Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 123
OFICINA MODELO By: klein Date: 09 Mar 2010, 11:43
Aparelho: tv
Marca:    todas
Modelo:   todos
Defeito:   todos

Meus amigos resolvi abrir um topico sobre a nossa profissão, pois creio que será de grande valia para muitos dos leitores.
Primeiro abrir uma oficina de eletronica, deveria ser coisa séria, e não uma maneira de ganhar dinheiro facil, como muitos pensa e eu tambem pensei assim no inicio da minha profissão?
Hoje esta muito mais facil ganhar dinheiro com eletronica, pois temos o forum Tectonny para nos ajudar, temos a nossa mão todo tipo de informação, esquemas etc.
Amigos para nós interagir em tempo real, coisa especial dos tempos moderno e gloria a DEUS por isso;Amém
Mais cada um precisa de um minimo de ferramenta disponivel, que passarei a descrever
1- uma bancada organizada com gavetas p/ ferramenta etc.
2- um compu..dor
3- dois multiteste um digital e outro analogico
4- um osciloscopio
5- gerador de barra
6- um capamiter p/ testar cap na placa sem tirar
7- capacimetro p/ tirar duvidas
8- testador de fly back
9- gravador de eprom
10-ter um programa para gerenciar a sua loja
esta é uma ferramenta que não deve faltar nunca, pois cria um diferencial entre os seus concorrente, e o retorno é certo.
11- ferro de solda dos bons, com diversas potencia
12- estação de retrabalho


Obrigado a quem puder ajudar.
Edmar

Re: tv todas todos todos By: klein Date: 09 Mar 2010, 11:46
tem mais todos estes equipamentos custa pouco, pelo retorno que dá
Re: tv todas todos todos By: trudes Date: 09 Mar 2010, 13:47
Obrigado Klein.
Tá aí um bom exemplo para os mais novos na profissão.

Re: tv todas todos todos By: Claudio Carvalho Date: 10 Mar 2010, 06:20
Amigo Klein.

Tá, eu até concordo com você que devemos ter os equipamentos necessários, mas uma bancada organizada...

Francamente, eu estou para ver uma assim!  Todas as que eu vi na minha vida, são uma zona que não dá para escrever!

Oficina então, nem se fala! É um amontoado de aparelhos, que chega a prejudicar o andar dentro dela!

Mas é válida a sua observação! Só acho que um pouquinho irreal para muitos!

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


Um bom domingo!


Cláudio
Re: tv todas todos todos By: vini Date: 10 Mar 2010, 10:27
Eu ví uma bancada bem organizada, é a do Valdeni,mas acho que é só na foto eh eh eh eh.
Espero que ele não fique zangado comigo.
Re: tv todas todos todos By: Claudio Carvalho Date: 10 Mar 2010, 13:43
Vini.

Cara, duvido que seja assim como esta na foto!  Nem a pau !!!

Cara, a minha as vezes para achar uma chave é um Deus nos acuda... heheheheheheh

E quando entra um aparelho e a gente quer ver o que rápido, e não tem espaço...

Ai cara, é que o bicho pega! A gente arrasta tudo para um lado e tasca o aparelho na bancada já saturada e vai em frente!

Hahahahahahahaha

Olha, tem um outro assim todo organizado e é o Sul também, né Ricardo?

