Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Maastec Date: 23 Abr 2010, 14:29
Aparelho: Som
Marca:    Philips
Modelo:   FWM377
Defeito:   Sem Som (graves)

Este aparelho tem duas saidas STK433-070,uma para graves e outra para agudos.

Há poucos dias veio p/ manutenção e troquei a saida de graves.

Agora retornou com o mesmo defeito, sem som nos graves,achei que tinha queimado a saída novamente, mas antes de conversar c/ nosso fornecedor,resolvi trocar uma pela outra para averiguar se, de fato estava queimada.

Para minha surpresa, ela está boa , os dois STKs estão bons,ambos tocam na etapa de agudos , porém nos graves, nada.

Condições que encontrei após medições:

- VCC Ok -> +32Vcc (pin3,8) /-32Vcc (pin1,2)
- Sinal de audio (graves) vindo do pré - OK
- Pin13 ST-BY ->  - 1,2Vcc.

Tem algo errado neste ST-BY, alguém poderia me dizer que tensão vem neste pino?

Medi todos componentes adjacentes a este pino ST-BY e ñ encontrei nada alterado,nem medindo fuga em 100K.

Estou meio perdido, se algum colega tiver alguma dica,agradeço.



Obrigado a quem puder ajudar.
Edson

Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: cleomar Date: 23 Abr 2010, 21:46
so  uma pergunta qual a voltg do stnd. da placa dos agudos e do dos graves para ver a diferença. vc tem esquema?   cleomar
Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Maastec Date: 24 Abr 2010, 10:06
Bom Dia Cleomar,

- Tenho esquema sim;

- A tensão ST-BY nos agudos é de +1,1Vdc, quando dá power off vai a 0V, já no mesmo pino dos graves tenho -1,3Vdc, em power off chega a - 4,2Vdc.

Estou tendo um pouco de dificuldade em interpretar o esquema,qualquer orientação é bem vinda.

Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Almeidaf Date: 24 Abr 2010, 10:39
Cara, os dois canais são iguais então fica facil com o esquema compara um com o outro.  A principio veja as duas bases, Q728- Q721, começe por ai
Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: cleomar Date: 25 Abr 2010, 21:04
como o almeida falou são iguais os trans. q728 q727 e o -B entra q729 e o pino 8 do ci +pre r754 e c754, se a voltagem do pino 8 estiver igual ao high deligue o pino de stby e (aterre ele para ver  Obs. em ultimo causo)!!!!!!
Ñ To entendendo mais nada ..... By: Maastec Date: 26 Abr 2010, 15:19
Boa tarde Amigos,

Verifiquei a entrada Q728-Q721 estão normais,fiz algumas medições, retirei Q709,  C759 p/ verificar se havia fuga ,mas estão  bons ,

... coloquei- os de volta ,liguei o som , e o grave estava lá ,  ??? ñ sei o que ocorreu, se foi solda ou o que , até por que eu já havia ressoldado alguns componentes.....

....vou deixar ligado p/ testar , e amanhã vamos ver se ele vai pegar direto "frio", de qualquer forma troquei todos eletrolíticos e bipolares.....o cliente tbm havia informado que as vezes tinha som,as vezes ñ.....portanto vamos ver se é alguma fuga ou o que ........

Meu muito Obrigado  Cleomar e Almeidaf pela força. ;)

Ainda postarei o resultado Oficial.



Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: cleomar Date: 26 Abr 2010, 18:09
isso acontece muito com os bc dos tvs philips mede bons, mas troque por segurança, no aquecer com o soldador eles voltam a funcionar a condução interna do trans. e duas vez mais fina que sua cabelo. boa sorte!!!!
Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Demétrio carlos Date: 01 Maio 2010, 12:36
colega eu resouvi um com este defeito e era um bc337 não mim lembro a posição em que ele ficafa era na placa de grave sistema do pré veja este bc337
Re: Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Maastec Date: 03 Maio 2010, 08:26
Bom Dia,


O parecer final é o seguinte:

- Deixei o aparelho em teste desde terça feira (27/04) , ligando-o todo dia, o aparelho ainda se encontra na loja, mas o cliente já foi contatado para retirá-lo,de qualquer forma, desde terça, ele está operando normalmente;

   Para efeito de análise de futuros colegas, resumirei o tópico desta forma:

      Som Philips FWM377BK - S/ som (graves), c/ relato de que o audio nos graves funciona de forma intermitente.

- Efetuar troca de capacitores bipolares e eletrolíticos que tem alguma participação no estágio de potência.


- Outra dica: este som tem duas saidas (graves e agudos),ñ  havendo audio em uma das etapas,basta colocar a saida boa no lugar da que ñ está funcionando, afim de determinar se o problema é a saida ou no circuíto.



Ao colega Demétrio Carlos: ñ cheguei a verificar sua dica (na prática) , por q o aparelho tbm ñ esta mais apresentando o problema, mas analisando o esquema, ñ encontrei o referido BC337 ao qual vc se referiu, neste estágio lá temos, BC556,BC556B,2N5551.


Declaro este tópico como resolvido e encerrado.

Obrigado mais uma vez aos colegas Cleomar, Almeidaf e Demétrio Carlos que opinaram :police: ,a cada dia aprendo mais.

Abrçsss

ATT.
Maastec









Re: (RESOLVIDO)Som Philips FWM377 Sem Som (graves) By: Claudio Carvalho Date: 03 Maio 2010, 08:47
Edson.

Parabéns pelo conserto!  Mas aqui vai um link que deveria ler para poder navegar com dissernimento no Tectonny!

http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9859.0.html

Este link ensina a você como navegar numa boa aqui!


Cláudio
Páginas: 1