Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: PESIGMA Date: 15 Fev 2010, 16:22
Aparelho: tv
Marca:    gradiente
Modelo:   tf 2951
Defeito:   tela vermelha

bom como sempre este e um defeito tipico que sempre da nesta tv. para resolver verif as polarizaçoes geral deste aparelho, como nao vi nada aparentemente ruim resolvi trocar i micronas e a epron com os dados gravados
e para minha surpresa ficou mesma coisa alguem agora pode me dar um auxilio


Obrigado a quem puder ajudar.
pesigma

Re: tv gradiente tf 2951 tela vermelha By: Claudio Carvalho Date: 16 Fev 2010, 07:35
Pesigma.

Me admiro você, um  técnico já bastante experiente para não sair trocando componentes sem a determinada certeza de que esta ruim!

Veja, trocou o cérebro do aparelho a toa...  Rapaz, a primeira coisa a se ver é o RGB nestes casos, pois a partir dali é que você irá começar a ter uma noção do que poderá ser!

Tudo bem com RGB até a sua chegada a PCI, o secundário dele se por um TDA ou se por transistores deverá ser checado!

Tudo bem até ali, então parta para o CRT, e assim sucessivamente!

Cara, eu as vezes fico imaginando como pode uma técnico experiente como você, se deixar levar pelo imediatismo do conserto, sem uma pesquisa básica!

Mas tudo bem, faça os procedimentos que escrevi, e depois me mande a resposta, OK!


Cláudio
Re: tv gradiente tf 2951 tela vermelha By: lourival Date: 16 Fev 2010, 10:33
claudio o claudio, quem de nos ja nao vez isso,ate eu amigo e nao foi uma vez so nao,ai pesigma a primeira coisa a se fazer e medir tensoes ,compare as tensoes de cada canhao R>G>B e veja se ta diferente do RED se tiver de uma geral na linha do vermelho(RED).vai aqui uma dica que aprendi dos mais velhos,quando for fazer qualquer diagnostico a primeira coisa a fazer e...... medir as tensoes,aqui na minha cidade tem muitos tecnicos que em vez de medir as tensoes vao primeiro trocando peças, ai quando nao tem mais saida recorrem pedindo ajuda de eletronica em eletronica.
Re: tv gradiente tf 2951 tela vermelha By: lourival Date: 16 Fev 2010, 10:38
mais uma que aprendi essa nao foi com os velhos nao,quando comecei ouvia sempre o ditado o bom tecnico conserta o aparelho sem esquema,eta mentira,pois o bom tecnico conserta de preferencia com o esquema,ai ta as tensoes as linhas de raciocinio,os componentes e seu devido valores,para um conserto rapido e comfiavel.
Re: tv gradiente tf 2951 tela vermelha By: PESIGMA Date: 16 Fev 2010, 11:43
bom pessoal depois desta lavada , eu tenho ao menos o direito de responder em minha defesa.qundo disse troqueii micronas, nao foi no acasso.
vou dar detalhes.se voce puderem observar no pino 73 do micronas sai um atensao que vai a base de q5 que tem sua polarizaçao determinada por r23 e r26 lembrando que este transistor e pnp e uma tensao de 5,6 volts que vai ao emisor e na base uma tensao de 5 ,volts via resistor r 24 150 r este transistor q5 trabalha em meia conduçao o resistor de 220 r ligado ao coletor determina a corrente de polarizaçao que deve estar em mais ou menos 2 vezes e meia, como se o transistor trabalhaçe como um resistor variavel.a partir dai medi a tensao no pino 73 e monitorei o sinais rgb e pude notar que mesmo a tensao estar masi ou meno iguais, este pino 73 estava levemente mais baixo, lembrando que o tr q5 e pnp , com a tensao levemente mais baixa o q5 conduz mais aumentando a corrente circulante entre coletor e emisor elevando a tensao em r26 e simultaneamente ira ao pino 3 do conector do cinescopio e no pino do ci tda 6107 como este se encontrava bom, vendo um aquecimento meio fora do normal do micronas
deduzi que o mesmo estava ruim,
resumi la em cima para facilitar a leitura, outra coisa e importante sempre trabalho com esquema na mao, ele e o mapa da mina kkkkkkkkk
do dimdim, mas aguardo uma ajuda dos colegas
Re: tv gradiente tf 2951 tela vermelha By: csouza Date: 16 Fev 2010, 12:38
Pesigma,tem certeza que voce está com o esquema correto?No esquema que eu tenho aqui da tf 2951,o saida de video não é o TDA 6107 e sim STV 5109.
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: PESIGMA Date: 16 Fev 2010, 18:26
desculpe a minha falha realmente e tf 2952  me desculpe
obrigado por me corrigir.

Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: Claudio Carvalho Date: 16 Fev 2010, 18:46
Gente.

Sem comentários!


Cláudio
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: PESIGMA Date: 17 Fev 2010, 09:42
alguem sabe me dizer se existe algum teste estatico de testar um tubo
desconfio dele.
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: Claudio Carvalho Date: 17 Fev 2010, 14:16
Pesigma.

Rapaz, mais uma vez...  Cara, coloque até mesmo em um de 20" que saberá!  a única coisa que não vai bater é a convergência e a geometria!


Cláudio
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: PESIGMA Date: 17 Fev 2010, 17:17
positivo grande claudio
e olha tenho um respeito muito grande pela sua pessoa
sempre ai me ajudando obrigado

Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: Claudio Carvalho Date: 17 Fev 2010, 17:32
Pesigma.

Eu também o tenho em grande consideração, mas não é por sarcasmo que dou estes toques em você e em muitos aqui!
É para que fiquem atentos ao que se passa na realidade! Fazendo isto, com toda certeza vocês irão se lembrar sempre que tiverem um caso semelhante, não acha?

Se fosse para escrachar, seria em outro tom a minha resposta, o que não é o caso!

Abraço a você.


Cláudio
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: jose gomes Date: 19 Fev 2010, 16:39
Pesigma, aqui nos resolvidos "rgb ou tubo"
Re: tv gradiente tf 2952 tela vermelha By: PESIGMA Date: 20 Fev 2010, 15:42
ai pessoal realmente o tubo esta con defeito
agora e so correr atras de u tubo
e ja era
claudio obrigado , pessoas com o seus bom senso que faz deste forum forte.

Páginas: 1