Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: eletronicagaucho Date: 31 Março 2010, 10:00
Uma prática muito comum e ao mesmo tempo negada pelas provedoras de acesso à internet: entenda melhor a polêmica e aprenda o que você pode fazer com relação a isso.

A grande maioria dos usuários de internet não percebem isso ou não se preocupam, mas uma pequena parcela deles, aqueles que fazem downloads grandes via protocolos de transferência, já notaram que em determinados horários ou para determinadas funções a internet fica muito mais lenta. Há uma estimativa que cerca de 10% dos usuários de internet no Brasil são responsáveis por 80% do tráfego de dados nas redes do país. Ou seja, sobram mais ou menos 20% de banda para a grande maioria dos usuários.

Pensando nisso, as provedoras de acesso à internet – ISP, do inglês Internet Service Provider – começaram algumas formas de moldá-lo, limitando o tamanho da banda para os protocolos que usam mais a rede, que são basicamente os de transferência de arquivos grandes. Esses são os protocolos P2P, como do Emule ou do Ares Galaxy, ou os Torrent utilizados amplamente por muita gente. Alguns provedores limitam inclusive a transmissão de arquivos via FTP, outro tipo de protocolo, usado para fazer transferências entre servidores.




Este tipo de prática é chamado de Traffic Shaping, o que significa literamente modelação de tráfego. Os provedores negam a prática por ela ser ilegal e camuflam muito bem a forma como isso é feito. Mas isso acontece para garantir que a maior parte de sua rede, que não utiliza esses protocolos de transferência ou não fazem downloads pesados, possa ter um acesso tranquilo a seu email, aos blogs que lê e até mesmo poder ver alguns vídeos no Youtube.



Veja mais . . http://www.baixaki.com.br/info/3078-o-que-e-traffic-shaping-.htm

http://www.abusar.org/traffic_shaping.html

****************************************************************

Semana passada , eu havia ligado para a Anatel fazendo um reclamação devido à este problema, pois na oi não adianat , vc reclama eles aumentam e em um dia está igual .
Pois como em geral a txa de download sempre está boa (algo em torno de 85 à 120kb/s) em diversos servidores e apenas nos servidores que baixo constantemente é que estava lenta (Rapidshare , 4Shared e EasyShare) , liguei pra Anatel e pedi provid~encias , pois a oi poderia estar praticando o ao Traffic Shapping  .

Até à alguns minutos atrás , minha internet que é de 1 Mega ( Oi Velóx) estava baixando entre absurdos 4Kb/s e 40 kb/s .

Uncionário da Oi ,me ligou (devido à reclamação que fiz à Anatel) e mandou fazer uns testes idiotas , em servidores que ninguem baixa (arquivo só para testes deles hehehe).

Acreditem se quiserem , ele desligou o telefone a Net voltou ao normal , só que secundo ele estava normal ,não tinha o que fazer !!
Me falou ainda que se eu quizesse ele mandaria o técnico, mas não haveria a nescessidade , ai eu falei , claro que não precisa enviar, eu sei que aqui tá ok     o problema é ai    .

Uma observação : Se vc testar com medidores de velocidade ,ela mede normal ,mas nestes sites que vc baixa muito eles limitam !

Telefone da Anatel : 133


Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: Canmeira Date: 31 Março 2010, 10:39
Leandro,

Muito proveitosa a matéria.


Parabéns e obrigado mais uma vez!!
Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: assistecconfia Date: 03 Abr 2010, 01:09
excelente material vlw pelas dicas parabens...
Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: HernandHell Date: 05 Abr 2010, 20:06
Gostei muito. Essa eu não sabia.
Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !!! By: José Raimundo Silva Date: 19 Abr 2010, 12:07
 :-\  Pois é Pessoal!
Eu ainda não sabia que essas empresas desses serviços, como servidores de grande poste faria tal, eu até só pensava que só existia em pequenos servidores, bem como Internet local via Rádio e rede Intranet.
  Foi muito bom esse tópico, legal!!! :D
Páginas: 1