Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv philips 29PT458A inoperante By: wenderson Date: 07 Abr 2010, 18:26
Aparelho: tv
Marca:    philips
Modelo:   29PT458A
Defeito:   inoperante

Olá !  essa tv  está  inoperante  , não ascende nem o led  de standby , segundo  o clienta   , foi  após   um raio,  bom troquei o ci TEA1507,  o 3532  de 2k2 que estava aberto e nada , tenho 170 v  no pino 8  e deveria ter  no pino 1 em torno de  13  v  16 v, mas só tenho 9,8v  +-   o fet  aparentemente está bom ,  inclusive se alguém souber de um substituto   para ele , STP7NB60FP o chassis da tv é mum LO1.LL AA   ,  se alguém puder  me ajudar   eu agradeço   Abraço !!


Obrigado a quem puder ajudar.
wenderson

Re: tv philips 29PT458A inoperante By: trudes Date: 07 Abr 2010, 18:51
Wenderson, troque esse fotoacoplador antes de tentar qualquer outra coisa.
Veja bem, estou considerando que não tem nenhum curto no secundário.
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: wenderson Date: 07 Abr 2010, 21:20
Olá trudes ! esqueci de     dizer ,  eu troquei o  fotoacoplador também,  coloquei um  817  no lugar   mas não  houve resultado. eu isolei o flyback e saida horizontal  afim de eliminar a posibilidade de um curto nesse esztágio mas   sem  sucessso,   a fonte ainda está morta
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: Claudio Carvalho Date: 08 Abr 2010, 06:52
Wenderson.

Olha só, você deve isolar o secundário e ir pelo primário!

Precisa saber se a fonte esta certa!  Esqueça o secundário por enquanto, pois TVs raiadas costumam mandar para o saco o micro!

Se as voltagens estiverem normais na fonte, e estiver chegando a voltagem correta no micro, pode começar a pensar em troca-lo!

Boa sorte!


Cláudio
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: wenderson Date: 17 Abr 2010, 11:03
Olá  !    senhores desculpe  a demora em responder fiquei afastado da oficina por motivos pessoais . Mas voltando  ao problema,  Claudio    eu isolei   o secundario  mas mesmo assim nada !    eu tenho  tenção normal  (  em torno de 170v ) no pino 8 do TEA1507 deveria ter  no pino 1  13v8 ( com o tv em standby )  mas não tem , dessoldei o pino 1  na esperança de haver  algum componente avariado  nesta linha  mas o pino 1 continua morto  assim como todos os outros,   ou seja o regulador está morto , eu pensei ter comprado o TEA1507 ruim   comprei outro só por desencargo de consiencvia mas  está igual  será que eu dei a  "sorte "  de comprar dois  ruins ? afinal   se eu tenho  tenção  normal na entrada   e  nada em nenhum dos pinos
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: wenderson Date: 22 Abr 2010, 17:07
 e ai galera  !!     será que estou fazendo algo errado ?
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: trudes Date: 22 Abr 2010, 19:19
Essa fonte não oscilará quando:
- houver curto no secundário.
- houver componentes defeituosos no circuito secundário do fotoacoplador.
- houver componentes ainda com defeito no primário.
- houver curto no shopper.
Se você tem certeza de que não há curto no secundário da fonte, e não tem mais nenhum componente no primário ruim, verifique todo o circuito do fotoacoplador. Ex: Q740, 741, 742, D6540, 6541, 6569, 6570 e resistores.
Se tem dúvidas quanto ao CI, tente colocar um já pré testado em outro chassi.
Essa fonte se autoalimenta quando ligada na rede elétrica. Observe os pinos 8 e 9 do shopper, desses pinos saem a tensão que será retificada por D6520 e filtrada e estabilizada por C2521 e ZD6522. Mas isso acontece em frações de segundo. Se o pino 4 do CI entender que tem algo errado, ele inibirá a ação do oscilador, e a tensão de Vcc do pino 1 por sua vez, também será inibida.
Agora amigo, tv que foi danificada por raio é uma caixinha de surpresas. Você pode até consertar essa fonte, mas não sabe o que ainda te espera mais a frente.
É pra se pensar. A maioria das que pego aqui, eu condeno.
Veja bem, não estou te desmotivando, mas pense com carinho.
Boa sorte.
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: Claudio Carvalho Date: 22 Abr 2010, 19:22
Wenderson.

Foi o que eu te escrevi no inicio!  TV raiada é uma caixinha de surpresas!

Veja o que escreve o Trudes!  Se no secundário houver um outro curto, não libera a voltagem!


Cláudio
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: wenderson Date: 29 Abr 2010, 18:54
Olá senhores !  bom, em fim resolvido!   depois de passar  o   primario e o secundario  e não encontrar nada que justificase a  inoperancia da fonte ,  (após  a substituição dos componentes que ja citei nos posts acima ),   desconfiei  do fet   STU9NC80ZI   que aparentemente estava bom !!    e não deu outra , feita a substituição a  tv  funcionou  !!  obrigado a todos!!  pela ajuda !!
OBS :   eu coloquei  no lugar um  SPP11N60C3   ,  está  funcionando , beleza  a mais de 2 horas  , mas eu pretendo mandar com o fet original  ok ?  abraço!
Re: tv philips 29PT458A inoperante By: trudes Date: 29 Abr 2010, 19:05
Ok Wenderson, obrigado pelo retorno e parabéns pelo conserto.
Páginas: 1