Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 06 Mar 2010, 00:48
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   HPS 2171FS
Defeito:   Morta

Este aparelho veio de outra oficina, segundo cliente, o defeito veio em um dia de chuva (raio). Fonte com o capacitor principal com 172V, achei o Q801 (FetP6NK90ZFP) em curto. Percebi também que já havia sido trocado o mesmo, o IC801 (TEA 1533at - smd), o D809 e D811 (SK1/08) e o FR 802 (100 ohms). Troquei então o Fet Q801, o TEA IC801, o FR802 e o IC803 (foto acoplador). Conclusão a lâmpada série se fez presente, acendeu todinha. Novamente o Fet queimado. passei um pente nas fontes (pri e sec) e não achei nada. Troquei novamente o fet, o tea e o foto, novamente curto no fet...

peço então auxilio nesse modelo... a pouco tempo devolvi uma idêntica, com defeito semelhante... não sei o que acontece com essa 2171FS, é sempre uma dificuldade!

Renam, Bruno, Siatec, Almeida, Antesat, Cláudio, e o resto da turma, quem puder perder um tempinho nessa ajuda, não tem pressa...

Aqui o esquema:

http://www.4shared.com/file/45474633/97f2d4b2/HPS_2171FS_EE.html?s=1

Obrigado e um abraço.


Obrigado a quem puder ajudar.
Felipe

Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Claudio Carvalho Date: 06 Mar 2010, 06:51
Felipe.

Vamos lá!  Você sabe muito bem que descarga elétrica é uma caixinha de surpresas!

Veja, você escreve que passou um pente fino na fonte e não encontrou nada!

Pergunto: -Os dois diodos D-816/817, você os mediu fora e em escala alta?
C-839 tem certeza que esta bom?  As bobinas baixas, FR 801/802 estão corretas ?

O seu problema pode estar ai, e eu não descartaria uma boa olhada no +b até a base do horizontal, inclusive ele mesmo!

Você pode estar com mais de um defeito o que pode estar ocasionando isto!

Como o que esta se apresentando no momento é a alta, você tera de ir por partes, OK!

Raio é fogo!



Cláudio
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: paulo52 Date: 06 Mar 2010, 07:58
Felipe  ,  so  reiterando  o  que  o  Claudio mencionou ,+B , procure  trabalhar  com  ele  desligado ,verifique  capacitores  de  poliester  da  fonte .
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: luiz carlos hz Date: 06 Mar 2010, 09:54
isole a fonte e teste ela em separado, o problema esta nela;procure por resitores e capacitores poliéstes.
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: lourival Date: 06 Mar 2010, 11:44
nao procure so por peças aparentemente queimadas, teste os resistores mesmo que esteja com a aparencia de bom,capacitores ceramicos e poliester teste ,pois essas desgargas danificam varios componentes sem ao menos torralos,faça como eles dizem teste a fonte desligando suas saidas ,com uma lampada de menor watts,use uma de 40wx 220v,ela evita de mandar pro pau as pças novamente se tiver outro curto,se funcionar,o defeito esta  no circuitos adjacentes blz
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 06 Mar 2010, 13:01
Olá Cláudio, Paulo52, Luiz Carlos e Lourival, obrigado. OK, diodos medidos fora e em escala alta... sem fuga. C839 está ok, já substitui. FR801 e 802 OK. Capacitores da fonte ok, mas vou conferir de novo por precaução. Testei os resistores fora e com o fluke digital... tenho que levar em conta que pode ter componente alterado ou mesmo trocado por valor diferente... mesmo sem o TEA, o curto continua, apenas sacando o fet em curto é que retira-se o curto...
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 06 Mar 2010, 13:02
Detalhe: O saída Horizontal agora está OK, mas reparei que foi trocado também... e a FR401 também foi trocada.
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: paulo52 Date: 06 Mar 2010, 13:58
Felipe  se  atente  para  capacitores  de  poliester  da  fonte ,não  sei  qual  o  motivo  ,mas  tenho  pego diversas  tvs  com  um  capacitor  da  fonte  estourado  ou  rachado .
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: lourival Date: 06 Mar 2010, 17:36
nao se esqueça de descarregao o capacitor de alta do primario antes de substituir o fet,se nao babau pro fet,e essa dica serve tambem para as fontes que usam strw blz boa sorte
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 06 Mar 2010, 18:06
OK, hoje vou dar outra olhada no caso... abraço
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 06 Mar 2010, 23:23
Notícias:  novamente passei um pente fino na fonte e achei o fotoacoplador com uma pequena fuga, em x100K...
Troquei ele e o TL431. Nesse ponto o led acendeu e quando se ligava, o led apenas piscava 20 vezes e voltava a ficar aceso oscilando fraquinho... seguindo o secundário, me deparei com solda fria em FR401. Entretanto o detalhe é que eu já não tinha mais o fet da fonte (6NK90Z) e coloquei no lugar um 10NK80ZPF... bem, ressoldando o fr401 o aparelho tentou dar partida, porém na lâmpada série com a desmagnetizadora ligada ela ligava e desarmava piscando a lâmpada... desliguei a desmagnetizadora e o aparelho partiu na série mesmo. Liguei novamente a desmagnetizadora e dei partida fora da série... reparei logo de imediato que o Fet substituto estava dissipando calor demais, porém imagem, som e funcionabilidade ok. parti então para as medidas, porém não deu tempo de efetuar, pois nesse instante queimou o fet substituto e o fusível... amanhã vou comprar o 6NK90Z e ver no que dá.

