Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 12 Fev 2010, 17:20
Aparelho: tv
Marca:    panasonic
Modelo:   tc-29s10
Defeito:   queima o fusivel

ESTA TV CHEGOU INOPERANTE ,FONTE QUEIMADA, COM R872= 2R7/5W ABERTO , C878=330 mf/315v estufado. FEITA A TROCA A TV LIGOU NORMALMENTE,FUNCIONANDO POR HORAS E AO DESLIGAR E RETORNAR A LIGAR ELA QUEIMOU O FUSIVEL.
FEITA A TROCA DO FUSIVEL ,ELA QUEIMA UM ATRAS DO OUTRO E AO LEVANTAR A PLACA PARA REPAROS POR POSSIVEIS SOLDA FRIA E NAO ENCONTRANDO , RESOLVO LIGA-LA E ELA FUNCIONA NORMALMENTE . AI É SO DESLIGAR E LIGAR E ELA FUNCIONA NORMALMENTE.
ESTA TV ESTA DOIDONA, JA CHEQUEI SOLDA FRIA , JA TROQUEI PONTE RETIFICADORA, JA CHEQUEI A FONTE TODA , ESTA FONTE É SEPARADA , É UMA PLACA INDEPENDENTE, JA CHEQUEI OS FIOS QUE VEM DA PLACA PRINCIPAL , JA CHEQUEI O BASICO,EXISTE NA ENTRADA AC UM CRA802 E CRA803 (130PF 3.6M OHMS/125 VAC )  PARECIDO COM UM CAPACITOR DE CERAMICA,SERA QUE TAIS ESTAO PROVOCANDO O CURTO .
SE ALGUEM PODER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.


Obrigado a quem puder ajudar.
JOAO

Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: Claudio Carvalho Date: 12 Fev 2010, 18:09
Colega.

Trilha, reveja as trilhas do horizontal dela, acho que pode encontrar alguma partida...


Cláudio
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 13 Fev 2010, 14:08
Ok. Vou verificar as trilhas . So para esclarecimento os cra802 e cra803 que mencionei sao chamados decapristores, eles ficam ,cada um em uma linha da entrada do AC , ja os tirei fora do circuito e estao normais aparentemente.
Agradecido , ate mais.
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 13 Fev 2010, 14:38
Ola claudio. ja verifiquei e esta aparentemente normal, aproveitei sua observaçao ja que o fly back esta fora da placa ,eu  enverguei a placa dos dois lados para ver se havia rachado e nada , a placa esta intacta . Hoje na parte da manha pus ela para funcionar e por uns 10 minutos ela funcionou normal ,ai desliguei e liguei novamente e ela nao aparecia imagem, pois ao abrir o screen ,apareceu uma tela clara ,mas com linhas de retraço, sem imagem, mas aparece as letras com a identificaçao dos canais,quando mudo o canal. A TV LIGA MAS SEM IMAGEM, CADA HORA É UMA COISA DIFERENTE.   
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: sidney grabowski Date: 13 Fev 2010, 17:25
amigo quanto a queima de fusivel voce com certeza tem um curto brabo na fonte veja os fios de uma placa pra outra ja que voce disse que essa fonte é separada mais tem curto por ai
e quanto o brilho vir com tela branca e retraços da uma conferida na alimentaçao dos 180volts ou pouco mais!
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: sidney grabowski Date: 13 Fev 2010, 17:28
resolde tambem os conectores da fonte e da placa!
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: siatec Date: 13 Fev 2010, 17:34
sidney favor ler com mais atenção a colocação do colega. como pode ter um curto brabo na fonte se a mesma funciona- vez ou outra ela da pane  vamos ler com mais atenção
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: sidney grabowski Date: 13 Fev 2010, 20:21
e o que poderia estar fazendo queimar o fuzivel?
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: Claudio Carvalho Date: 14 Fev 2010, 06:31
Sidney.

Muitas coisas sem ser um curto pode fazer o fusível queimar sem mais nem menos!
Uma fuga de alta pode queimar um fusível, uma trilha aberta também!
Não é só curto em si, que queima fusivel, pois se assim o fosse, quando você pegou um aparelho com um fusível queimado, seria curto?

O que o Siatec escreve procede em muito, eu mesmo revisaria a alta do aparelho!  Veja que ele agora esta dando outra causa a este efeito dominó de avarias!

Colega Jomtec.

Mais uma vez vamos lá!  Este chassi não costuma dar dor de cabeça em técnicos! Eu olharia com uma lente o +b dela até a fly, e se possível, concentre-se no drive H., pois esta me parecendo que ali esta uma das causas disto que nos passa!
Resolde com um ferro mais potente que tiver ai na sua bancada, os pontos cruxiais do +b, inclusive a pinagem do fly e não se deixe enganar por uma solda " bonitinha" , OK !

