Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 20 Fev 2010, 23:54
Aparelho: TV
Marca:    Sony
Modelo:   KV-2959
Defeito:   Barriga lateral

Pessoal, peguei esta TV com a largura reduzida, com efeito almofada (pincushion). Fiz uma ressolda geral, e peguei um Transistor com as soldas bem ruins, justamente neste circuito. Refeita a solda, a largura ficou praticamente normal, só que agora fica uma barriga somente em uma lateral, que aumenta ou diminui conforme o brilho da tela. A dona da TV me relatou que este defeito já estava acontecendo antes. Já troquei eletrolíticos do horizontal.
Alguém já pegou esse defeito?


Obrigado a quem puder ajudar.
Fernando Azevedo

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: Claudio Carvalho Date: 21 Fev 2010, 07:29
Fernando.

Igual aquela que você apanhou de mim!  Fonte! corra na fonte dela, pois esta 2959 é aquela que tem a placa da linha de retardo virada para cima, né?

E não se esqueça do capacitor de largura dela!


Cláudio
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 21 Fev 2010, 21:38
Alô Claudio, na verdade não é igual não, é um pouco mais antiga, com tubo normal (não é tela plana). O capacitor da largura eu já verifiquei, agora vou partir para fonte então.

Um abraço,
Fernando.

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 23 Fev 2010, 18:23
Troquei os capacitores grandes da fonte, e não resolveu... Alguém tem mais alguma dica?

Obrigado,
Fernando Azevedo

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: trudes Date: 23 Fev 2010, 18:59
Já verificou todo o circuito de controle do pin cushion, diodos, transistores CI, etc?
Sabe entrar no modo de serviço?
Digite a sequência pelo controle: DISPLAY, 5, VOLUME+, POWER, com ela em stand-by.
Após isso, com as tecla 1 e 4 do controle remoto, vá até os endereços CPIN, PAMP e PPHA, e verifique se eles estão atuando com as teclas 3 e 6 . Faça isso com um gerador de barras ligado ao televisor. Caso estejam atuando, então tente fazer as correções necessárias. Vá até o endereço HSIZ, e veja se a largura está correta.
Atenção, todo endereço que você modificar, deve ser memorizado apertando as teclas MUTING E ENTER do controle. Irá aparecer a palavra em inglês WRITE em vermelho após a memorização.
Já faz algum tempo que não mexo mais com esses televisores. Portanto, se algum amigo quiser postar algo mais, esteja à vontado.
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 04 Março 2010, 18:22
   Opa amigo, obrigado pela ajuda, mas o defeito é variável, ou seja, em alguns canais aparece mais, outros menos. Acredito que seja de acordo com a luminosidade da imagem.

   Verificando o circuito do pin-cushion, verifiquei que a linha de alimentação do CI, que deveria ser 15V, está com 11V. Essa tensão é proveniente do secundário do flyback, assim como o -15V, que está normal. Já verifiquei na saída do fly o diodo, capacitores, etc, e está tudo normal. Ligado nesta linha tem também o CI vertical. Verifiquei os capacitores em torno, e está tudo certo. Alguém deve estar consumindo mais do que devia, mas não consegui descobrir quem!

   Pra piorar, o esquema que eu tenho não ilustra o circuito vertical, está faltando páginas!

   Alguma dicas dos colegas??

Obrigado,
Fernando.

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: Claudio Carvalho Date: 04 Março 2010, 19:26
Fernando.
Ainda aposto na fonte! Check a linha do +b e veja se faz alguma alteração quando ocorre o defeito!

Cláudio.

PS. Eu preciso falar com você, mas o seu celular nem pai de Santo é, não atende!
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 05 Março 2010, 12:31
   Desliguei o 15V do vertical, e a tensão estabilizou. Ou seja, acredito que a fonte esteja ok!. Já troquei CI vertical, repassei capacitores e resistores, e até agora nada!
   Alguém tem alguma dica??

Obrigado!

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: trudes Date: 05 Março 2010, 13:07
Esta tv não dá muito problema no circuito de ABL, mas já verificou.
E o ajuste de largura horizontal (HSIZ), está atuando?
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: Claudio Carvalho Date: 05 Março 2010, 16:33
Fernando.

Tenta trocar o cap de largura!

Cláudio
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: marcosbr Date: 05 Março 2010, 17:33
 Realmente o esquema é horrível.
Verifica esta pare, se der pra enxergar. kkkkkkkkk
Errei ai embaixo, é sony.
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: tioeds Date: 06 Março 2010, 11:06
quanto tem no +b,o dobrador da fonte esta funcionando?
Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: fernando.az Date: 07 Março 2010, 02:27
   Amigos, gostaria de comunicar que o defeito foi resolvido, pelo menos parcialmente. Troquei os capacitores da fonte, 2 diodos de sinal do pin-cushion, capacitores do circuito vertical, horizontal e abl. O defeito diminui uns 85%, restando ainda alguma irregularidade na lateral da imagem, que amenizei aumentando um pouco o quadro horizontalmente. Como é uma TV bastante antiga, e o dono já tem intenção de troca-la, não há necessidade de perder mais tempo com ela...

   Agradeço muito à todos que colaboraram!

Abraço,
Fernando.

Re: TV Sony KV-2959 Barriga lateral By: Claudio Carvalho Date: 07 Março 2010, 07:47
Fernando.

Tentou abrir um pouco o screen para ver se abriria o quadro normalmente?
É uma possibilidade, OK !

Mas se já deu como encerrada, beleza!

Mas tarde eu ligo para você!

Cláudio
Páginas: 1