Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 15 Mar 2010, 11:09
Aparelho: TV
Marca:    Cineral
Modelo:   TS2933N
Defeito:   Queimada por raio

Bom dia amigos, segundo o cliente depois de um raio é que parou de funcionar, ao plugar na rede reparei que o circuito horizontal armava gerando alta e permanecia estável sem imagem nem som e sem obedecer aos comandos e com tela azul. Descobri que o micro não estava sendo alimentado e ao trocar o 7805 acendeu o led do painel e sumiu a tela azul, agora liga pela tecla (acredito que pelo controle também só que não tenho) mas ao desligar, o circuito horizontal permanece funcionando, não tem OSD e não abre o menu (deve ser pela falta do OSD claro), como se trata de orçamento para acionar seguro e o cara vai ter que fazer mais dois não quero me aprofundar muito por causa do tempo e pergunto aos amigos o fato de não desligar o horizontal pode ser um dano sério no one-chip ou no micro?


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Claudio Carvalho Date: 15 Mar 2010, 16:42
Perci.

Aparelho raiado é uma caixinha de surpresas! Em geral, queimam mesmo os micros!

Faça um teste na saída de pulso dele!


Cláudio
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 15 Mar 2010, 17:50
 veja este outro rgulador, se tem corte.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 19 Mar 2010, 08:26
Estou verificando hoje amigos, além de que o cara desistiu do seguro e vai mandar consertar comigo, dou retorno, Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 20 Mar 2010, 18:14
Boa tarde marcosbr, acho que você olhou o esquema de outro aparelho, pois não tem esse regulador na placa, e aproveito pra perguntar ao amigo Claudio Carvalho se a saida de pulso e a SDA, em caso positivo creio que esteja funcionando porque o micro atua nos comandos, não sei se com o VOM posso testar a circulação dos trens de pulso, Perci.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 20 Mar 2010, 18:27
 Perci.
Eu sempre digo, esquema tem muitas variações. Por isto a importancia de quem esta com o aparelho. (maestro)
Eu acabei de olhar, no meu tem.
Um abraço.
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,647/

Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Claudio Carvalho Date: 20 Mar 2010, 18:30
Perci.

Se tem hor. funcionando o pulso esta atuante! E se tem uma voltagem, apesar de baixa no SDA/SLC, é sinal que está sendo gerado pulso do RF.

Quanto ao fato de não ter imagem, ai a coisa fica mais extensa, pois pode ser a linha dos 180v que não atua, pode ser o RGB, uma infinidade de coisas que terá de ir devagar!


Cláudio
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 21 Mar 2010, 10:28
Bom dia amigos, depois de trocar o 7805 que alimenta o micro o aparelho liga tem imagem e som só que não tem OSD e ao desligar o horizontal permanece funcionando, na realidade ao plugar o tv na rede já é acionado o horizontal e não tem como desligar, estou enviando o esquema que possuo, Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 21 Mar 2010, 11:10
 Olhando aqui, rapidamente. Realmente são diferentes. Tem versão 1 e 2.
Pelo que vi, o principio é o mesmo.
Voce tem 2 tensões alimentando o IC501.
Uma tem que ser cortada.
Da uma analisada com calma, começando no pino 20 do micro.
É por aí.

Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 21 Mar 2010, 19:11
Boa noite amigos, descobri o Q834 e 835 ambos avariados, após substituí-los o aparelho já pode ser ligado e desligado normalmente, mas ainda não tem OSD, sei que é gerado pelo micro e que depende de sincronismo vertical e horizontal para aparecer na tela, só que não sei que teste fazer, Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 21 Mar 2010, 19:42
 Me confirme se o PIP funciona. Pelo esquema ela tem.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 25 Mar 2010, 09:15
Bom dia marcosbr, estou esperando o cliente trazer o controle desde quinta-feira e ainda não trouxe, agradeço a sua paciencia, Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 25 Mar 2010, 11:18
 Vale a pena esperar, para o tipo de acontecimento, ele teve até sorte.
A pressa é a inimiga da perfeição.
Quanto ao PIP, pode estar matando  o OSD.
Um abraço.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 26 Mar 2010, 10:58
Bom dia, pra minha primeira surpresa o controle não funcionou, o sensor também tinha queimado mas já resolvi, e pra segunda não existe a placa do PIP apenas o local onde seria soldada, reparei nas linhas que você demarcou e entendi que o sinal do OSD segue (ou deveria seguir) por elas até o ONE-CHIP, pendurei o VOM numa das saídas no micro e com o controle executei comandos pra ver se alguma tensão era gerada e vi que não, também conferi a alimentação no pino 17 do one-chip e vi que está OK, pode ser problema na EEPROM?
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 26 Mar 2010, 12:04
 A esta altura. você deve suspeitar de tudo. kkkkkkkkkkk
 Valeu a pena pegar o controle, menos um problema.
 Já verificou aqui???
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 27 Mar 2010, 08:40
A leitura de sinais de alta frequencia com multimetro é no mínimo estranha, o sinal horizontal tem nível positivo antes do R058 após fica negativo, o sinal vertical é muito atenuado pelo R056 (deve restar o suficiente para a base do Q015), medi os transístores fora da placa e se mostraram bons, no esquema entendo que os coletores estão juntos mas na placa não estão, deve ser um erro gráfico, não pude concluir nada pois não sei que parametros seguir, Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 27 Mar 2010, 10:47
 Neste passo, o ideal seria o osciloscópio. Mas ta andando.
Veja quanta coisa avariada. Estes capacitores de baixa voltagem devem ter sido afetados.
Qualquer variação como a que foi encontrada vai ter que saca-los.

Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 27 Mar 2010, 17:24
A que capacitores você se refere? C017 e 018? Em caso afirmativo também já medi fora do circuito mas só deu pra ver que não estão em curto.Percí.
Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: marcosbr Date: 27 Mar 2010, 17:32
 Pelo seu relato seria o 17. E outros nesta area.
Sempre na escala mais alta.

Re: TV Cineral TS2933N Queimada por raio By: Percí Date: 29 Mar 2010, 17:51
Acho que estamos quase lá marcosbr, depois de muito bater a cabeça pensei que devia ter uma tensão nos coletores dos transístores Q015 e 016 mas estava muito próxima de zero, seguindo atentamente as linhas cheguei aos resistores R54 e R55 que no seu outro extremo tem 5Volts vindos do Q023 que é um regulador 7805 (aquele que já troquei no início do trabalho), e os responsáveis por matar essa tensão são os pinos 26 e 27(HD e VD) do próprio micro, creio então que o micro está parcialmente avariado, ou há ainda alguma esperança para ele?
Páginas: 12