Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Monitor LCD LG - Flatron 19" L1910S Fonte em modo proteção intermitente. By: matrix57 Date: 28 Mar 2010, 10:21
Aparelho: Monitor LCD
Marca:    LG - Flatron 19"
Modelo:   L1910S
Defeito:   Fonte em modo proteção intermitente.

Este Monitor liga e desliga de modo intermitente, não abre video (imagem), por questões de falta do diagrama desta fonte, encontrar o defeito esta um pouco complicado, mas vou dar um resumo do que foi feito, então:
Checado estagio primário da fonte onde foram testados, retificador e filtragem ok, R104 = 100K, ok.; C103 = 222K, ok.; C107 = 0,47mF/50V foi substituido.; R111 = 0R56/2W, ok.; D101 e D102, ambos, ok.; Q101 = 7N60B, substituido.; C109 = 33mF/63V, ok.; U101 = Fan7601, substituido.
Então, a fonte parte, chaveia, mas de forma ciclica, em intervalos de pouco mais de 1 segundo, desliga e volta a rearmar.
Saudações e abraço,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 29 Mar 2010, 20:58
Amigão.não tenho o esquema aqui comigo...mas tenho algumas fontes de monitor lg....se você colocar a foto de sua fonte , faço a comparação aqui e ai sim poderemos resolver seu caso ok?...
isso se for a mesma das quais eu tenho aqui....


este seu modelo é usado fonte + inverter interno...pois o modelo 1900a usa a fonte separada(externa)


abraços ...
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: Canmeira Date: 30 Mar 2010, 01:00
Matrix,

Já testou as lâmpadas individualmente?
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 01 Fev 2010, 13:40
Boa tarde Colegas! Carlos Meira e Antesat.

Como já citei no inicio do tópico, a principio e defeito esta na fonte, já troquei os componentes chaves que formam o oscilador PWM e driver de potencia e associados. No coletor de Q101, temos 307V, no pino 2, CS/FB tamos 0,35V, ??, no pino 7, Vcc, temos 10,2V, ?? e no pino 8, Vref = 1,2V, ?? de modo flutuante, esse que é o problema, algo esta errado, pois pra que exista regulagem dos +12Vcc na sída de U202 (KIA78R12AP), é necessario que no pino 1 Vin tenha pelo menos 15....18v, senão nada feito e o que eu tenho no pino de U202 é apenas 10,2V, acho que o problema pode ser o oscilador, o driver de potência ou o trafo, o que vocês acham????
Testei todos os capacitores de filtro do secundário +12V, OK, inclusive o retificador, OK.
Postei o rascunho do esquema da fonte em: Esquemas Links & Dowloads, mas passa no anexo. Aguardo comentarios.
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 01 Fev 2010, 18:32
esta muito difícil de identificar e visualizar, mas vamos ver se da para ajuda-lo com isto ok?..


aguarde nosso retorno amigão..
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: Canmeira Date: 01 Fev 2010, 20:57
Matrix,

Se ao retirar esse CI permanecer sem a voltagem de entrada nos pinos 1 e 4, acredito que o problema esteja na linha que sai do capacitor C203 para o inverter, ou até ele mesmo.




Boa Sorte!!!
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 01 Fev 2010, 21:17
Boa Noite!
Ola prezados, Carlos Meira e Antesat!
Antesat, clique em cima da imagem e imprima, fiz o teste e a impressão fica boa.
Carlos Meira, para melhorar  a analise do defeito, temos a seguinte situação: A fonte esta isolada do circuito do inverter, somente uma pequena carga nas saidas +5Ve +12V de +/- uns 30 mA., então a tensão +12V fica pulsando e o +5V quase estavel, conforme já descrevi, saida (+12V) muito baixa, apenas 10,2 em C203, ou pino 1 de U202 (KIA78R12API), ficou claro agora?
Saudações e abraço,
Matrix57.
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 01 Fev 2010, 21:59
Este regulador da muito problema de instabilidade (perda de corrente) amigo matrix...desligue o pino1 (in) e veja se a tensão de entrada se estabiliza ....caso positivo troque-o e aproveite para trocar o c-203 que o MEIRA  te disse...


