Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: marcosbr Date: 03 Julho 2010, 19:33
  Como todos sabem, os diodos tem duas funções básicas.
Retificar e trabalhar como chave direcionada.
Nesta chave também temos a "resistência interna" a qual dará também uma queda de tensão. (fig-1)
Se pegarmos dois diodos de 1A, e ligarmos em paralelo. Teremos um diodo de 2A. Vamos lembrar da resistência? (em paralelo diminui)
Em serie, aumentamos a capacidade reversa de tensão (TIP). dois diodos 300V, teríamos 600V. Lembra da resistência? (em serie aumenta)
Falando a grosso modo... Quando usamos dois componentes diferentes, o mais fraco vai se ferrar.
Vejam o exemplo da fig-2.
Aí vão dizer assim... O que tem a ver com TR.
Um circuito é projetado, a base de cálculos matemáticos. São definidos temperatura, resistência, perdas, tensões, etc...
O circuito de saída HZ moderno, uma pequena diferença vai gerar grandes problemas de EW ou PINCUSHION. (não existem mais trimpots para ajustes)
Num circuito antigo. Toda a "responsabilidade" e temperatura. Ficaria no TR com diodo encapsulado.
Aí eu pergunto... Poque? Se temos o diodo que foi projetado para o circuito.
Se ele não estive-se ali, o engenheiro colocaria um TR com diodo. (fig-3)
Na eletrônica... um "técnico" tem opções, desde que tenha conhecimento do que esta fazendo. (fig-4)

Este pequeno e pobre arquivo, foi feito para os hobystas e iniciantes. E para alertar os que dizem:
Coloca qualquer um... É tudo igual... funciona até melhor!!!!!!!!!!!!!
Nunca alterem nada em um circuito eletrônico. O projeto tem dono, e foi feito por pessoas capacitadas para isto.
Trabalhem com esquema, substituam sempre, componentes com as mesmas indicações técnicas. (nada de inventar)
Não tenho como colocar tudo aqui. Nem é a minha intensão.
Se alguém quiser corrigir ou acrescentar algo, fiquem a vontade.
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: marcosbr Date: 03 Julho 2010, 19:52
 Estou com problemas para enviar a imagem.
Estou tentando corrigir.
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: antesateletronica@terra.c Date: 03 Julho 2010, 20:01
muito bom marcos...é bom sempre estar atento a isso....e aqui deu para visualizar ok?...abraços


Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: Sergio Freitas Date: 03 Julho 2010, 20:08
Agora sim com imagem

Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: carlosverdao Date: 04 Julho 2010, 08:57
BELEZA CABEÇA DE MONITOR , TA ANOTADO ! KKKKK
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: Claudio Carvalho Date: 04 Julho 2010, 09:01
Verdão.

Cabeça de monitor não!!!  Cabeça de TV é o correto, como escreveu um outro colega!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Cláudio
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: trudes Date: 04 Julho 2010, 14:03
Muito bom, simples e objetivo.
É um incentivo para quem se achar habilitado a explicar determinados circuitos básicos, e uma boa orientação aos iniciantes,  hobistas e os mais velhos que ainda
não aprenderam hehehe...

Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: jose gomes Date: 19 Ago 2010, 11:58
     Obrigado Marcos, muito bom!
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: surface Date: 19 Ago 2010, 12:07
 :) :) Vale a pena ver de novo   :) :)
Re: ATENÇÃO AO SUBSTITUIR COMPONENTES By: matrix57 Date: 20 Ago 2010, 21:09
Parabens Marcos, boa notação, simples e objetiva.
è raro aparecer em minha oficina uma TVC, ou  Audio, quando muito mexida que não esteja cheia de componentes adulterados ao gosto de cada um, isso não vale só para os DIODOS, resistores e capacitores também, como você citou bem, "tem calculos matématicos envolvendo inumeras variaiveis" num projeto de TVC ou outro aparelho qualquer, então aos menos avisados, "favor usarem mais técnica e menos gambi".
Abraço a todos,
Matrix57.
Páginas: 1