Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 27 Abr 2010, 09:55
Aparelho: TV
Marca:    Philips
Modelo:   20PT424A
Defeito:   Sem stand-by, não liga

Quando chegou o cliente disse que fumaceou, não encontrei componente carbonizado, ao tentar ligar iniciava a oscilação e no momento de aparecer o vídeo desligava novamente, depois de muita insistência ligou uma única vez e pude ver uma faixa escura, larga 10cm, vertical no lado esquerdo meio deslocada do canto, tirei a defletora mas não parece estar danificada, voltei ao lugar, senti um cheiro de queimado e era o resistor que alimenta o drive horizontal, toda a tensão estava em cima dele(não sei se é normal pois afinal ao acionar o power o fly iniciava funcionar), resolvi abrir a base do BF422 e ao ligar notei que a tensão da fonte subiu para 108V, liguei a base novamente mas agora não tem mais stand-by, conferi a alimentação 3V3 do micro mas o led só dá uma piscadinha e permanece apagado e não tem nenhum comando, socorro!!!


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Sergio Freitas Date: 27 Abr 2010, 10:13
Perci
Bomo dia

Primeiro passo é estabilizar a fonte em 95V (com ou sem carga)

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 27 Abr 2010, 12:36
Mas o que pode ter acontecido? A fonte estava correta antes de eu abrir a base do Q drive, mas não vejo relação entre uma coisa e outra.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Sergio Freitas Date: 27 Abr 2010, 13:10
A fonte de 14V alterou também?

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 27 Abr 2010, 22:50
 Coloca um flyback.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 28 Abr 2010, 19:11

A fonte de 14V está com 14,7 que talvez não seja diferença considerável, quando chegou consegui vê-la funcionar como relatei, tinha áudio e trocava canais, como não vi problema na defletora fiquei procurando  em outros componentes do horizontal, como não achei nada errado fui comprar um fly-back, ao pedir o componente na 1ª loja além do código 0V2094/B1-G o vendedor perguntou sobre a segunda linha do código que é 20661FT9501 ao que me disse custar R$33,00 então não comprei e noutra loja comentei o fato e o vendedor me trouxe um 0V2094/B1 dizendo que é o mesmo e então comprei por 14,00. Trocando ficou a mesma coisa e foi então que percebi o R do drive fervendo, ao abrir a base pensava em descobrir daonde vinha a tensão que a polarizava, feito isso não armou o stand-by e alterou a tensão da fonte, também sumiu a tensão na base do drive.

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 28 Abr 2010, 19:19
Outra coisa, se antes oscilava é porque o TDA8841 estava alimentado, mas estive seguindo as linhas por onde devem chegar os 8V e chego numa fonte de fly-back, mas se o fly-back depende do TDA para funcionar então deu um nó na minha cabeça.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Sergio Freitas Date: 28 Abr 2010, 19:37
Perci

Faça o seguinte:

Pesquise no google o fly back, pois para um modelo de PT tem 2 fly distintos.

Ou seja tem o código que costumamos a usar e depois mais 5 digitos.
Exemplo: AT-2078/G 21391 se eu colocar somente AT-2078G ela não funciona.

Pode ser o seu caso

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 28 Abr 2010, 19:44
 Seu fly esta certo.
Ja sacou estes TRs para testar.
Mostre como esta aqui no esquema. Ja tentou a lâmpada???

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: DUC40RJ Date: 28 Abr 2010, 19:45
 acredito que seu problema esteja mesmo no circuito excitador
verifique ceramicos e até mesmo o transformador drive.

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 28 Abr 2010, 20:10
O BF422 já troquei quando ainda oscilava, o BUT11APX parece normal fora o fato de não ter nenhuma resistencia no emissor mesmo na escala mais alta com ponteira vermelha na base, não entendi como mostrar como está no esquema? E esse teste da lampada? Você fala pôr uma como carga da fonte? Tipo 40watts? Outra coisa Marcos e sobre a alimentação do TDA8841? Desculpe todas essas perguntas mas não tenho com quem falar, só aqui mesmo.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 28 Abr 2010, 20:33
 A lâmpada é isto mesmo. O TR voce mede assim.
Faz de conta que o coletor é a base. Teste na escala alta. Vai conduzir para base e emissor.
Inverta as ponteiras, não tem nem fuga.
Fale o numero dos componentes, ai se acompanha no esquema.
Aqui tu pode falar a vontade. Tem mais de 18000. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obs. O tr como o da figura.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 29 Abr 2010, 10:18
Com a lampada deu 95V exatos, não lembrei do termo "fuga" quiz dizer que esse transístor o 7402(saída horizontal) não apresenta nenhuma fuga de emissor como geralmente tem, gostaria de tentar ligar o TV já que tenho a tensão de +B, falta o sinal horizontal porque o CI 7250(one-chip) não está sendo alimentado e pelo esquema não consigo identificar por onde deve chegar a alimentação dos 8V, pelo datasheet identifiquei os pinos de alimentação mas seguindo pela placa chego a uma fonte de fly-back, aí não dá né?
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 29 Abr 2010, 11:34
 Este aparelho protege por qualquer coisa. Vai ter que eliminar circuitos.
O TR é o seguinte... escala alta, conduziu de um lado. inverteu não conduz nada. (pense que o coletor é a base)
O que voce fala de 8V, é isto aí. somente com ciclo completo. Confirme estas linhas. incluindo o som.
Desligue este plug do auto falante.

Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 29 Abr 2010, 16:07
Notei só agora que com a lampada tenho novamente o stand-by, creio então que não tem nada errado com a fonte nem com o micro, as tensões dos pinos 10, 13 e 14 da fonte são 17,2  9,2  e  95V outra coisa a dizer é que o TSH é o BUT11APX ao invés do BU1508DX do esquema, desliguei os fios dos falantes e medi essas tensões com a lampada conectada.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 29 Abr 2010, 16:27
 O BUT11APX não tem diodo.
Se tiver um trafo driver para teste coloque também.
Veja também se tem um diodo, que parece um TR.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 29 Abr 2010, 16:31
Pra minha surpresa ao montar todo o conjunto tenho o aparelho novamente ligando, inicia a oscilação acende o filamento e no instante de liberar o RGB, desliga.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 29 Abr 2010, 16:41
Esse era o ponto inicial, está como chegou e quando chegou cheguei a ver a imagem com uma faixa escura, vertical de uns dez cm deslocada do centro para a esquerda da tela, só que agora existe um vazamento de alta no corpo do fly-back que antes não ocorria o que me leva a pensar que pode ser simplesmente ele e para economizar comprei o errado.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: marcosbr Date: 29 Abr 2010, 16:56
 Economia, as vezes sai caro. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O modelo esta certo, a qualidade é que deve ser duvidosa.
Re: TV Philips 20PT424A Sem stand-by, não liga By: Percí Date: 30 Abr 2010, 12:50
Amigos, fiz o seguinte passei o orçamento incluindo um daqueles fly-backs mais caros com o código completo e se aprovado sigo adiante no tópico, caso depois não seja ele aí vai ficar mais fácil eliminando essa possibilidade, um abraço.
Páginas: 12