Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: marcosbr Date: 22 Junho 2010, 11:51
 Perci.
É aquele caso que te falei.
Voce vai se tornar um cara bem capacitado. Entender o circuito.
Trabalhe somente com o sinal NTSC. DVD por ex.
Chaveamento: TV em NTSC esta normal.
Quando mudar a Pal-M, tem que ser cortada a croma. Não cortou? não existe chaveamento.
Cortou a croma? ela esta chaveando. Vai seguir a linha somente Pal. (aí voce muda o sinal)
Sem osciloscópio, é difícil trabalhar em croma. Não pense que é somente você.
Não é fácil mesmo.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 22 Junho 2010, 13:07
Faça o teste que o Marcos postou!
Fique tranquilo, essa é só mais uma que vai te desenvolver.
Aguardamos o resultado.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 22 Junho 2010, 14:06
Acontece exatamente assim, com um sinal em NTSC existe a croma e mudando o TV para PAL-M fica preto e branco, nesse caso então ocorre o chaveamento, entrando com o sinal da TV local que é PAL-M e com o TV em PAL-M fica preto e branco, se bem entendi o sinal de croma nesse caso está sendo morto em alguma parte do caminho que ele percorre no circuito podendo ser na DL ou em qualquer outro componente envolvido, e eu tenho como descobrir sem poder ver a forma de onda de croma?
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 23 Junho 2010, 17:43
E aí Perci, achou mais alguma coisa nessa encrenca?
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 24 Junho 2010, 08:26
Nada Trudes, acho que se não for a DL deve ser algum capacitor cerâmico com fuga por exemplo, mas já andei testando tudo e não encontro nada, também troquei os cristais, o LA7222 o one-chip, medi fora todos os transístores dessa parte do circuito, mas o pior é ter pego o aparelho com o fly-back queimado e agora não ter como explicar ao cliente porque sumiram as cores.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: marcosbr Date: 24 Junho 2010, 10:10
 Perci.
Se você for numa oficina e pedir uma DL, eles vão te dar um monte. Qualquer aparelho velho tem.
Abra. E confira os fios.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 29 Junho 2010, 18:31
Desmontei a minha e estava visualmente OK, consegui algumas DL e também testei uma a uma mas não tem jeito mesmo, já expliquei à minha cliente da falta de uma ferramenta para o conserto, acho que vou devolver.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 29 Junho 2010, 18:46
Perci, não devolve não.
Vamos lá, estou com o esquema aqui, e ficarei na loja até as 10,00 hrs.
De vez em quando venho aqui na frente dar uma olhada no tópico.
Faça o seguinte, retire Q507 e Q506. Levante R536 e aterre o cristal no lado em que estava ligado o coletor Q506. Vamos ver se esse PAL-M entra forçado.
É só um teste, estou no aguardo.
Qualquer um que queira ajudar, por favor fique a vontade.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: jacunda Date: 29 Junho 2010, 21:39
Olha amigos, uma vez peguei uma cce deste mesmo jeito, e ja tinha trocado quase tudo, inclusive o cristal do pal-m, mas pelo incrivel que pareça, o defeito era o cristal, quando eu troquei, peguei um de sucata e ele estava copm defeito.
Faz oque o Trudes diz aterra o cristal, mas antes tira o cristal do pal-n, se colorir, pode ser o cristal.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Almeidaf Date: 29 Junho 2010, 23:06
Meu sem osciloscopio, e um gerador de bar color, fica russo!
Trudes isso não funciona, pois o circuito ja é feito compensação da resistencia interna doTR.
Mais solte um lado da R 538 de 47K  da base do Q 506, que passará a chavear o Q507  que pelo que li ainda não foi chaveado,  veja se muda algo!
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 30 Junho 2010, 12:02
Bom dia amigos, eu já tinha tentado forçar o funcionamento aterrando o pino do cristal, mas deve acontecer o que disse o Almeida o aterramento com o transístor não dá zero ohm, fiz conforme você disse Trudes retirando os dois "Q" e ficou na mesma, depois retirei  o cristal do PAL-N como disse o Jacunda e por último forcei o chaveamento do PAL-N como disse o Almeida, mas a coisa está russa mesmo esse aparelho agora é preto e branco.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 30 Junho 2010, 14:03
Perci, você forçou o PAL-M né? O PAL-M, é o 3.575611MHz.
Pal-N, é lá da terra dos "hermanos" (Argentina e mais alguns países).
Se o circuito estivesse OK, o aterramento do cristal iria funcionar. Mas tudo bem,
tem coisa errada aí.
Vamos lá, sei que já verificou os capacitores, mas seria interessante trocar pelo menos os de 10nf. Solte o pino 13 (killer), e veja o que acontece. Volte o cristal original PAL-M, e pode deixar o PAL-N solto por enquanto.
Sabemos que o sinal de croma é atrasado em 63us para geral o sinais de diferença de cor R-Y e B-Y. Este sinal sai do pino 15 e volta aos pinos 20 e 22, entrando no demodulador.
Pois bem, qual a condição para não existir a cor. Ou ele não está saindo no pino 15, ou não chega aos pinos 20 e 22, isto logicamente com o cristal PAL-M chaveado. A linha de atraso pode realmente matar esse sinal, mas eu arriscaria nos capacitores cerâmicos. É que sem osciloscópio, como diz o Almeida, é russo. Mas dá pra arrumar.
Verifique.

Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 30 Junho 2010, 14:09
Voltei hehehe...
Achei um link do professor Burgos.
Dá uma lida aí Perci, só para se familiarizar mais com o circuito.

http://www.burgoseletronica.net/paginadetv/dldecroma.htm
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: marcosbr Date: 30 Junho 2010, 15:24
 É Percí...
Esta vai ter que pagar seus pecados. kkkkkkkkkkkkkkkk
Este aparelho tem trimpot.
Veja também.
Uma coisa que me "encucou"...
Você achou e gravou dados neste aparelho???
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 30 Junho 2010, 15:51
Trudes vou fazer o que você falou inclusive ler o livro mas agora estou com outro aparelho na bancada.
Marcos achei alguma coisa na rede para gravar uma EEPROM para esse aparelho mas não deu certo, isso foi no dia que retornou, mas gravei em outro CI, como o aparelho nem ligou, voltei o original.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 12 Julho 2010, 12:18
Soltando o pino 13 nada muda, troquei todos os capacitores desde a saída do pino 15 até o retorno aos pinos 20 e 22 e não adiantou, vocês sabem que a partir de um certo ponto concluir um conserto é mais uma questão de honra, mas acho que vou ter que deixar o meu orgulho de lado por que o serviço vai acumulando e eu sou sozinho, um abraço.
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: trudes Date: 12 Julho 2010, 18:46
OK Perci, mas faça o seguinte. Volte o cristal e os CIs originais da tv.
Croma é complicado, mas na medida do possível estamos tentando!
O cristal de Pal-M é um pouco crítico. Muitas vezes retiramos de outro
chassi de uma outra marca, e ele acaba não funcionando corretamente.
Você pode até já ter resolvido trocando os capacitores.
Quem sabe!!!
Re: TV CCE HPS-2181 Imagem em preto e branco By: Percí Date: 15 Julho 2010, 12:37
Voltei tudo ao que era mas confesso que mexi no ajuste do trim-pot junto à DL o que não me permite deixar tudo como era antes, mas valeu a paciência dos amigos, esse aparelho já me infernizou o suficiente, se nem os médicos que só "consertam" sempre o mesmo modelo consertam tudo, quem dirá a gente que trabalha com uma infinidade, valeu Trudes e Marcos e outros que me ajudaram, até as próximas.
Páginas: 12