standby estava apagado. Comecei a medir as tensões do secundário da fonte e vi que estava normal. porém ao medir depois do reg de 5v que alimenta o micro a tensão estava baixa. Encontrei um capacitor mini de poliester em semicurto. Defeito resolvido. Aproveitei e troquei todos os capacitores da fonte como de prática e entreguei.
Agora o cliente voltou com ela dizendo que as vezes não liga.
Ao ligar pela chave geral não ouvi aquele "pi" caracteristico da fonte armando, percebi que esse "pi" estava muito fraquinho. As tensões do secundário só aparecem no instante que ligo a chave geral, mas baixas. 123V com 20V e 20V com 3V.
Quando a fonte resolve armar, na hora que ligo a ch geral o ruido é estranho e fica dando um zumbido baixo no chopper após o "pi". A tv funciona normalmente depois que a fonte arma.
Já fiz tudo que pude e nada do breguete funcionar, me ajudem. Se alguém tem algum macete me passem. No momento estou sem o esquema mas vou pegar tudo que já troquei e postar no forum.


Obrigado a quem puder ajudar.
Fabio

Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: Sergio Freitas Date: 14 Julho 2010, 18:01
Baixe o esquema

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,2214/
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: trudes Date: 14 Julho 2010, 18:50
Fabio, tem um capacitor de 47uf que está atrás do transístor regulador.
Veja também solda fria nos diodos de saída da fonte. Retire o suporte
plástico do chassis e ressolde. As vezes é quase imperceptível.
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: Almeidaf Date: 14 Julho 2010, 20:38
veja esse eletrolitico dentro da caixa do dissipador, (47mfd) e tambem o zener de 3,7V na base do tr da fonte. Veja tambem os dois filtros da fonte,secund  de 100mfd.
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: sitri Date: 17 Julho 2010, 16:19
estos zenith son bastantes incomodos para reparar, no sé como  pueden retirar el chasis, para poder hacer las mediciones, yó tuve uno que no hacia el ON, cambié   todos los filtros pequeños del lado primario de la fuente y ok,-- ---
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: Claudio Carvalho Date: 18 Julho 2010, 08:30
Fábio.

Olha, não sei se é a mesma fonte das outras Zeniths, mas tem dois diodos dentro da proteção junto com o TEA( se não estou enganado ) que costumam fazer isto e levam o Ci junto com eles!
Se eu estiverem ruim, pode apostar neles!

Cláudio
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: f@bio$$$ Date: 26 Julho 2010, 14:49
Caros amigos, já foram substituidos todos os capacitores eletrolíticos, poliéster e cerâmicos do primário e do secundário, coloquei novos. Todos os diodos foram ressoldados e o zener de 3v7 coloquei um de 3v9 que sei que funciona pois já troquei em outras Zenith e funcionou normalmente. Troquei o TEA2261, o resistor de 8r2 que realimenta o TEA estava alterado para 10r e foi trocado, lavei a placa com agua e sabão e continuo na mesma.
Re: TV ZENITH SAR2953BT FONTE AS VEZES NÃO PARTE By: Luiz Poesia Date: 10 Ago 2010, 04:21
na fonte das Zeniths existem dois varistotes prateados (parecem uma moeda) eles costumam trincar. Se for o caso faça uma resoldagem na lateral deles) . Boa sorte!
Páginas: 1