Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: chiquinho Date: 07 Dez 2009, 19:56
caros amigos do forum tenho recebido amigos que quando mi ver consertando algum tv fala rapaz para com isso essas tv  daqui + uns dias estao fora o povo nao vao consertar + so que eu gosta de eletronica e desejo + pra frente abrir um estabelecimento pois atuakmente sou autonomo preciso das orientacoes dos amigos do forum  sera que vale a pena fazer cursos de especializacao?  abraços chiquinho
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: Claudio Carvalho Date: 07 Dez 2009, 20:11
Meu caro Chiquinho.

A figura do técnico eletrônico não vai acabar nunca!   Olha, eu venho de algumas gerações e sempre escuto este papo!

Quando as TVs eram P/B e os tubos eram de ferro e redondos eu ouvi o mesmo discurso quando apareceram as 1ª TVs com o tubo 4 X 3  !!!


Depois vieram os televisores a cores e o mesmo discurso!  Agora chegam as TVs de plasma e LCD e o discurso é o mesmo!

Cara, fica frio, pois vai demorar muito a nossa profissão sucumbir!


Até mais!



Cláudio
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: chiquinho Date: 07 Dez 2009, 20:41
valeu claudio o seu incentivo nos da força para continuar. um abraço em cada um dos amigos do forum.  chiquinho
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: vini Date: 07 Dez 2009, 21:15
Caro amigo chiquinho:
Quando comecei a estudar e trabalhar em eletronica peguei a entrada dos transistores no mercado, era uma tecnologia nova,os velhos radiotécnicos resistiam porque tinham que se reciclar, não entrava na cabeça deles que os semicondutores eram polarisados por corrente, ao contrario das valvulas que eram por tensão, quando aparecia um aparelho híbrido como eram chamados os que usavam transistores e valvulas, os caras entravam em parafuso, tudo por não querer reeaprender, muitos conseguiram, mas outros ficaram pelo caminho.
Tudo é uma questão de ficar sempre atento, sempre se aperfeiçoando, ferramentas e equipamentos novos sempre fizeram parte da evolução, o negocio é não ficar para trás.
Quando surgiu a TV diziam que ia acabar com o rádio, que nada,o rádio está mais firme do que nunca, e já existe rádio portatil captando satélites.
Tudo isto que o Claudio escreveu eu passei tambem,e vou acrecentar mais uma coisa:
Tão dizendo que a HDTV vai acabar com a TV convencional, posso afirmar que isto não é bem assim, está acontecendo uma enorme resistencia a mudança tanto na Europa como nos USA , os fabricantes já estão preocupados pois acham que quando o público aceitar os novos padrões já vai existir outro sistema mais avançado.
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Dez 2009, 21:47
pois é amigo chiquinho...como os amigos asima sitaram...quando voutar a éra prehistórica e os dinosauros criarem vida..ai sim a eletronica desapareçera ...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


ja estam falando em tela olografica ....mas mesmo com todas estas modernidades tera que aver um técnico ´para repara-la...nao é?..squenta com estas abóbrinhas que os outros te falam nao...isso é méra vontade de ser técno eletronico e nao sabem como aprender...rsrsrrsrsrs......................abraços
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: joao batiasta dos reis Date: 07 Dez 2009, 21:56
AMIGO CLAUDIO,tenho visto que estamos caminhando p nano tecnologia, o dvd enpurro o vidio k7  p fora do mercado e quando o defeito  em dvd na placa de vidio, dificio   da conserto, aplaca e carisima nao conpença troca p uma nova so encontra nas altorizadas, e cara o que faser? as tvs plasma ,lcd , e agora ta chegando a de lds ,as placas sao somente smd ,sera que vamos acha as placas  e o  lcd  nas eletronicas convesionais? visto que muda os aparelhos todo o mes,o vamos fica limitadas  no conserto. esto muinto preocupadado com esso concordo o amigo chiquinho. quero uma opiniao sua que podera aconteser? um forte abraço .
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: marcosbr Date: 07 Dez 2009, 22:37
 A discussão é muito proveitosa, portanto não podemos deixar passar algumas coisas.
O técnico futuro (hoje também) devera ter conhecimento em informática.
Quem não se familiarizar com ela, não segue. Veja que os métodos para detecção dos defeitos, não é tão complicado para quem conhece. (e tem ferramentas)
Estamos na era AI (inteligência artificial)   
Hoje, com um notebok e alguns softwares, pode se fazer milagres.
Espaço sempre haverá, para quem busca conhecimento.

Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Dez 2009, 22:47
pois é amigo marcosbr...vc tem toda rasao em relaçao a se entrosar com a era da informatica conjugada a eletronica...eu mesmo estou me projetando na informatica tendo visto minha dificuldade com a mesma...porem nao acho que ja prejudicar na manutençao em eletronicos se realmente a pessoa tem vontade e connhesimento da area....
eu mesmo nao vejo dificuldades em trocar uma memória de uma mpg ou até mesmo de uma pci buffer ...oque pega são os componentes de difisil asçesso...mas sempre acabo dando um jeito....porem de lcd e plasmas eu tenho muitas aq pra meu suplemento....
oque manda é ter vontade e ferramentas adequadas ao trabalho ....
mas apoio sua tése em relaçao a modernidade informatisada na eletronica, com sertesa é um par complementar inseparavel atualmente.....
foi ótimo a abertura deste topico que o chiquinho colocou....abrira espaço para varias duvidas........abraços a todos
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: edsontadeu Date: 07 Dez 2009, 22:58
voce so precisa ter certeza de uma coisa: se voce estiver entre os 20 a 30 anos é uma boa. Digo isso porque  os aparelhos de lcd  plasma vao cada dia ficar mais sofisticados, e voce nessa patamar de idade tem condiçoes de absorver tudo, e ficar fera, Nao é que uma pessoa de 40 anos acima nao vai aprender, mais fica mais dificil, ninguem pode comparar a cabeça de um jovem tecnico com um mais velho. O Tecnico mais velho tem a seu favor a experiencia, mesmo sem nunca ter aberto um lcd ou plasma isso vai contar  e muito.
Este assunto ja foi varias vezes debatido aqui, mais com certeza a eletronica  vai ter seus dias contados na geraçao de aparelho antigos, mais pra voce ter uma ideia voce e eu vamos morrer e ainda vai ter desses aparelhos ai para serem reparados.
Quando essa geraçao for ficando escassa ai voce terar em abundancia, a geraçao que agora estar começando. lcd plasma e o que virar pela frente. entao nao se preocupe e nao dê ouvidos aos que falam do que nao sabem, apenas continue se aperfeiçoando.  sempre sempre
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: marcosbr Date: 07 Dez 2009, 23:26
 Somente para ilustrar.
Alguns técnicos desconhecem o compair da philips.
Alguns descobrem, plugando um cabo errado e o aparelho não funciona.
Veja, este método é antigo nas PTs.
O software search32, praticamente despensa o esquema, e ainda realça os possíveis componentes.
Da para trabalhar sem ele? Dá, mas que ele ajuda, ajuda.
Qualquer investimento em aprendizado e ferramentas, terá retorno sim.
Acredito que num breve futuro, estes softwares irão dizer: Troque R... esta aberta!
Bastará saber perguntar.


Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Dez 2009, 23:37
é isso ai marcos...pra vc ver como a modernidade nos acompanha e te da soluçoes para o dia dia de trabalho nesta profiçao...tal como este forum...que ajuda todos que aq pedem....isso é modernidade informatisada para manutençao em ap....
enfin...podemos ficar tranquilos sim...rsrsrsrsr....e realmente só fauta o próprio parelho nos diser qual componente esta defeituoso...pelo menos os diagnosticos de defeito ja estam a disposiçao e dados pelo praprio ap em determinadas situaçoes...
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: aprendendo Date: 08 Dez 2009, 00:01
Meu caro amigo chiquinho na minha opinião o técnico acaba se não se adequar as novas tecnologias que estão no mercado, por exemplo aqui na minha região há um tecnico que eu o achava um grande técnico, no entanto no pouco tempo de técnico em eletrônica que eu tenho "pouco mais de um ano" já recebi aparelhos vindos dele,  pois este aparelho precisava de um conhecimento em informática e ele não tinha,porque não buscou se adequar, então eu digo se o técnico não busca novos conhecimentos e ferramentas este já era.
No mundo hoje há muito a favor do técnico por exemplo este forum que nós debatemos problemas que ocorrem no nosso dia a dia, antigamente não exixtia isso o técnico tinha que descobrir o defeito na marra.
Então quem terá sua tv de plasma 42" novinha com um defeito para jogar fora, com certeza sempre haverá um técnico estudando para concertar esta tv basta nos usar-mos o que temos a nosso favor que não pouca coisa não viu...
Antigamente se tivessemos um problema em um aparelho e não encontrassemos as peças na nossa cidade ou nas vizinhanças este equipamento estaria perdido com toda certeza, mas hoje eu aqui no RN mando buscar peças em São Paulo e recebo em casa basta procurar.
então esse é o meu ponto, busque sempre o aperfeiçoamento e nunca deixará de ser técnico.
um abraço a todos.
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: carlosverdao Date: 08 Dez 2009, 09:40
se houver um fim (eu quero esta lá) , mais preparado é claro!heheheh em quanto este fim não vem,  estou consertando  tudo que der e puder... agora no fim do ano farei um investimento na minha  aréa , que facilitará o diagnosticos de muitos pepinos mais rapido , e ao mesmo tempó estara min preparando , para encarar os novos desafios , o que min sacaneia muito por aqui é a falsificação e a falta  de componentes , de reposição ! um abraço!
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: chiquinho Date: 08 Dez 2009, 12:33
amigos do forum agradeço a cada um dos amigos pelo incentivo de os tecnicos continuarem firme seguindo firme tbm ciente que devemos sempre esta nos aperfeiçoando e verdade eu recebi um aperelho de um tecnico que falou que nao tinha + jeito o vertical esta fechado so troquei a saida vertical com os cis ao redor do mesmo e o tv voutou a funcionar normal + valeu e esta valendo o incentivo dos amigos . abraços chiquinho
Re: orientacao a respeito do futuro do tec.em eletronica By: B@ddo Date: 08 Dez 2009, 16:51
  O lance da falsificação foi bem lembrado pelo Carlosverdão, e não podemos esquecer que o técnico de hoje tem que estudar muito mais que o de ontem e para ganhar bem menos, em função dos preços reduzidos dos equipos.
   Conheço alguns técnicos que estão em sérios apuros por não conhecerem nada de informática. Eu tive muita sorte, pois sou operador de cpd (grande porte) desde meados de 1.980. Era cada trambolho, que só vendo. Daí pro micro foi só um pulinho. 
Páginas: 1