KKKKKK



Cláudio
Re: tv todas todos todos By: Almeidaf Date: 10 Mar 2010, 14:33
 Quanto  ao instrumental, se faz necessário, mais vai da condiçao financeira do técnico, mais ao transcorrer do tempo tem que se equipar aos poucos, pois facilita muito o diagnóstico com rapides e segurança.Como tambem  estudar muito sobre!  Se não ficará trocando peças aleatoriamente sem perspectiva de solução.  Quanto, organização : duvido que haja oficina organizada, pode até ser, quando no inicio da abertura, por falta de aparelhos para consertos. Depois de 39 anos, comento se bobiar nem eu mesmo me encontro.   Toda oficina tem o tal de buraco, que ao cair algo, some, não acha mais. .Tambem  em qualquer espaço livre sempre entulha algo. Quanto organização, só vi uma, que trabalhei, a uns40 anos atras que o dono parecia  neurótico por organizaçao , jogava até peças novas no lixo , para desocupar a bancada, (tambem não éra do ramo). Já o técnico,  primeiro,  tempo para organizar a coisa, depois a vontade, pela acomodação de ja saber aonde encontrar , o que precisa. E o tempo vai passando e voce ocupado com as buchas e a coisa vai rolando e quando se dá conta,.....tá tudo  atravancado no caminho! Chega o momento de ou tu,   ou o aparelho dentro da oficina, no final quem sai é você!  pelo infarto!      . HA! HA! HA! HA! Cuidado Claudio ! e os veteranos que se alojam no forum..
Re: tv todas todos todos By: Barriga Verde Date: 10 Mar 2010, 15:23
Olha aí, pessoal...

Complementando o que voces estão "postando" como uma oficina padrão...

Faltou comentar sobre aquela famosa "caixinha" de parafusos, que como o próprio nome já diz, era prá conter só parafusos...

Só que na grande e esmagadora maioria das bancadas nossas tem dentro delas, além dos "famigerados" parafusos:

-C.I. "pifado" com os terminais todos tortos, para identificar que realmente não estão mais bons...

- Um "montão" de fusíveis... bons e "estourados", tudo misturado...

-Toda a sorte de capacitores, resistores, foto-acopladores, transistores, leds, lampadas-neon, etc e etc...

Quem de voces que não tem uma "caixinha" desta,na sua bancada, que atire o primeiro parafuso!!!!

Forte abraço...

B.V.


Re: tv todas todos todos By: csouza Date: 10 Mar 2010, 16:04
Amigos,e eu que pensava que só a minha bancada era assim.hehehehehehe
Re: tv todas todos todos By: carlosverdao Date: 10 Mar 2010, 21:11
bom   esta lista  bonitinha ai  com o tempo se consegue  tudo ,  a principio acho o ociloscopio, desnecessario, pois segundo um colega meu que tem um , dificilmemte ele usa , estação  de retrabalho, pouca gente possui, a maioria trabalha em bairro periferico, e so pega  aparelhos  velhos e corriqueiros, onde  se faz uso apenas de capacimetro, mutimetro  analogico, e as vezes digitais , ferro de solda40w e 60w...  amaioria dos tecnicos da antiga, sua maior  ferramenta é a inteligencia , tempo de  bancada , macetes e macetes  hehehe  esquemas antigos, da queles que erão comprados ainda , todo amarelo  e colado , queimado de ferro  rsssss , mais  eles olhão, e faz a interpretação  correta  do defeito, e pimba !  mais uma comcertada  !  certo que o progresso esta  as portas  e a modernização  exirgi , mais  acho cedo pra se encher de tanta tralha e não saber usar , ou usar  uma vez em cada  10 anos eheheheh  seria ferramenta certa em mãos erradas .  quanto a bagunça ,  já teve  vez de eu ficar comcertando do lado de forra do  bancada, pois a pilha de cacos , não min deixava  passar pro outro lado, e chegando mais  heehhe  , fora  os que levava pra casa ... a delegada ja não aguentava mais ..., mais  tambem ja tentei ser organizado, passei dias  jogando coisas fora, com uma "pena"  sempre achando que ia  servir um dia  ehehehehh, as vezes  perdia uma dia todo organizando, direpenter  aparecia a lgum aparelho precisando de algo e eu jurava que tinha visto em algum lugar??  ai ja vio né   jogava tudo pra cima novamente  hahaahahah, so uma coisa levo a serio, cuidado com o gabinete dos aparelho dos outros , e tubo , sempre fecho, agora os pci as vezes tenho que desembaraçar haahahah, tem um cara aqui  quemin parece "organizadinho" o   JRC  ... tomara que não seja so pra foto rssssssssss   um abraço atodos!
Re: tv todas todos todos By: valdeni Date: 10 Mar 2010, 21:56
Citação de: vini online 10 Mar 2010, 10:27
Eu ví uma bancada bem organizada, é a do Valdeni,mas acho que é só na foto eh eh eh eh.
Espero que ele não fique zangado comigo.