mas acredito mais na possibilidade do oscilador estar ruim..pois é sempre ele que acabo trocando em certas fontes de monitor lcd que pego por aqui ok?...
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 02 Fev 2010, 10:10
Bom dia Antesat!
Já testei o C203, esta OK, se tá bom não tem porque trocar, já retirei o CI-U202, regul. +12, esta fora, e a tensão, vou repetir, pino 1 - Vin indica max. 10,2 Volts. conectado apenas uma pequena carga de +/- 30 mA.
Saudações,
Matrix57.
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 02 Fev 2010, 21:36
AMIGO matrix,.. desligando pino 1 do regulador e medindo pela bobina L-201 deveria estar +/- em torno de 18v...isto acontece?...
caso negativo...verifique cap/ c-202...
caso positivo...verifique kia78r12
deixando desligado o pino 2 do regulador , verifique se os 12v aparece no pino 2


veja bem amigão..isto  levando em consideração que os 5v estejam fixos e presentes.
estamos indo pelo que você relata ok?...
ficamos no aguardo ..abraços








Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 02 Fev 2010, 22:44
Caro colega Antesat!
Como mencionei anteriormente, o CI-U202, regul. 78R12, esta fora, desconectado e na anilha do pt solda do pino 1 Vin, chega apenas 10,2 V, então como é que este regulador vai regular +12, impossivel, todos os componentes do secundário +12V foram testados e estão boãos,ok.       
Bem, isso me leva a crer que o problema esta no oscilador PWM e seus componentes associados, pois na face oposta do impresso os componentes são SMD, resistores e capacitores, os resistores sem problema, estão com seus valores impressos, mesmo que minusculos, mas nos capacitores não existe nenhuma indicação de valor, como vou saber seu valor de projeto? se existir ali um com valor alterado ou com defeito, como vou saber o seu valor original?
Ai o bicho pega. Então por isso vou me concentrar agora na etapa primária da fonte, acho que é la que esta o problema, fonte oscilando no secundario, a coisa começa no primário, certo? Novidades volto a informar
Saudações e abraço,
Matrix57.

Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 02 Fev 2010, 23:16
Amigo matrix..acho que não entendeu minha pergunta..mas tudo bem...resumo..retirando o regulador fora da placa..teria que aparecer a tensão que alimenta o regulador...certo?....esta tensão se eleva sem o regulador a +/- 18v pela comparação de outra fonte que tenho aqui ok?...note que o pino 4 esta em modo on...esta linha esta polarizando Q-201 e alimentando U-201 atraves de R-214,.. mesmo sem o regulador..através do J-207.
...sendo assim..se retirado o regulador e a tensão ainda não se apresenta ma bobina L 201 ...nos resta os componentes que citei...


mas mesmo retirando o regulador..., a tensão estiver  oscilando e pulsando...para que condenemos o oscilador... a  tensão de 5v teria que estar também oscilante ok?...
se for este o caso. realmente o defeito passa a ser na fonte primaria .


sendo mais provável o oscilador com defeito...



Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 06 Fev 2010, 09:23
Bom dia a todos!
Sobre a questão de valores dos capacitores SMD, não tive nenhuma sugestão, mas me ocorreu que, se alguem tiver o esquemário original de fabricante de uma fonte similar usando também o CI-U101/Fan-7601, la poderiam estar indicados os valores destes capacitores, será talvez?
Saudações,
Matrix57.
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Fev 2010, 11:35
Amigo MATRIX...algum progresso nesta fonte ???
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: matrix57 Date: 25 Fev 2010, 16:08
Ola, caro Antesat!
Bem, a situação ficou assim: Conforme o circuito que passei, temos C106; C104 e C105, sendo que estes capacitores SMD são bastante criticos no funcionamento do circuito e ao testar C104 e C105, respectivamente (272 e 104) os seus valores estão bastante alterados, já estou a mais de uma semana tantando descobrir um fornecedor para estes Cap.SMD, porem na minha cidade nada, agora estou pesquizando em São Paulo, vamos ver se tenho sorte, caso contrario vou partir para PCI´s sucatas com componentes SMD, o mundo ja ta cheio desse lixo, talvez então tenha sorte.
Suadações e abraço,
Matrix57.
Re: Monitor LCD LG - Flatron 19\ By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Fev 2010, 18:04
Obrigado pelo retorno amigo MATRIX....estou na procura de algum detalhe sobre estes componentes para se possível te ajudar, mas realmente é complicado...qual quer novidade te aviso por aqui e ficamos no aguardo de seu progresso ok?...
abraços ...
Páginas: 1