Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 07 Julho 2010, 12:07
Aparelho: tv
Marca:    panasonic
Modelo:   TC-29A9
Defeito:   não acende o filamento do tubo

olá amigos,estou com esta tv que não acende o filamento do tubo.testei com uma fonte externa 7 volts ac e acendeu o filamento,mais não vem tensão do fly no pino 6.ai desliguei o pino 6 do fly e liguei a tv ai sai 7 volts ac,ai soldo o pino de novo,volto a ligar a tv e não sai voltagem alguma,tem os 200 volts do RGB,tem voltagen no vertical,tem audio,só não acende o filamento.baixei no 4 shared um esquema dela,mais não corresponde nada.alguem tem alguma dica e o esquema pra me passar.


Obrigado a quem puder ajudar.
xandre

Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: marcosbr Date: 07 Julho 2010, 12:37
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,2141/
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: Paulão Date: 07 Julho 2010, 12:47
Amigo, vc deve seguir a trilha do flyback a té o filamento para ver se esta interrompida, quanto a medição use escala AC 50V,  ai vai esquema da area.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 07 Julho 2010, 14:15
gratos amigos marcosbr e Paulão.como relatei é meio estranho,se eu soltar o pino 6 do fly ele dá 7 volts AC,quando soldo de novo o pino 6 do fly,ai ligo a tv e não sai nada!chequei as trilhas estão o.k.,testo o filamento do tubo com uma fonte externa e acende .será que pode ser o fly!o dono me disse que as vezes a imagem aparecia as vezes não,até que não apareceu mais.chequei com uma lupa todas as trilhas e nada.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: marcosbr Date: 07 Julho 2010, 15:51
 Xandre.
Se tem todas as tensões corretas... ligue com a fonte externa no filamento.
Tem que funcionar normal.
Caso não funcione. Aí temos que avaliar outras coisas.
Faça isto e retorne.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 07 Julho 2010, 17:57
olá marcosbr,a tv foncionou mais fica com a imagen rosada e o vertical fica fechado da metade da tela pra cima, e fica uma faixa preta correndo no sentido vertical.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 07 Julho 2010, 18:17
Citação de: xandre online 07 Julho 2010, 17:57
olá marcosbr,a tv foncionou mais fica com a imagen rosada e o vertical fica fechado da metade da tela pra cima, e fica uma faixa preta correndo no sentido vertical.

a imagem fica tipo rolando o vertical,aparece a imagem em baixo da tela,ai vai pra cima e assim por diante,éla não pára.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: cleomar Date: 07 Julho 2010, 18:44
amigo religue o filamento deixe ela normal, ai teste voltagens da fonte e do fly, pois deve ter alguma voltagem de funcionamento matando o fly das voltagens normais assim, fica zerado a do flimento, sem carga e claro aparece, mas com carga zera talvez esteja ate na voltagem do vertical, tem esquema para acompanhar?
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: jacunda Date: 07 Julho 2010, 20:16
Xandre, vc. tem que ver: A tensão que sai do pino 6, não só alimenta o filamento, como também varios outros estagios do tv, como por exemplo: X - ray protector, também leva sinal ao Q 1150, responsavel pelo sincronismo, d 512 e outros, qualquer componete nesta linha que esteja com fuga ou curto, derruba esta tensão.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 07 Julho 2010, 21:08
amigos,grato a todos pela força.eu desliguei o resistor da placa do tubo que alimenta o filamento,coloquei uma lampada de 6 volts e tambem não acende a lampada e mata a tensão do pino 6 do fly.se eu deixar sem a lampada ou deixar desligado o resistor do filamento a tensão do fly fica em 7 volts AC,é só ligar alguma carga nele mata a tensão.já verifiquei todos componentes que sai da linha do pino 6 do fly e não encontrei nada.a fonte +B do horizontal está normal 130 volts,200 volts RGB,24 volts vertical.será que pode ser no estágio x-ray que está acionando a proteção,esta tensão de 7 volts AC do pino 6 do fly está correta,ou tem que dar um pouco mais!me recordo que uma vez peguei uma desta e estava com defeito no ic vertical,ai tambem não acionava a tensão pro filamento como relatou o amigo cleomar,mais tambem já troquei o ic vertical e nada.vou seguindo aqui na luta.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: cleomar Date: 07 Julho 2010, 21:19
faça o seguinte como nosso amigo falou acima segue proteção, faça uma alimentação de 6volst direto no soquete do tubo, isolando o resta da placa  e veja se some os 7volts
e verifique os resta da fonte com o filamento direto vc sabera se a alimentação esta
cortada pela proteção assim o filamento esta isolado e o resta da alimnteção esta so na placa.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: marcosbr Date: 07 Julho 2010, 21:30
 Da maneira que esta. Eu apostaria no flyback.
Baseado no teste que te passei, e no restante relatado por voce.

Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: MAGAIVER1108 Date: 07 Julho 2010, 22:32
Ola colega, vc tentou ligar o termina da lampada direto no pino 6 do flayback e o outro ao terra, ou tentar enrolar um fio com 3 a 5 voltas no ferrite do flayback,  ligar um fio direto do pino 6 para placa do tubo para confirmar que nao ha danos nas trilhas?
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 08 Julho 2010, 09:28
então amigos,já fiz de tudo e nada,como relatei já cortei o pino 6 do fly,liguei uma lampada de 6 volts direto no pino para o terra e mata a tensão,tambem acho que é o fly,o duro que não tem aqui na cidade,vou ter que encomendar.alguem sabe me informar se este pino 6 é isolado dos demais pinos,pois medi ele  com o multimetro com outros pinos nem na escala de X10K dá alguma medição!
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: marcosbr Date: 08 Julho 2010, 10:08
 Chega de "experiencias"... cuidado com o filamento.
Encomenda este flyback.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 08 Julho 2010, 10:47
é marcosbr,encomendei o fly semana que vem posto o resultado,abraço a todos.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: MAGAIVER1108 Date: 08 Julho 2010, 13:04
Ola amigo, por que vc nao tira esta tensao do filamento enrolando um fio de 3 a 5 voltas pra ver se vem a imagem ok.
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: Claudio Carvalho Date: 08 Julho 2010, 13:14
Xandre.

Olha, eu o aconselho a seguir o moderador Marcos!  Cuidado com este tubo e mais ainda com gambiarras, OK!

Cláudio
Re: tv panasonic TC-29A9 não acende o filamento do tubo By: xandre Date: 14 Julho 2010, 08:46
olá pessoal,chegou o fly e já fui comparando o novo com o velho:o fly novo medi com o multimetro em escala X1,os pinos 6 (filamento),e pino 5 (GND)dá medição normal da bobina(0 ohms,ou seja curto),o velho nem em escala alta X10K,dá medição alguma,ou seja totalmente aberto a bobina.ai foi só colocar o fly que a tv saiu foncionando tudo normal.agradeço a todos os amigos que colaboraram neste tópico.
Páginas: 1