Claro que não meu amigo Vini! hehehe

Não sei se vc sabe, mas minha pequena oficina é em casa mesmo, o espaço não é muito, mas minha bancada procuro sempre manter um bom espaço nela, lógico que nem sempre é como nas fotos que vc viu lá no fórum, mas não fica longe daquilo! hehehe.

As ferramentas citadas lá no inicio do tópico, tenho todas elas, mas o meu scope do 60Mhz 4 traços digital com frequencimetro, só uso uma vez na vida e uma na morte! hehe. Inclusive está sempre enssacado num plastico para não pegar poeira, hehehe.
Já faz uns 2 anos que não uso ele! hehehe.

Alem das ferramentas citadas acima, ainda tenho todo o tipo de instrumentos no painel acoplado na bancada. Fontes reguladas, fonte de pc com todas as saidas +3/+5/+12/, e tenho uma regulada de 13,8v de 25A para carga pesada, hehe. No meu painel, tenho: Testador de remoto infra red, testador de controle de portão e de alarme de carro 315Mhz/433Mhz, entrada de A-V para teste de DVD, entrada auxiliar de áudio, saida auxiliar de áudio,gerador de áudio de 20hz a 100khz,saidas amplificadas para teste de caixas de som,entrada de caixa de som para testar aparelhos de som,4 saidas de conector F de antena externa,amplificador Aiko PA-3000 embutido no painel,termometro digital/industrial,drive de CD-ROM ligado ao AMP.para testar as caixas de som,sequencial de cameras de 4 cameras pois gravo tudo 24 horas, hehe,lampadas série de 400W+tomada fixa na bancada,tomadas de 110v e 220v,gaveta para ferramentas,TV de 14" fixa para teste de DVD/VCR,uma boa lupa,2 mini furadeiras para PCI, uma de mão/ e uma de bancada mini que fiz,2 alicate amperimetro, e o resto é o da lista lá em cima! hehehe.

Acho que de ferramentas estou bem, só falta é grana! kkkkkkkkk

Abraços.

Re: tv todas todos todos By: klein Date: 11 Mar 2010, 09:00
meus amigos vamos com calma, o que os novatos vão pensar de nós, sobre organização?
o segundo aparelho que comprei quando montei a oficina foi o osciloscopio que aparece, hoje na minha foto.
E uso todo dia a quase 30 anos, claro que é mais costume do que necessidade, eu uso basicamente para ver se esta oscilando horizontal vertical, onde o som desapareceu quando falta som, afinal vejo todos os pulsos que porventura estiver faltando onde esta os pusos de croma, de video, etc.
quando eu comprei este osciloscopio da marca leader em 1980, ja éra de segunda mão, e muitos dos amigos me dizia, a você é bobo isso ninguem usa nas oficina tem para armazenar pó, e no entanto nunca me arrependi de ter comprado este aparelho?
meu amigo para você ter uma oficina basica como citei acima, ninguem vai gastar mais de 5000,00, no entanto vai ter um trabalho de qualidade.
Sei que muitos dos tecnicos não tem metade dos aparelhos que citei, a estes eu faço a seguinte pergunta, qual é o valor do SOM do seu carro?
Sobre a marca do carro nem vou pergunta,no entanto no trabalho que é onde você ganha o dinheiro,as vezes até a ponta do ferro esta mal acabada?
Meus amigos eu sou um cara enjoado sei disso, mais a organização no trabalho não faz mal a ninguem, sempre vai trazer  bons resultados?
Meus amigos obrigado por suas opiniões, gostei do comentario do valdeni ele certamente é mais organizado que eu.
Pois fabrica um aparelho chamado CAPAMITER que não pode faltar em nenhuma oficina
Um abração a todos



