Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 29 Junho 2010, 17:46
Aparelho: SOM
Marca:    SONY
Modelo:   MHC-DX30
Defeito:   ACIONANDO PROTEÇÃO

ESTE APARELHO ACIONA A PROTEÇÃO AO SER LIGADO (PROTECT-PUSH POWER). ENCONTREI R561(100 OHMS) ABERTO E TROQUEI. JÁ COLOQUEI 03 CIs  DE SAÍDA DE ÁUDIO (STK 402-100) NOVOS E NADA... QUANDO RETIRO O CI DE SAÍDA ELE LIGA NORMALMENTE, NÃO ACIONA A PROTEÇÃO. AGUARDO DICAS DOS COMPANHEIROS. OBRIGADO!


Obrigado a quem puder ajudar.
Jair Junior

Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Sergio Freitas Date: 29 Junho 2010, 19:18
Da uma conferida nas tensões que alimenta as saídas. Tanto as positivas quanto as negativas.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 01 Julho 2010, 09:18
UP
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 07 Julho 2010, 11:40
 EU HAVIA TROCADO R511(100R) E R561(100R) POR RESISTORES COMUNS. COLOQUEI ORIGINAIS E FUNCIONOU.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Almeidaf Date: 07 Julho 2010, 13:13
Só uma resalva! qual a diferenca de um resistor comum para um original ? Resistor  de 100ohms , tanto faz original de, 1/2 W,   lW ou de 100W  A função,  a dificuldade ou seja  a resistencia  a  movimentação e eletrons., é a mesma......Tenho a impressão que deves ter colocado  resistor de 1000ohms ou seja 1k no lugar.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 07 Julho 2010, 13:33
 Eu utilizei resistores comuns (corpo bege)de 100 ohms (marrom, preto, marrom) de 1/4 de waat. Porém a proteção continuava atuando. Quando coloquei os resistores originais (corpo azul) de 100 ohms e 1/4 de watt funcionou normalmente. No esquema elétrico estes resistores são dados como criticos para segurança e o simbolo deles no esquema é diferente de resistores comuns.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Almeidaf Date: 07 Julho 2010, 13:41
Sim eles tem o corpo distinguindo como fusistores (lógico de proteção)! Mais isso não implica de os outros não funcionarem.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 07 Julho 2010, 13:48
 No meu caso implicou. Pq com os comuns não funcionou.
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Claudio Carvalho Date: 07 Julho 2010, 16:19
Jair.


Você resolveu?  Por que o ícone esta no tópico, se não esta escrito a solução???


Cláudio
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Claudio Carvalho Date: 07 Julho 2010, 19:44
Jair.

OK.  Mais uma que eu aprendi na minha pequena jornada de trabalho!

Resistores de 100 ohms de cor laranja não servem para serem resistores, só os de cor azul... Hummmmm !

Puxa, não sabia deste detalhe de ser crítico os de cor laranja!!!


Mas deixa quieto, amanhã eu transfiro o seu tópico para o Fórum correto!


Cláudio
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: marcos.rjb Date: 07 Julho 2010, 21:53
Dependendo da aplicação, há uma grande diferença entre o filme metálico e o filme de carbono.

Na grande maioria dos equipamentos médico hospitalar, a precisão do equipamento tem que ser a mais exata possível. Na maioria é usada resistores de filme metálico. Em equipamento automotivos é usado resistores de 6 cores.

http://aulaselg.br.tripod.com/Aula_2B.pdf
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Claudio Carvalho Date: 08 Julho 2010, 07:28
Marcos ejb


Estamos escrevendo de um equipamento comum no mercado, sem precisão alguma!  Eu estou careca de pegar aparelhos comuns com setores críticos trabalhando com capacitores de tântalos e resistências de filme metálico, mas não em fontes comuns como de um micro sistem, OK ?

Quando estes aparelhos se mostram usuários destes componentes de precisão, é um setor que assim o exige e não em uma fonte comum !




