Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 23 Junho 2010, 10:16
Estou com duvida do valor do zener  D 702 o mesmo se encontra a pagado gostaria se algun amigo que tem alguma  TV deste modelo se poderia me ajudar a dar  a excrição deste componente fica perto da entrada da fonte que serve para alimentar a memória da TV
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: Sergio Freitas Date: 23 Junho 2010, 10:46
Beto

O mais próximo que achei foi uma Cineral

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,642/


Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: matrix57 Date: 23 Junho 2010, 11:26
Ola bom dia Beto 158!
Por vias de regra, normalmente para tensões de "memoria" usulamente utiliza-se valores de tensão entre 3V3 e 5V2, mas também pode ser calculado, se você tiver a malha dos divisores resistivos intactos é só calcular usando as regras da lei de Ohm.
Ex: R = +Vs - Vf dividido por If
- +Vs = tensão de alimentação, coletor do Transistor ou malha da fonte.
- Vf = Tensão de zener
- If = corrente de zener
2ª opção: V1 = R1 / R1 + R2 X Vt
              V2 = R2 / R1 + R2 X Vt
onde V2 define o valor do zener, pois esta tensão deve esta pouco acima do valor do diodo zener. Boa sorte.
Saudações,
Matrix57
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 23 Junho 2010, 15:39
neste circuito tem um transformador de baixa voltagem paralelo com a entrada da rede onde  a fonte  vai seguir  por um caminho e o  transformador seque por outro  em que vai dar num circuito que estabiliza para depois ir alimentar a memória na estabilização tem um transistor  em que base deste transistor  é  que vai este Zener com relação ao terra nesta baze tem uma tensão de 25V +-  este transistor estava queimado eu troquei e a tv passou  a funcionar  porem o som funciona depois de dez minuto fica mudo se retorno ligar o prosséso se repete as vez fica um bom tempo  funcionando  o problema maior é este zener em que não sei o valor.  Um técnico me orientou  para não mas ligar TV sem colocar este zener misterioso que poderia alterar a memória
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: matrix57 Date: 24 Junho 2010, 18:23
Prezado Beto!
Pelo que consegui rastrear de suas informações, este transitor tem como função fazer a regulação de uma pequena fonte, certo? Este transistor é PNP ou NPN?, devem existir também dois pequenos capacitores, um acoplado ao coletor, ou o outro acoplado ao emissor, ou na linha destes, qual a tensão de isolação deles? Estas são informações importantes que vão ajudar na definição do diodo Zener. Transmita uma foto da região onde esta este transistor, isso também pode ajudar.
Saudações,
Matrix57.
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 24 Junho 2010, 18:42
Eu vou  verificar  com detalhe depois eu passo para vcs  ok 
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 25 Junho 2010, 17:43
Eu verifiquei os transistor que são dois um é de potencia e outro é de pequena potencia do tipo igual o BC onde o valor dele é (C3198 )este estava totalmente   aberto troquei por C945  e funcionou a TV porem sem o a colocação do zerner D702  agora fui conferi o circuito notei que o transistor que coloquei estava alterado creio eu de que poderia ser por conceguencia    da falta do  zerner 
Os transistor são do tipo NPN  na baze do transistor( C3198 ) é que vai ligado o zener com relação a o terra e neta mesma ligação tem um capacitor de 16V por 350 MFeu greio de da para deduzir um valor para  o zener ? o que eu ajo estranho é que esta dando uma voltagem 34V  baze seria por falta do zener uma vez que o circuito esta tudo ok so danificarão este dois

Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: Almeidaf Date: 25 Junho 2010, 19:31
Vce esta brincando com fogo, não ligue esse aparelho, pelo que escreve deve estar em configuração darlington, então veja para onde vai e de onde vem esse emissor e coletor do TR grandão,"""""""" desenhe em um papel essas ligações para ter como se basear"""""  Estou achando muito que esse regulador vá alimentar o micro, Pois não alteraria a memoria e sim queimaria éla e o micro. Tire esse zener e tente decifrar no corpo dele  o numeral que está. Não pode ter um eletrolitico de 350mfd, na base de um tr regulador.
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: Almeidaf Date: 26 Junho 2010, 18:38
veja se é parecido com essa chave!confira no impresso! Clic para ampliar! o zener da base é de 12 V
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: matrix57 Date: 26 Junho 2010, 21:48
Caro beto!
Tai, o almeidaf postou uma foto, onde não ha dúvidas, cap. C722 de 330/16V de isolação, então como já desconfiava só pode ser um zener de 12V/0,5W, pode ser também 1N5242, 1N963 ou BZX79C12. Espero que não tenha danificado nada quando você ligou sem referencia de zener no regulador darlington.
Saudações,
Matrix57
Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 28 Junho 2010, 00:02
Que legal amigo! Valeu pelo o seu esforço eu já estava achando de que eu não iria resolver este problema por falta  desta duvida em que vc me conseguiu  no fundo do meu  coração  muito e muito obrigado  e  a todos pessoal da equipe que tem se esforçado para nos ajudar
É exatamente este circuito a que esta na tv

Re: Duvida na TV DAYTRON MD:1427 sobre o valor do zener D 702 By: beto158 Date: 30 Junho 2010, 00:04
Completando o termino da novela da tv Daytron md:1427 fiz exatamente o que vc me determinaram e ficou uma beleza  deu um problema no som  de que a pós  alguns minuto o som  ficava mudo apaga a tv religava e som voltava  corri  as trilhas da saida de som e dei de cara com o CI do FI de som tocando em cima dos derminais do CI  e vi de que as falhas som era nuns daqueles  pinos resoldei e ficou café no bule  Obrigado amigos mas uma vez
Páginas: 1