Re: OFICINA MODELO By: klein Date: 11 Mar 2010, 12:01
Citação de: klein online 09 Mar 2010, 11:43
Aparelho: tv
Marca:    todas
Modelo:   todos
Defeito:   todos

Meus amigos resolvi abrir um topico sobre a nossa profissão, pois creio que será de grande valia para muitos dos leitores.
Primeiro abrir uma oficina de eletronica, deveria ser coisa séria, e não uma maneira de ganhar dinheiro facil, como muitos pensa e eu tambem pensei assim no inicio da minha profissão?
Hoje esta muito mais facil ganhar dinheiro com eletronica, pois temos o forum Tectonny para nos ajudar, temos a nossa mão todo tipo de informação, esquemas etc.
Amigos para nós interagir em tempo real, coisa especial dos tempos moderno e gloria a DEUS por isso;Amém
Mais cada um precisa de um minimo de ferramenta disponivel, que passarei a descrever
1- uma bancada organizada com gavetas p/ ferramenta etc.
2- um compu..dor
3- dois multiteste um digital e outro analogico
4- um osciloscopio
5- gerador de barra
6- um capamiter p/ testar cap na placa sem tirar
7- capacimetro p/ tirar duvidas
8- testador de fly back
9- gravador de eprom
10-ter um programa para gerenciar a sua loja
esta é uma ferramenta que não deve faltar nunca, pois cria um diferencial entre os seus concorrente, e o retorno é certo.
11- ferro de solda dos bons, com diversas potencia
12- estação de retrabalho


Obrigado a quem puder ajudar.
Edmar


Re: OFICINA MODELO By: rickteck Date: 11 Mar 2010, 14:31
Bem, quanto a organização, depende de cada um, eu particularmente não consigo consertar nada com a bancada bagunçada!

A cada aparelho que termino, tenho sempre que organiza-la.

E quanto as ferramentas, penso que são imprescindíveis, quanto mais melhor, e quem disser que osciloscópio é desnecessário é porque não sabe como usar e nem quando usar.

Muitos me chamam de chique, mas prefiro ser um chique que adora sua profissão, do que ser mais um "trocador" de peças.

Fica ai minha opinião!

Abração!
Re: OFICINA MODELO By: siatec Date: 11 Mar 2010, 21:49
quase me arrebento de tanto rir,  tudo verdade.... Siatec
Re: OFICINA MODELO By: klein Date: 12 Mar 2010, 08:22
amigo Siatec não entendi sua colocação :'(
Re: OFICINA MODELO By: valdeni Date: 12 Mar 2010, 09:40
Também não entendi, o motivo de rir!


Re: OFICINA MODELO By: paulo52 Date: 12 Mar 2010, 10:57
E  que  a  dele  e uma  ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ... :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X brincadeirinha  Siatec .
Re: OFICINA MODELO By: Claudio Carvalho Date: 12 Mar 2010, 16:01
Pessoal.

Acredito que seja por causa da contradição colocada por mim e mais alguns colegas!

Bem, tirando o Ricardo e o Valdeni, o resto são uma cambada de relaxados mesmo!
Se eu mostrar uma foto da minha bancada, vocês vão deixar no chão de tanto rir!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cara, eu consigo perder um alicate de corte na bancada, acreditem!!!!
Chaves então....

Se você quiser colocar um parafuso que falta em um aparelho, basta olhar para o chão e apanhar o que precisa! hahahahahahahahahahahha


Não é mole não! Ainda bem que estou entregando o bastão, chega! hahahahahahahaha



Cláudio
Re: OFICINA MODELO By: paulo52 Date: 12 Mar 2010, 16:10
P...Claudio  isso  e  uma  oficina  ou  uma  arapuca , :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Páginas: 123