Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: dudutekk Date: 08 Julho 2010, 13:20
Aparelho: tv
Marca:    gradiente
Modelo:   tv2921
Defeito:   adaptar outra yoke

Olá amigos,esta tv eu troquei o tubo,pois o dela estava quebrado,funcionou mas não ajustava a convergencia direita,por mais que mexese  nos aneis de convergencia e a imagem ficava um pouco expandida,o simbolo da emissora ficava um pouco para fora aparecendo só a metade, ai eu reparei que o tubo era um pouco mais bojudo,o original era mais fino pouca coisa, então coloquei outra yoke e ai deu a convergencia certa ,mas a imagem não abria totalmente deixando duas faixas pretas de cada lado e tortas,mais ou menos assim ( ),e se ficar ligada por 2 minutos arrebenta a saida vertical isto é o la7840 queima fazendo um buraco no mesmo,a pergunta é tem como adaptar esta yoke no circuito mudando algum componente na placa ou adaptar a yoke original neste tubo para dar a convergencia certa,já que esta não queima  o la7840.Agradeço desde já a atenção.Abraços a todos.  


Obrigado a quem puder ajudar.
Eduardo

Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: Sergio Freitas Date: 08 Julho 2010, 13:22
Ache uma defletora com a impendancia identica a original.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: Marcelão Date: 08 Julho 2010, 17:37
Olá
Qual a impendância do YOKE original  e qual a da bobina que você colocou?
De qual aparelho você retirou o tubo e o YOKE?
Dificilmente você consiguirá um YOKE que case a convergência não sendo ele do proprio tubo.
Creio que seja mais fácil você encontrar outro tubo que trabalhe com o YOKE com a mesma impendânia que o original, em todo caso, manda essas informações para vê se dar para fazer alguma adaptação.
Um abraço.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: dudutekk Date: 09 Julho 2010, 15:42
Pois é amigos,se não me engano este tubo era de uma philips ou lg a defletora tambem de uma dessas marcas,mas a impedancia da yoke original é 1,1 ohm horizontal e 7,5 ohms vertical a outra é de 1,5 e 6,9 ohms isto é mede mais na horizontal e menos na vertical ,será possivel uma adaptação?De qualquer forma ,agradeço a atenção dos amigos.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: Protek Date: 09 Julho 2010, 17:27
O primeiro passo ai colocar a bobina original do tubo se não dificilmente vai conseguir ajustar, no caso da largura altere o capacitor de largura pra + ou - dependendo da necessidade e no caso da impendancia vertical se a original do tudo for menor pode por um resistor pra compençar.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: marcosbr Date: 09 Julho 2010, 18:48
 Me desculpem os amigos.
A meu ver... o Eduardo não esta esta explicando direito, ou eu estou entendendo errado.
Eu prefiro usar a defletora original, fazer convergência e ajustes, do que alterar o circuito todo.
Na defletora original você tem ajustes.
Para alterar um circuito, tenha certeza do que vai fazer ou não faça.
Pelo sua explicação não tem nada de convergência.
Esta usando o tubo errado.
Dinheiro é bom... na hora da garantia não pode chorar.
(por mais que mexese  nos aneis de convergencia e   a imagem ficava um pouco expandida,o simbolo da emissora ficava um   pouco para fora aparecendo só a metade)
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: Almeidaf Date: 09 Julho 2010, 18:53
Sinuca de bico!, se deixar essa deflectora original podera ser que não de ajustes de convergencia e tambem manchas! então tens que esperimentar qual o TRC que casa com a original!
Se conseguir o conjunto trc mais deflectora , corre o risco de não dar largura ou altura.
então tem que tentar compensar com resistencia e capacitores , aumentando o valor ou diminuindo, correndo o risco de esquentar demais o TR saida H.Tem que ter muita prática para fazer isso!
Meu , voce se puder colocar um TRC igual ao do aparelho ficará mais bem servido !
Pois atualmente essas deflectoras são fabricadas de acordo como cinescópio.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: dudutekk Date: 11 Julho 2010, 11:18
Então amigos,fico grato pela atenção dos companheiros,mas esta tv é de um amigo que me pediu pra ver se dava um jeito,caso contrário,ele esta disposto a comprar outra,mas a título educativo e como sempre estamos   dispostos a testar novas soluções,pois acho que comprar um novo tubo, mesmo que usado,não sei se compensaria,então não custa tentar as dicas dos amigos,como alterar capacitor de largura ,colocar resistor em serie e se der errado, é errando que se aprende,mais uma vez fico grato pelas dicas dos amigos,e assim podemos dar o tópico como resolvido.Mas se der certo prometo postar !!! Grato a todos.
Re: tv gradiente tv2921 adaptar outra yoke By: marcosbr Date: 11 Julho 2010, 11:33
 Eduardo.
Aí a coisa muda.
Se esta autorizado a tentar experiencias, sem compromisso...
Você pode trabalhar sem pressa.
Retirei o resolvido. Não é o caso.
Um abraço.
Páginas: 1