Cláudio


Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 08 Julho 2010, 09:00
 Interessante que enquanto eu estava com o problema aqui na bancada apenas o amigo Sérgio Freitas tentou ajudar. Agora que resolvi o problema, falo como resolvi e me dizem que não é assim que se resolve, mas também não dizem como fazer para resolver. Só não entendo o seguinte: se os resistores são tudo a mesma coisa, pq o som funciona com um tipo e não funciona com outro? Será que o amigo que não tem mais nada a aprender na sua jornada de trabalho poderia responder isto com todo o seu conhecimento?
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: marcos.rjb Date: 08 Julho 2010, 10:17
Cláudio, bom dia.

Como eu havia escrito, dependendo da aplicação (Estágio crítico) o resistor tem que ser de precisão.

A Sony adora fazer isso.


Resistores de carbono tem uma precisão no valor nominal de sua resistência  muito menor do que os de metal filme. Os de Metal filme podem chegar a + ou - 0,01% do valor nominal de sua resistência.

Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Claudio Carvalho Date: 08 Julho 2010, 13:25
Marcos.

Olha só, eu sei muito o que é isto, pois as Sony de 20" gabinte preto, o par de transistores da fonte não adianta colocar outros que não resolve!
Resolve momentâneamente, pois não dura nada e você fica quebrando a cabeça!

Mas resistores de precisão em fonte é a questão!!!  Geralmente se usa um regulador LM da vida ou coisa que o valha!  Eu sinceramente não vi um caso assim nem aqui no Fórum e nem na minha bancada neste universo eletrônica, mas sempre tem alguma coisa a aprender! A não ser que exista alguma coisa anormal!


Jair.


O seguinte:  Quando o tópico segue normalmente sem relevância de extremos, nada mais natural seguir em frente!Não sou o único a não responder em vários tópicos, sou apenas mais um que lê e fica aguardando o desenrolar do mesmo!!
Eu como parte do grupo da moderação, tenho por naturalidade ler todos, absolutamente todos os tópicos postados aqui eu leio!  Então pode crer, quando eu leio algum tópico que foge a naturalidade, questiono mesmo!
Eu tenho um bom tempo de eletrônica, estudei bastante e confesso que micro system nunca foi a minha praia!  Mas não leve tão a fundo o que eu questiono, apenas escreva o seu acontecido discriminadamente, que ai sim, se for satisfatório ( veja a minha escrita com o Marcos rjb ) não há o que ser questionado!


Você há de compreender que estamos diante de 20.000 membros e se a moderação for aceitar tudo que se escreve aqui como solução, ai a coisa pega!

Jair, eu costumo não aceitar algumas respostas dadas aqui por muitos membros, tipo pedindo ajuda para alta e responde que resolveu trocando o soquete do tubo, entende?  É isto!  Agora, quando for confeccionar um pedido de ajuda, faça-o da maneira mais exemplificada que puder, facilitará em muito a turma boa daqui do Fórum Tectonny, OK!

Cláudio
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: Sergio Freitas Date: 08 Julho 2010, 14:39
Jair:

No que o Almeida postou ele tem razão. Resistor é resistor e valor é valor em qualquer parte do mundo.

O Carlos RJB postou um link que explica sobre resistores e por sinal muito bom.

O Claudio está exercendo a função de "MODERADOR" que é entre outras verificar a lógica do defeito com a solução. (Neste caso não só dele, mas dos moderadores e Apoio).

R-511 e561 são FUSISTORES de 100R x 1/4W.

A função deles no equipamento em questão é alimentar o Pré amplificador e abrir com qualquer sobrecarga que venha querer danificar o amplificador.

Analisei o esquema e tenho certeza que o resistor de carbono e o de filme tem que funcionar...

O menos aconselhável no caso é o de filme pois ele não abre imediatamente e sim vai alterando.

É de estranhar o aparelho não ter funcionado. O simbolo de alerta no esquema é por ser FUSISTOR. E não componente "DEDICADO".

Resumindo todos tem razão!

Duvidas sempre terá, e é ai que entra a moderação. Imagine você um dia pesquisando no Resolvidos e ache uma resposta fora de contexto? Não irá gostar e não irá te ajudar.

Até você lendo uma resposta incorreta deve se manifestar por MP (Minhas Mensagens) a um moderador para que seja feita a correção.

Um abraço
Re: SOM SONY MHC-DX30 ACIONANDO PROTEÇÃO By: LOGOS ELETRONICA Date: 08 Julho 2010, 14:47
 Eu também achei estranho, mas foi assim que foi resolvido!
Páginas: 1