Quanto a tela escura, ai já deve ser outra coisa e até mesmo solda fria!
Me responda, qual a sua região ai?
Só por curiosidade, OK!

Aguardo resposta!


Cláudio
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 14 Fev 2010, 11:22
Bom dia. Me chamo joao ,tenho moradia em Sao Vicente , Baixada Santista, minha rede eletrica predominante é 127v, em relaçao a tv ,andei procurando tutoriais da mesma e consta lendo num boletim meio vago que esta tv ,pode-se regular a tensao de entrada via setup, nao entendi muito o proceder do edital, mas me pergunto se a mesma nao é somente 220v de entrada. Sobre trilhas e curtos entre fios e outros meios que possibilitariam o curto ,verifico todas as vezes que posso, é o que mais faço, ja verifiquei as bobinas e os ptc´s ,estou procurando capacitores com capacitancia baixa, curto na area de standy by, curto nas chaves do teclado frontal, diodos com fuga, ci´s str trocados, testei o saida horizontal eo drive horizontal fora do circuito, linha do + b , chequei o vertical , desliguei a bobina  desmagnetizadora,coloquei um fusivel para 4a/220v .E o que os amigos citam vou atras.
vou fazer mais uma revisao no que os amigos citaram.
muito obrigado ,volto logo.
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: marcosbr Date: 14 Fev 2010, 12:26
 Desligue os componentes da desmagnetização.
Veja também este boletim.


Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 14 Fev 2010, 13:12
grato pela informaçao. Estes procedimentos eu ja os fiz, assim como substituir o capacitor de 10uf por um de 1uf (c 880 ) e fusistor 2r7 (r872) por um de 1.5, conforme boletim da panasonic.
Agradeço a informaçao ,fico grato pela atençao, eu fico aqui revisando tudo de novo, vou lavantar os trafos da placa e especionar-los,e em ultimo caso vou substituir o fly back.
Ate mais.
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 14 Fev 2010, 13:16
Citação de: jomtec online 14 Fev 2010, 13:12
grato pela informaçao. Estes procedimentos eu ja os fiz, assim como substituir o capacitor de 10uf por um de 1uf (c 880 ) e fusistor 2r7 (r872) por um de 1.5, conforme boletim da panasonic.
Agradeço a informaçao ,fico grato pela atençao, eu fico aqui revisando tudo de novo, vou lavantar os trafos da placa e especionar-los,e em ultimo caso vou substituir o fly back.
Ate mais.

Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 19 Fev 2010, 13:23
BOA TARDE. ESTOU RETORNANDO PARA AVISAR QUE NAO RESOLVI. A DEIXEI FUNCIONANDO O DIA INTEIRO EM 220V E QUANDO DESLIGUEI E A LIGUEI , ELA SIMPLESMENTE QUEIMOU O FUSIVEL, AI TROQUEI POR UM FUSIVEL DE 5A/250 NORMAL,TROQUEI OS PTC´S , PONTE RETIFICADORA, DESLIGUEI A DESMAGNETIZADORA,TROQUEI UM SCR DA FONTE,SEGUI OS BOLETINS DA PANASONIC A RESPEITO DESTA TV , TROQUEI OS SCR NOVAMENTE ,REVISEI A TV TODA ,ESTOU DESCONFIADO DE 02 CAPRISTORES QUE FICAM NA ENTRADA DO CABO DE REDE, JA OS TIREI E MEDI E NADA ,APARENTEMENTE ESTAO NORMAIS , ALGUEM TEM O MANUAL DE SERVIÇO DESTA TV,AQUELE QUE ENSINA SEU FUNCIONAMENTO, O ESQUEMA EU JA TENHO.  ATE O MOMENTO AGRADECIDO.


Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: tioeds Date: 19 Fev 2010, 13:36
aconselho utilizar lampada em série,ira te auxiliar na analize e evitara queima de fuzivel,e de seguir as orientações do marcos ligue a tv sem os componentes citados a checagem deles fora do circuito engana
Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: marcosbr Date: 19 Fev 2010, 13:53
 João.
Voce não corre risco se retirar estes componentes do circuito. (nenhum)
Se não queimar o fusível novamente, voce elimina a etapa da desmagnetização.
Este defeito pode ser cauzado até mesmo pelo soquete do fusível, basta centelhar.
Se esta desconfiado, ja devia ter trocado os capacitores. O defeito é simples, basta trabalhar com calma.
Não existe manual de entrada A/C
Um abraço.

Re: tv panasonic tc-29s10 queima o fusivel By: jomtec Date: 24 Fev 2010, 14:32
BOA TARDE . VEM ESCLARECER QUE AINDA NAO CONSEGUI RESOLVER ESTA TV ,PORQUE ESTIVE ATAREFADO COM OUTROS ASSUNTOS E O DONO DA TV FOI VIAJAR E SO VOLTA DAQUI UNS 20 DIAS.
AGRADECIDO.
Páginas: 1