Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 29 Junho 2010, 11:07
Amigos, entrei numa bronca com esta tv que resolvi fazer esse post.
O TV entrou na oficina sem o som. Coloquei na bancada e verifiquei que o circuito do som havia sido revirado e as trilhas do impresso todas estragadas. Peguei um ci novo e começei a arrumar as trilhas seguindo toda minha experiência de recuperação de trilhas e liguei o tv na série... por bruta surpresa minha escutei um bruto estouro do integrado que eu havia colocado (AN7523)  ::) pulou pedaços pra tudo que foi lado, desliguei o tv retirei o integrado de som  e o tv parou de funcioar.
Problema!? A fonte passou a dá um impulso na tensão de + 95volts e não funcionar. Troquei o TEA 1506, o P7n.., o foto aclopador e nada. O curioso é que a fonte de 12volts. se estabiliza mas a fonte de 95volts. dá um pulso e corta.  ::). Como pode uma fonte deste tipo funcionar só uma e outra não? Assim..
Alimentei o TV com fonte externa e o aparelho foncionou. Então não há curto do lado do segundário da fonte, então como posso determiar onde está o defeito!? :-[
Continuo trabalhando para vê se consigo resolver e assim fechar esse post.
Um Abraço a todos.
Re: TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 29 Junho 2010, 12:35
Curioso!?
Tornei a colocar o CI de som no lugar, com todo o cuidado e seguindo as indicações do esquema, tornei a ligar o tv e ele funcionou e . . . tornou a estourar o CI.
Mesmo com o CI estourado no lugar tornei a ligar o tv e ele funcionou, para minha surpresa!... mas espera aí, então sem o CI de som no lugar esse tv não funciona ou o CI estourado no lugar está fazendo alguma diferença!? Vou verificar. Depois torno a postar, até lá.
Re: TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 29 Junho 2010, 12:44
PS.
Algum dos amigos estaria com um tv deste modelo em manutenção para me mandar uma foto do impresso do som deste TV. Acho que com isso me facilitaria e muito para entender a lógica desta problemática.
Para os curiosos este circuito de som utiliza os dois terras da fonte de alimentação. o Terra do +B de 12 e o terra do +B de 95vol. e eu acho que está ai o X da questão.
Re: TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 29 Junho 2010, 13:41
Amigos um fato interessante aconteceu quando eu desliguei o pino 7 do integrado de som estourado (já que o deixei no circuito) o tv não funcionou, continuando o raciocínio, desliguei o pino 3 deste mesmo integrado, também o tv não funcionou. Como mostra o esquema da parte de som deste tv o pino sete é o terra do +B 95volts. e o pino 3 é o terra do +B dos 12volts. Como vocês podem vê pelo desenho do esquema postado por mim do circuito de som. O que se conclui que o integrado deve está fechando nos dois terras e eu percebi que não havia ligado um resistor de 0 hms que liga o terra do pino sete com o terra do pino 3 do CI.
Vou colocar outro saida e fazer essa ligação para concluir o meu raciocício, até lá.
Imagem do Circuito de Som

Re: TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 29 Junho 2010, 13:58
É amigos essa Philips sempre aprontando com sua tecnologia. Imaginem vocês que por não ter ligado um resistor de 0 hms que ficava próximo ao pino 7 do integrado e que fazia uma ligação entre os dois terras eu perdi dois integrados de som e queimei a "mufa" trocando peças da fonte e adjacencia. Problema resolvido. TV funcionando e com som. Até a próxima.
Re: TV Philips 20PT3331/78-Sem funcionar By: admilsonaugusto Date: 30 Junho 2010, 09:19
Cadê o Aval dos moderadores?
Páginas: 1