Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 08 Dez 2009, 16:00
Boa tarde amigos, esse aparelho liga, acende o filamento, tem tensão de screen mas não tem imagem nem som e nem desliga. Refiz todas as soldas comprometidas, troquei o CI tda 6107Q (amp de RGB) conferi as tensões que alimentam o varicap, reparei que a tensão que alimenta o amp de RGB está em 218V. qdo deveria ser 200, troquei o cap de largura para talvez baixar essa tensão mas ficou igual, acho que se o problema fosse só a falta de trama deveria ser possível sintonizar um canal e ouvir o som e também o aparelho deveria desligar, já estou meio perdido e peço a sua ajuda, obrigado.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Paulão Date: 08 Dez 2009, 18:51
Não me parece defeito de saida de video, confira as linhas de comunicação SDA/SCL, saidas de RGB do micro quando executa funcão, e por fim o IC 201, boa sorte.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: alemao.tec Date: 08 Dez 2009, 22:07
ola colega se o filamento esta ativado e sinal que tem alta tensao  coloque o catodo a terra atraves de um resistor de 10k vera talves o vertical fechado se for o caso e um caminho a seguir boa sorte
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 09 Dez 2009, 21:00
Amigos hoje não pude pegar a tv, mas vou verificar o que foi dito amanhã, quanto ao circuito vertical não é porque aumentando o screen surgem as linhas de retraço(tela cheia), retorno com o resultado, abraços.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Almeidaf Date: 09 Dez 2009, 21:58
desligue o tv , espere um pouco veja no pino 12  do micro, que voltagem esta, e dê power e veja se muda de nivel.  Veja q 751-q752
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: brunoquarelo Date: 09 Dez 2009, 22:56
Troque a memória!


Se ainda assim após a troca não resolver veja se ela responde pelo controle remoto, se estiver inarivo só resta verificar os 5V e o micro
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 10 Dez 2009, 10:33
Amigos ainda não fiz as verificações mas o cliente (já querendo saber sobre o aparelho) me falou que deixava o aparelho ligado cerca de trinta minutos até que surgia o vídeo e o som, disse também que conectava o cabo de vídeo e áudio e com o pé descalço no piso tocava nos pinos o que fazia a imagem surgir mais rápido, creio que deve ser um capacitor da região do one-chip que está seco, farei as verificações e retorno.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 10 Dez 2009, 16:20
Respondendo ao almeida, tensão em standby no pino 12 do micro 0,3V e após o power 8,5V, os transístores 751 e 752 mostran-se bons.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 10 Dez 2009, 17:42
Respondendo ao Paulão, ainda não adquiri meu osciloscópio o que deve acontecer dentro de poucos meses, então não posso avaliar a circulação dos trens de pulsos mas medi as tensões e acho que podem mesmo estar estranhas, 1,3V para SDA e 2,4 para SCL. Nas saídas de RGB zero volts para qualquer comando no painel ou controle e o TDA 8841 ainda não troquei.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 10 Dez 2009, 17:49
Bruno, vou mandar gravar a EEPROM caso não veja o aparelho funcionar, pois o cliente disse que quando surgia a imagem então ficava tudo normal e ele até evitava desligar para garantir.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: brunoquarelo Date: 10 Dez 2009, 22:45
não precisa gravar é só colocar uma vazia e vc mesmo faz a programação
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Almeidaf Date: 10 Dez 2009, 23:14
  Bruno, acredito que não seja problema de programação  , talves ,  nem micro, veja se no emissor de Q751 esta presente os 8V.  no emissor de Q101 tem os 5v para o micro. Veja se chega os 33Vna R107, que vai para a base do q 101.  Reveja essas voltagens do sdl sda, estão muito baixa . Veja R 103 e 104 de 8k2, se estão boas.                                           ." Desligue esses pinos", um por um, e veja se aumenta a voltagem , tem algo consumindo nessa linha.Terá que ter no minimo4.8V.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 11 Dez 2009, 10:08
Bom dia amigos, o emissor do Q751 está com 8V. e o do Q101 com 5V. Chega 33V. no R107 e sai 5V. do divisor resistivo que forma com o R105 para a base do Q104, a base do Q101 que está com o coletor do Q104 tem também 5V. Os resistores 103 e 104 estão bons, dessoldando os pinos 40 e 41 do micro não é mais possível iniciar a oscilação mas as linhas SDA e SCL sobem para 5V. nesse caso Almeida acho que o micro ja era.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: brunoquarelo Date: 11 Dez 2009, 11:44
vai por mim troca a memória primeiramente

pode até ser o micro mais antes de condená lo troque-a
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 11 Dez 2009, 12:32
Ok Bruno, vou adquirir e assim que substituir dou retorno, acho que vou precisar da tabela das opções de bits e do modo de acesso do modo de serviço. Um abraço.
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: brunoquarelo Date: 11 Dez 2009, 15:58
Modo de Serviço de TV SHARP  C-2038
             
Entrar no menu

Segurar a tela Power pressionada e colocar o cabo AC na força, a tv irá ligar, segurar por mais de 5 segundos.

Aparecerá a tela abaixo:


VA     14





No controle remoto pressionar as seguintes teclas, uma de cada vez e ajustar, seguindo conforme a tabela abaixo.

Teclas canal + e canal - , mudam os valores.
                                                             
Teclas          função          valor          Colocamos

1                  HSH               36                   40

2                    VS                26                   40

3                    VA               14                    22

4                    SC                12                    14

5                 VSH                31                    30

6                      R                32                     32

7                      G                32                     32

8                      B                 32                     32

9                  AGC               20                      20

0                 HUE                32                     32

Tecla display  =  Zera todos os ajustes.

Para memorizar =  Tecla sair e desligar pelo controle remoto
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Almeidaf Date: 11 Dez 2009, 21:31
Faça o que o Bruno escreve,Para tirar a dúvida, pois a memoria é bem mais barata,e mais facil  tomara que seja!
Re: Sharp C-2038, sem trama e sem som By: Percí Date: 15 Dez 2009, 15:08
Boa tarde amigos, desculpem a demora em responder mas sabem como é quando o cara trabalha sózinho, pois bem troquei a memória como sugeriu o amigo Bruno mas só uma coisa mudou, agora ao plugar o cabo na rede o aparelho já liga automáticamente mas não é possível executar o procedimento de gravação pois realmente o micro é que está "matando" a tensão de "pull up" de 5V. nas linhas SDA e SCL provavelmente por algum dano interno, agradeço toda a atenção dispensada e vou partir para o "garimpo" pois é mais fácil achar ouro do que esse micro, um abraço.
Páginas: 1