Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 12
Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 14 Fev 2010, 08:18

Bom dia turma.

O seguinte: Estou diante de um fenômeno da natureza, pois tenho uma pequena propriedade na baixada Fluminense e nestas ocasiões do verão, é sujeita a fenômenos atmosféricos de grande amplitude!

Dai, quase sempre tenho problemas de queima de equipamentos em casa!

Bem, estou tentando proteger técnicamente a propriedade e estou partindo para fazer um aterramento um pouco mais complexo na casa em questão!

Alguém tem um conhecimento maior para que possa me auxiliar? Em como faze-lo e não só da residência, mas na entrada do A/C também!

Sei que existem centelhadores de linha de entrada e mais alguns métodos de proteção, que não estão disponíveis na internet!

Pergunta: - Alguém poderia me auxilar diretamente?
Eu agradeceria se quem teve problemas ou tem conhecimento de um tipo de aterramento mais eficaz e puder me ajudar, eu agradeceria!

Obrigado a todos que lerem e responderem!


Cláudio


PS.  Olha, não vou colocar outro nome não, pois tem aquela colega lá no reparação que " chove " resposta em qualquer tópico dela... Dai, vamos aguardar aqui o que eu recebo de respostas...rsrsrsrsrsrsrs
Editar/Remover Mensagem

Re: Preciso de ajuda. By: csouza Date: 14 Fev 2010, 15:27
Se ligou na gata tambem.rsrsrsrs.mas acho que a foto é falsa. :-X :-X
Veja ,se entendi bem o problema é com raios.Então voce realmente precisa de cercar a propriedade de "para-raios".Sabemos que o raio cai no ponto mais alto em relação a terra,então partindo desse principio,voce deve construir hastes condutoras bem mais alto que a propriedade conduzindo diretamente para o solo.No A/C ja esta aterrado na caixa de medidores de entrada,porem,voce pode reforçar essa proteção internamente no quadro de disjuntores,ligando o neutro do quadro também à terra.

Se voce ainda não viu esse linck ai, da uma conferida.

http://www.ibytes.com.br/eletronica.php?id=643
Re: Preciso de ajuda. By: antesateletronica@terra.c Date: 14 Fev 2010, 17:15
Complementando o que o amigo csouza disse Claudio,...você tem que observar o nível de minérios que o  solo apresenta. se conter muito minério de ferro , terá que fazer um aterramento mais preciso e profundo com menos resistência possível...usando elementos condutivos para tal...assim tanto elementos negativos como positivos se evacuarão pelo solo...


mas quanto a proteção via  rede...isto você terá que ver qual a distancia do  transformador  da companhia de energia até sua residência ....ex: distancia do poste a sua casa... se for muito longo esta distancia pode haver variações de rede...havendo a necessidade de um banco de capacitores fornecido pela companhia de energia  ou você colocando um transformador isolador por sua conta...sendo assim com este trafo individual você terá resolvido seu problema, porem inviável no orçamento ok? ..


o mais apropriado seria você acionar a companhia de energia elétrica para dar uma verificada em sua rede ...pode haver algo errado na linha entre o poste a sua casa ok?...se for o caso eles resolverão para você amigão...
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 14 Fev 2010, 19:44
Pessoal.

Legal você terem respondido, apesar de não colocar um nome feminino e fictício!

Mas é o seguinte:  Eu sei do básico, sou formado em alta e baixa, mas eu queria saber se há alguma novidade no mercado de eletricidade !

Eu vou colocar 3 filtros de linha na rede e fazer o aterramento necessário na casa, mas o que eu gostaria mesmo é de saber se há novidades, OK!

Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: antesateletronica@terra.c Date: 14 Fev 2010, 20:06
 :o :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X


ok Claudio...desculpe pela estupidez ...vou dar uma analisada nisto para você ok?...atuei muito na área de fatores de potência tempos atrás...


trabalhei na CRT do rio grande do sul como técnico em telefonia instalando trancepitores (monocanal) em area rural..e para tal tinha que fazer aterramento para evitar estaticas de raio para não queima-lo...sem contar os pabx de 8 placas troco e 200 ramais  :'( :'( :'(


queimavam feito loucos mesmo com toda prevenção que tinha-mos...


vou ver aqui se acho um projeto que fizemos pata amenizar as queimas e te retorno ok?.. isso se ja não o joguei pro lixo.. :-X :-X


abraços
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 15 Fev 2010, 06:31
Max.

Mandei uma Mp a você, bom dia!


Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: klein Date: 15 Fev 2010, 09:10
amigo Claudio eu tinha um problema deste no meu sitio.
éra final de linha com mais  de 200 m,  meu amigo queimava de tudo, lampadas com filamento éra comprado em caixa, lampadas eletronica estas economica nem pensar, só para você ter idéia?
cada trovaoda que dava não escapava nada que estive se na tomada mesmo desligado.
eu coloquei 6 haste de 3 metros cada, ao longo da linha onde tinha ponta de fio coloquei uma haste aterrando.
hoje eu uso só lampadas economica, nunca mais queimou um aparelho, veja bem o que queima os aparelho, é o que entra no fio terra, toda descarga eletrica de raio atinge o fio terra, cuidando deste é problema resolvido?
tambem mudei a minha rede para subterranea com cabo sintenax tudo estanhado as emendas e isto foi para dar economia, fiz isto a 8anos atras, pois eu tinha 2 problema um o de queimar os aparelho, o outro éra com a fatura muito alta, na época eu pagava 120,00 por mês depois da mudança passou para 40,00 hoje eu gasto 100,00 por mês, veja quanto tempo mais tarde, e ainda não chegou no que eu gastava!
um abraço
Re: Preciso de ajuda. By: jacunda Date: 15 Fev 2010, 13:14
Claudio, boa tarde!
Eu tenho aqui um centelhador que foi feito por mim mesmo, usando apenas uma união de 3/4 de PVC e dois pedaço de fio de cobre, bitola 14, bem apontados e enfiados na união, as duas pontas ficam a 1mm separadas.
Eu uso em minha casa e tem funcionado muito bem.
Se vc. quizer te mando uma foto, é muito facil de fazer.
Albino.
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 16 Fev 2010, 06:45
Klein.

