Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 06 Julho 2010, 15:44
Aparelho: LCD
Marca:    SAMSUNG
Modelo:   LN52M81B
Defeito:   ARMA E DESARMA

Essa tv chegou a mim com os capacitores do secundario estufados, troquei-os, tv ligou, funcionou normal, imagem perfeita e, desarma e arma novamente, numa sequencia sem fim, ja fiz inumeros procedimentos, desde verificar soldas, trocar praticamente todos eletroliticos da fonte, resoldagem da pci etc etc etc e nao obtive sucesso, ela arma, imagem perfeita e desarma e torna a armar, alguem pode me dar uma ajuda ai

PS, aos moderadores, tenho ainda dois topicos abertos no forum amanha posto os resultados, meu note estava com defeito.


Obrigado a quem puder ajudar.
maurilio

Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 06 Julho 2010, 15:54
Ok Amigo  quanto  ao Outros  Topicos , Amigo  veja se as  Lampadas  não estão com efeito Flicker pós  qualquer alteração no Circuito Inversor  a  Fonte ira  Desarmar.


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná


   
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 07 Julho 2010, 09:33
Bom dia Joarez, muito obrigado pela sua rapida resposta, vejamos
voce quis dizer, cintilacao das lampadas, certo ( efeito Flicker ), analizando pela imagem, que dura mais ou menos 1 minuto ate ela desarmar, da pra ver que a imagem esta perfeita, se a um meio de analizar esse efeito de outra forma, vc poderia me orientar por favor?
Eu desconectei o cabo que leva o sinal para o inverter, a tv fica sem imagem e desarma e torna a armar, ai eu desliguei os cabos do inverter, as lampadas se apagam e mesmo assim a tv desarma e torna a armar, o som continua, ou seja eliminei, defeito no display, inverter e lampadas, so deixei conectada a fonte e a placa do scaler e mesmo assim ela desarma e arma, concluo que seja a fonte, massss ainda tenho duvidas, se houver mais alguma orientacao eu agradeço

obrigado
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 07 Julho 2010, 09:53
O  Efeito Flicker  e facil de perceber quando no gerador de Barras  você  aplica  o padrão de Branco ....Pelo seu Relato ai  pode ser a Fonte Mesmo  ... Me  fale  quais  os  Cis que  usam na  sua fonte para  ver se tenho esquema dela  aqui,Outra coisa merece  Muita  atenção  ai  Capacitores  Eletroliticos do +5v e  da Linha de 24V . 



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: Protek Date: 07 Julho 2010, 09:54
Eu acredito que pode ser defeito na fonte parte de proteção as vezes resistores de alto valor altera e torna esta proteção muito sensivel. Dê uma olhada nos resistores de alto valor por exemplo 100k se der 101k ja causa o defeito. se tiver esquema dê uma olhada nestes resistores.
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 07 Julho 2010, 10:32
resposta ao Joarez:
relacao de Ci's
ci's que vao ao conector CN1806 que vai para a placa Inverter =
todos esses ci's sao SMD
ic 1807 - ba712
ic1806 - a358f
ic1805 - a358f
ic1801 - msc1691ai

icm801 - go535lp
ic1803 - fan7382
icp801 - go710k28

Quanto aos capacitores troquei todos do secundario da fonte e todos os capacitores de 47 x 50v de toda a pci que sao 10 ao todo, os unicos que nao troquei sao os de 1 x 50v
tirei e medi todos opto acopladores, todos estao com as medidas exatamente iguais.
e os cis kia 741 que sao 3, todos estao com medidas exatamente iguais, a nao ser que em funcionamento os cis kia ou os foto acopladores se alterem e a  tv desarma,
A placa da fonte dessa tv nao tem tensao de 24 volts
Quanto ao esquema eu baixei  um que o max passou em outro topico e que serve para essa tv, mas pra variar nao tem esquema da fonte so fragmentos da fonte.. se vc tiver um esquema dessa fonte....puuuuuuuxa seria otimo.
REsposta ao MAX----Puxa vida ficar levantando resistor SMD e froyds, haja paciencia, mas vamos la..deixa so eu colocar o meu serviço em dia pq perdi 2 dias mexendo nessa lcd.
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 09 Julho 2010, 13:52
Ainda nao obtive sucesso nesse tv, sera q alguem ai do forum pode me dar mais uma orientacao.
Joarez como vc pediu postei a relacao de ci's
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: Protek Date: 09 Julho 2010, 14:30
Amigo seria interessante se vc tiver osiloscopio verificar na fonte de 5v se não tem ripple ( ruido) isto tamben faz o aparelho desligar, dê uma olhada na tensão de power-on quando ela desligar, vc pode tamben por um resistor de 100r ligado dos 5v ao power-on e ve se  ela consegue ficar ligada isto é so para teste.
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 09 Julho 2010, 14:34
Vi sua  relação  estou vendo se  acho  algo sobre esta fonte  logo postarei  o que encontrei !! Más  siga  a  Orientação  do Nosso  Amigo Protek que  pode sair da dúvida.


