Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: eletronicagaucho Date: 31 Março 2010, 10:14
Uma prática muito comum e ao mesmo tempo negada pelas provedoras de acesso à internet: entenda melhor a polêmica e aprenda o que você pode fazer com relação a isso.

A grande maioria dos usuários de internet não percebem isso ou não se preocupam, mas uma pequena parcela deles, aqueles que fazem downloads grandes via protocolos de transferência, já notaram que em determinados horários ou para determinadas funções a internet fica muito mais lenta. Há uma estimativa que cerca de 10% dos usuários de internet no Brasil são responsáveis por 80% do tráfego de dados nas redes do país. Ou seja, sobram mais ou menos 20% de banda para a grande maioria dos usuários.

Pensando nisso, as provedoras de acesso à internet – ISP, do inglês Internet Service Provider – começaram algumas formas de moldá-lo, limitando o tamanho da banda para os protocolos que usam mais a rede, que são basicamente os de transferência de arquivos grandes. Esses são os protocolos P2P, como do Emule ou do Ares Galaxy, ou os Torrent utilizados amplamente por muita gente. Alguns provedores limitam inclusive a transmissão de arquivos via FTP, outro tipo de protocolo, usado para fazer transferências entre servidores.




Este tipo de prática é chamado de Traffic Shaping, o que significa literamente modelação de tráfego. Os provedores negam a prática por ela ser ilegal e camuflam muito bem a forma como isso é feito. Mas isso acontece para garantir que a maior parte de sua rede, que não utiliza esses protocolos de transferência ou não fazem downloads pesados, possa ter um acesso tranquilo a seu email, aos blogs que lê e até mesmo poder ver alguns vídeos no Youtube.



Veja mais . . http://www.baixaki.com.br/info/3078-o-que-e-traffic-shaping-.htm

http://www.abusar.org/traffic_shaping.html

****************************************************************

Semana passada , eu havia ligado para a Anatel fazendo um reclamação devido à este problema, pois na oi não adianat , vc reclama eles aumentam e em um dia está igual .
Pois como em geral a txa de download sempre está boa (algo em torno de 85 à 120kb/s) em diversos servidores e apenas nos servidores que baixo constantemente é que estava lenta (Rapidshare , 4Shared e EasyShare) , liguei pra Anatel e pedi provid~encias , pois a oi poderia estar praticando o ao Traffic Shapping  .

Até à alguns minutos atrás , minha internet que é de 1 Mega ( Oi Velóx) estava baixando entre absurdos 4Kb/s e 40 kb/s .

Uncionário da Oi ,me ligou (devido à reclamação que fiz à Anatel) e mandou fazer uns testes idiotas , em servidores que ninguem baixa (arquivo só para testes deles hehehe).

Acreditem se quiserem , ele desligou o telefone a Net voltou ao normal , só que secundo ele estava normal ,não tinha o que fazer !!
Me falou ainda que se eu quizesse ele mandaria o técnico, mas não haveria a nescessidade , ai eu falei , claro que não precisa enviar, eu sei que aqui tá ok     o problema é ai    .

Uma observação : Se vc testar com medidores de velocidade ,ela mede normal ,mas nestes sites que vc baixa muito eles limitam !

Telefone da Anatel : 133


Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: paulo52 Date: 31 Março 2010, 14:39
Ta  ai um  assunto  que  me  chamou  atenção , minha  net  e  de  2m ,  na  parte  da  manhã baixou  qualquer  arquivo  ou  filme  numa  boa  mas  a  tarde  e  uma  ingua ,  ja  baixei  filmes  de  700m  em menos  de  40 minutos na  parte da  manhã  mas  a  tarde  não  chega  aos  miseros  4Kbps  ou  as  vezes  b/s ,  e  uma  lastima .
Muito bom  esse  seu  topico , parabens.  .
Fiz  o  teste  sugerido  e  para alguns  itens  acusou  esta  pratica  abusiva das  operadoras .  :police: :police: :police: :police: :police:
Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: Claudio Carvalho Date: 01 Abr 2010, 07:22
Leandro.

É realmente uma tremenda sacanagem que as operadores fazem com o usuário da internet!

Eles anunciam uma velocidade X e mandam para o usuário - 2X !!

Eu sofro muito com isto aqui em Teresópolis!

Uma lástima que o povo não reclame de um abuso como este!

Eu já entrei no Juizado de Pequenas Causas   contra a OI duas vezes, uma delas já ganhei, mas foi em relação ao celular e pela velocidade da Internet vendida a mim, ainda não houve o julgamento!

Vou aguardar para postar a todos o meu caminho da via cruxis realizado!


Cláudio
Páginas: 1