Obrigado pela resposta!  Mas a sua sugestão é super válida! Sim, eu já tenho um aterramento que fiz em volta da casa e passei a 3ª linha de terra, sem misturar com a terra da Cia. de eletricidade!

A minha linha de chegada (trifásica) eu coloquei aérea, dai minimizei mais ainda a incidência de descargas, mas o que esta acontecendo atualmente é no mínimo estranho, pois aumentou em muito ( pelo menos aqui na região ) a incidência de raios e descargas cada vez maiores e piores, dai vez ou outra, sou pego ainda de surpresa, queimando equipamentos mais sensíveis a variação de energia!

Albino.

Por favor, envie para mim a sua " engenhoca " , pois estas costumam ser as melhores do que as padronizadas...  Eu vou colocar um filtro de linha com centelhador em cada fase já, pois acredito que vá minimizar um pouco mais a  possível queima de aparelhos!

Fico no aguardo de você, OK!

Não tem pressa não, só farei estas mudanças no inverno, dai só estou colhendo informações para melhorar o que já é razoável!

Abraços a vocês e bom Carnaval, que é hoje!!!


Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: jacunda Date: 16 Fev 2010, 10:46
Vou te enviar a foto e desenhos do centelhador para vc. enteder bem o funcionamento.
Abraços.
Albino.
Re: Preciso de ajuda. By: jacunda Date: 16 Fev 2010, 18:44
Claudio, Taí a foto é apenas pra vc. ter uma ideia de como fazer.
Tô enviando uma outra pagina com desenhos, com mais detalhes, qualquer duvida, me manda uma MP.
Ha! acho que não é necessário dizer que tem de ter um bom  aterramento, com pelo menmos três barras de cobre, e aterrar também o neutro.
Como sei que vc. além de eletronica também e´fera em eletricidade, não terá dificuldades.
Albino.

Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 16 Fev 2010, 18:51
Albino.

Obrigado, vou copiar e colocar em prática!

Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: jacunda Date: 16 Fev 2010, 19:18
Outra coisa, que esqueci de mencionar.
Tem que ficar em um lugar que não pegue chuva.
Albino
Re: Preciso de ajuda. By: mw Date: 16 Fev 2010, 19:33
OI , Claudio sou Amilton de Toledo entro como mw. tenho feito  aterramento o ultimo foi em uma fabrica. bom usamos um aterramento de 25 mts, com 25 astes. tudo bem até agora.  mas no seu caso se tiver um espaço no sitio eu aconselho a usar uma torre de uns 15 mts de altura e uns 20 mts de sua propriedade. use astes boas grossa pois as finas são mais baratas  mas só tem um banho de cobre  coloque a torre e seis aste cada lado o total da 12 astes, mas pode fazer com apenas seis astes boa sorte. :laugh:
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 17 Fev 2010, 06:34
Albino.

Obrigado pelo retorno, mas eu já havia visto que como você desenhou não poderia haver contato com a terra, pois senão não há eficiência no propósito!

Amilton.

Obrigado por me responder, mas é o seguinte:  Eu não gosto de para-raios, pois ele além de atrair o raio também descarrega pela proximidade a descarga !  Dai, quem e o que estiver por perto, leva a sobra!
Sim, eu tenho um problema sério de raios/descargas mas eu sei que não é finito, pois por mais que a gente se proteja, se o raio cair por perto, não tem proteção que resista !

Eu já fiz aterramento em fábricas aqui, mas é diferente a ação do que eu pretendo!

Mas mesmo assim, eu agradeço e se você tiver alguma literatura sobre o assunto, por favor me mande!


Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: Barriga Verde Date: 17 Fev 2010, 08:14
Cláudio...

Ví hoje em uma reportagem sobre o assunto...

Supressor de surto!!!!

Coloca-se nas entradas de rede elétrica, telefone, Tv... enfim toda a fiação que entra na residência, protegendo tudo...

Palavras de um Eng. eletrico que dava entrevista, na reportagem!!!

Convém pesquisar para ver se serve para o seu caso específico...

Abraço...

B.V.
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 17 Fev 2010, 14:12
Barriga.

Obrigado, mas onde pesquisar?

Abraços!


Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: Barriga Verde Date: 17 Fev 2010, 14:18
Cláudio...

É só "jogar" no google:

Supressor de surto ou protetor de surto...

E terás tudo: O que é, como funciona e onde encontrar!!!

Tomará que seja útil para o seu intento...


B.V.
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 17 Fev 2010, 14:26
Barriga.

Agora sim, tenho onde procurar!

Vou faze-lo e depois respondo!


Obrigado!


Cláudio
Re: Preciso de ajuda. By: Claudio Carvalho Date: 20 Fev 2010, 21:10
Pessoal.

Ainda estou procurando mais literatura sobre o assunto, quem tiver guartdado ai nas gavetas, eu quero tudo!

Vejam o que me enviou o Albino!  Artesanal mesmo e que irei colocar em prática assim que o inverno chegar, pois não quero fazer a moda cacete!

Quero fazer com calma e ciência da coisa!


Cláudio
Páginas: 12