Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 123
TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 16:56
Aparelho: TV
Marca:    Gradiente
Modelo:   TF-2952
Defeito:   Sem imagem com linhas de retraço

Boa tarde amigos, esse aparelho chegou com dois resistores fumaceando na placa, r428 e 429 e descobri também o soquete do tubo já preto de tanto faiscamento, depois de soltar o fio de foco pude trocar os resistores que daí não queimaram mais(com o soquete em curto a alta tensão atingia eles), o fly-back estava ruim pois apesar de gerar alta nem acendia o filamento, após substituído fazia tanto barulho no anodo do tubo parecendo uma cachoeira, o capacitor C428 estava em curto, daí o tv ligou e sintonizou mas não tem imagem e a tensão dos 180 está em 223V, troquei tambem o CI amp. de RGB mas nada mudou, preciso de ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: jacunda Date: 25 Fev 2010, 17:01
Trocou o soquete?
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: owalcy-rj Date: 25 Fev 2010, 17:05
Verifique o resistor da linha dos 180v,pode está aberto.Boa sorte!!!
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 18:10
Esqueci de dizer mas já troquei o soquete e a linha dos 180 está com 220V no amp. de RGB, estou tentando mandar uma imagem mas não estou sabendo fazer, alguém pode me dar uma dica?
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 18:13
Eh! Eh! acho que deu certo, a tela está assim.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: jacunda Date: 25 Fev 2010, 18:15
Este tv usa IC no RGB, se sim, pode ser ele.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 18:22
Sim, mas já troquei e não adiantou.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: trudes Date: 25 Fev 2010, 18:41
E os capacitores da alimentação do RGB, já verificou?
Isso também é característico de falta de sinal proveniente do micronas.
Verifique os transístores Q5, Q6, Q7, verifique suas tensões e todas as alimentações do CI, verifique os circuitos dos pinos 80, 81, 82 e linha de ABL.
Em último caso, pode ser o micronas.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: jacunda Date: 25 Fev 2010, 19:00
Faz um teste. Desliga as três linhas do RGB, na placa. Liga a tv e vê se sai as linhas, depois vai ligando uma por uma e nos repassa como ficou a tela, ok?
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:12
Trudes, amanhã verifico tudo que você disse, mas os capacitores da linha dos 180V na placa do TRC já verifiquei e estão ok, desliguei (dessoldei) os pinos 1,2 e 3 do amp. de RGB e consegui os seguintes resultados
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:14
tela cinza
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:16
Tela cinza
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:19
Ressoldando pino 1, tela verde
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:21
Ressoldando também o 2, tela vermelha
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Percí Date: 25 Fev 2010, 20:35
Ressoldando o último é claro volta ao que estava, a tensão de +B está em 131 qdo deveria ser 125V(creio que a diferença é desprezível) mas a tensão que alimenta o CI de RGB está 40V acima do normal, não estaria aí o problema? Medindo o diodo que retifica a linha dos 180 na saída do fly-back( fora da placa) com o VOM parece normal.As outras fontes de fly-back por exemplo do vertical estão com + e - 16V qdo deveriam ser 14.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: trudes Date: 25 Fev 2010, 20:56
Perci, qualquer alteração na fonte principal, irá acarretar alteração em algumas alimentações secundárias. Os 180v por exemplo. Verifique a etapa de controle da fonte perto do fotoacoplador. Tem um resistor de precisão ali, que é responsável direto pelo valor da tensão de fonte. Não acredito que isso resolva o seu problema, pois está me parecendo o micronas, mas não custa conferir.
Aguarde mais dicas e orientações, antes de trocar ou atualizar o CI.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: jacunda Date: 25 Fev 2010, 21:19
A minha conclusão é: Como pensei, os três fios desligados tela cinza, isto quer dizer que a saida RGB está ok, só estou estranhando estas linhas de retraço, pois não deveriam estar presente com os três fios desligados, a não ser que o escreen esteja muito aberto. Quanto a tensão estar alta, é pelo fato de não ter sinal de video.
Ontem peguei uma U18, com um sintoma igual há este, e o culpado era um resistor de 220 ohms, aberto, o mesmo saia do pino B do micro.
No caso desta tv, eu apostaria no micronas. Como disse o Trudes:Aguarde mais dicas e orientações, antes de trocar ou atualizar o CI.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: Almeidaf Date: 25 Fev 2010, 21:38
  Procure o que o Trudes escreve, sobre a fonte,  Se essa voltagem é com o tv funcionando então esta alto demais, logico que o final ficará alto tambem . Veja os filtros do secundário (Veja!).  Acredito que esteja com esses retraços pois voce deve ter adiantado o Scrim. Veja o diodo D901 na placa TRC
teria que ver com o osciloscopio nos  pinos 72-72-73 se tem sinal de rgb do canal.para isolar o trc do micronas . depois, sim  centrar no micronas. Pelas trauletradas no trc provavelmente ele esta variado.


Desculpe ai Jacunda quando enviei voce ja tinha enviado .
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: luiz carlos hz Date: 25 Fev 2010, 21:40
troque este ci do rgb da plaquinha do tubo por um original.e tente regular o screen.troque esse soquete novamente por um comprado na autorizada,pois isso já me aconteceu,troquei o soquete e o tv ficou assim mesmo.
Re: TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço By: grandegill Date: 25 Fev 2010, 21:43
Olá amigos!

Talves isso ajude: Já peguei um aparelho ""Philips""  20", em que esse tipo de defeito era o ""TUBO"".

Acredito que não custa tentar.

Boa Sorte.


Páginas: 123