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 14 Julho 2010, 14:40
Fiz o teste que o Elder me passou ( colocar resistor de 100 r do power on ao 5v ) e mesmo assim o defeito persiste, ela arma, imagem perfeita e desarma e volta a ligar .............ja to ficando P............................
Ninguem mais ai tem uma luz, uma orientacao, qualquer coisa........
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 14 Julho 2010, 15:07
Infelizmente não tenho esquema dessa  fonte  más veja comparador  de tensão no secundario  dela e  os Resistores de Alto Valor  no primario  !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

 
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: antesateletronica@terra.c Date: 15 Julho 2010, 09:15
amigão...desligue a placa de sinal(ssb) e deixe sem ela e deixe com o resistor de 100r entre on-off e 5v da fonte...
veja se permanece ligada e nos retorne ok?...
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: maxci Date: 15 Julho 2010, 11:01
fazendo o teste que o Max falou ela nem liga, nem acende o led stand by.
soltando o plug do inverter on off, a tela nao acende, mas mesmo assim ela liga e desliga e torna  a ligar.( o rele atraca e logo em seguida desatraca)
o defeito esta mesmo na placa da fonte.
achei essa placa pra comprar ontem, so tinha no mercado livre, mesmo assim usada, o preço um absurdo e sem garantia...........assim nao da.
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 15 Julho 2010, 11:29
Daria  uma  Atenção ao Circuitos comparadores  ai  na  fonte,  Resistores de alto Valor no  Primario , confere  com a  datasheet  as configurações em volta de  cada  Ci   que  você chegara   ao defeito se possivel  poste  aqui o codigo da fonte estou tentando  conseguir este  esquema  para o Amigo !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: antesateletronica@terra.c Date: 15 Julho 2010, 11:37
amigão...sem a ssb não vai mesmo acender o stand bay...é para vc verificar as tensões e  ver se o relé permanece ativado e com todas as tensões na fonte ok?...se permanecer ativado o rele mostra que a fonte esta ok....ai sim vc tera uma noção do que deve ser o defeito...rsrsrsrsrsdrsdr abraços
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: Protek Date: 15 Julho 2010, 15:29
o precedimento que o amigo max passou é pra vc ir eliminando possibilidades e ter certeza realmente onde esta o defeito. vc pode fazer um teste tamben ligando somente a fonte com resistor de 100r colocando no lugar das demais placas resistores de carga ex 330r de fio assim simularia a fonte em funcionamento.se funcionar sem desarmar é porque não esta na fonte.
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: joarez siczkoriz Date: 15 Julho 2010, 15:37
Simulando o  Power_On + Carga  !!  Não vai restar  dúvida  alguma  ainda  com Scope  em  Mãos  verifique  se  não existe Ripple  !!


    Joarez  Siczkoriz
    Curitiba  Paraná
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: antesateletronica@terra.c Date: 22 Julho 2010, 08:33
 8)
Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: antesateletronica@terra.c Date: 23 Julho 2010, 09:04
para os amigos...valido para todas as fontes tanto para lcd como para plasmas...para saber-mos se a fonte esta trabalhando corretamente basta acrecentar o resistor de 100r no pino on-off ou pawer- on ao pino de saida de 5v da fonte ...isso para todos os modelos e marcas...


pois tem muitos pedidos de ajuda e nem todos sabem de como comesar a trabalhar com estas tvs..então esta ai um começo simples para se diagnosticar e tirar duvidas...


com esta maneira se o problema não for na fonte de alimentação..esta-ra presentes todas as tensões que la deverão constar...


feito isso a fonte esta-ra interpretando a tensão de arranque (referencia da control,main ou ssb) que por sua vez é responsavel por esta tensão de arranque ou referencia....


esta tensão de referensia varia de modelo e marca de 3v3 a 5v que surti da placa principal-(control- ou main)...


este procedimento cera feito com a fonte fora da tv e na bancada...e podendo também a control,main ou ssb  estar sendo manipulada também fora da tv junto a fonte caso a fonte esteja funcionando normalmente...salvo algumas simulações de carga resistivas   que poderão ser feitas para que o circuito de proteção não atuem com as placas fora do compartimento..


isso ja serve como um aviso de como proceder antes de iniciar um pedido de ajuda sabendo o básico que é diagnosticar o defeito...
 
espero que isso clareie as idéias dos amigos para  pocivel solução..abraços a todos

Re: LCD SAMSUNG LN52M81B ARMA E DESARMA By: surface Date: 04 Ago 2010, 19:58
Amigos ee não tenho este esquema não mais tenhos modelos procimos > LN52B550K1FXZC Service Manual / LN52B540P8FXZC / LN52A650A1F / LN52A530P1F / LN40R81BDXXAX  /
LN40S81BDXXAX  ok se servir avisem ok
Páginas: 12