Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
Transistor ou ??? - Desconhecido! By: matrix57 Date: 19 Abr 2010, 09:20
Ola, Bom dia a todos!

Bem, to com uma grande dificuldade para encontrar e identificar este componente, não sei se estou no espaço certo, até porque não tem nenhuma area especifica para este assunto, mas vamos ver se conseguimos decifrar este mistério.
- Aspecto de transistor, encapsulamento TO-220, três terminais, a foto anexa só mostra uma perna, porque ele estourou, já procurei no Alldatasheet, no datasheetcatalog, não identifica como 2SD4206, não identifica como D4206, alguem tem alguma sugestão, este componente é de uma fonte chaveada ATX, made in china. Aguardo por dicas.
Saudações,
Matrix57.
Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: rickteck Date: 20 Abr 2010, 08:06
Veja este excelente tutorial!


http://www.clubedohardware.com.br/printpage/1818
Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: marcosbr Date: 20 Abr 2010, 10:41
 Matrix.
O Ricardo ja disse tudo. Só estranhei, que voce mesmo menciona ele neste tópico.
Agora foi a imagem.

Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: matrix57 Date: 20 Abr 2010, 20:13
Ola, Caríssimos Marcos e Ricardo!

Realmente, o tutorial do caro Gabriel Torres, é muito bom e de muita qualidade, mas veja la no texto, caro Marcos, o Gabriel cita:
(Assumimos serem transistores 2SD4206) e logo em seguida comenta;
- Infelizmente não encontramos o documento técnico.
Então fico feliz, não dei mancada, nem estou delirando, o que eu preciso é do datasheet do componente, para então poder dimensionar um equivalente compativel com o original, só isso, então se alguem tiver sugestões, serão muito bem vindas.
Marcos, por favor, a postagem esta no lugar certo? Senão informe.
Não é a primeira vez que me deparo com um componente ¨fantasma¨ se é que assim posso dizer.
Saudações e abraço,
Matrix57
Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: marcosbr Date: 20 Abr 2010, 21:34
 Matrix.
O local ta certo nem voce é doido. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só destaquei que é um TR, devido a sua colocação.
Transistor ou???- Desconhecido!
Veja as características do que trabalha em uma fonte simples, e aumente para esta.
um abraço.

Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: velasco Date: 22 Abr 2010, 22:05
Caro Matrix, dependendo do fabricante da fonte os componentes podem vir com códigos diferentes dos de outras, porém muitas são praticamente idênticas no que se refere ao funcionamento dos tais componentes. É o caso por exemplo, dos transistores MJE13007 que são usados exatamente no mesmo lugar e com a mesma função do 2SD4206. vendo o datasheet do 13007, você verá que não são tão fantasmas assim. Espero que isso o ajude, abraços.
Re: Transistor ou ??? - Desconhecido! By: matrix57 Date: 23 Abr 2010, 21:20
Ola a todos,
Bem, pra fechar o assunto, estive pesquizando mais a fundo a estapa primária desta fonte, pois identiquei que é plenamente possivel, ainda a utilização, alem do citado MDE13007, o uso dos seguinte transistores NPN:
- 2SC5027-R até 300 Watts.
- 2SC4242 e 2SC4430, para potências acima de 350 Watts.
Assunto concluido e encerrado, obrigado pelas informações e discusões sobres o assunto, acho que pode ajudar muito, caso apareça uma fonte (Bomba COLETEK) LC8460BTX.
Saudações e abraço a todos,
Matrix57.
Páginas: 1