Abraços
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 07 Mar 2010, 22:28
Nada feito... aqui só tem o 10NK80Z e 7NK80Z, e só tinha 1 de cada... e eu acho que até serve... acho que a queima dele é oriunda de outro problema na fonte...
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 07 Mar 2010, 23:59
Coloqueo o 7NK80Z, troquei o PTC e já tem 1 hora funcionando...
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Claudio Carvalho Date: 08 Mar 2010, 06:36
Felipe.

Deixe trabalhando o máximo que você puder, pois pode haver alguma alteração ainda a ser refeita!


Cláudio
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 08 Mar 2010, 12:32
Com certeza Cláudio, tudo ok, mas reparei que em alguns momento na troca de canal e quando satura, ela fecha momentaneamente (encolhe a largura) o quadro no vertical, muito pouco e depois volta. Segundo: a imagem está muito feia mesmo, em relação a brilho,  terceiro, existe um pequeno ronco no audio, mesmo sem volume e para finalizar, não memoriza as configurações de imagem (cor, brilho, contraste, etc) quando se desliga e volta a ligar. Caramba...
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Claudio Carvalho Date: 08 Mar 2010, 12:43
Felipe.

TV raiada é fogo!  Monitore a fonte, pois estes sintomas são de fonte baixa!

Não estou afirmando, mas tem tudo a ver com descarga!



Cláudio
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 08 Mar 2010, 21:45
OK Cláudio, vou ver isso sim... é caracteristico como você disse. Entretanto hoje o cliente disse que o ronco já existia e que trocou o primeiro aparelho pelo mesmo motivo e recebeu outro igual...
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Claudio Carvalho Date: 08 Mar 2010, 21:50
Felipe.

Sem lógica alguma o que o cliente alega, OK!

A não ser que exista uma deficiência na instalação elétrica dele!

Este aparelho tem uma qualidade muito confiável!

E ainda mais raiada, a instalação dele pode ter contribuido muito com isto!



Cláudio
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: luiz carlos hz Date: 09 Mar 2010, 10:09
esse modelo tem essa deficiência,talves a cce tenha alguma circular para a correção desse problema.tente ressoldar o ci 602(pt2257e troque o c639(100mf/16v
Re: TV CCE HPS 2171FS Morta By: Felipe FZ Date: 09 Mar 2010, 15:53
Cláudio, o pior: Já vi 2 assim! O que ela levou contribui sim, a fonte está trabalhando bem fora dos parametros, mas passa... agora o ronco é triste. Acho que o Luiz tem razão, já deve existir algum boletim de correção. Curioso que o ronco vem apenas com a portadora de video, na tela azul ou sem sinal não aparece. De qualquer forma, vou dar esse tópico como resolvido.

Obrigado à todos que colaboraram.

Abraços.
Páginas: 12