Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv gradiente c/ tela roxa By: geraldotpinto Date: 01 Dez 2009, 15:11
Boa tarde amigos do forum!

   Recebi em minha oficina uma tv gradiente mod.1421 com tela roxa, ao verificar  as tensões nos coletores dos transistores rgb, observei o resistor 904 de 18k aberto, troquei mas o defeito continuou, desliquei o aparelho e testei todos os componentes a frio na placa do tubo e não encontrei nenhum alterado, em seguida fui aos três pinos do micronas(71, 72 e 73) medir as tensões, na saida dos referidos pinos encontramos três resistores smd de 150 ohms, medi as tensões antes e depois dos resistores e os valores foram iguais(4,5v) em seguida essas tensões irão para a base de três transistores smd q152, q153 e q154  todos pnp. como são pnps nos emissores de cada um chega 5v, isto é estão alimentados corretamente, e ao medir as tensões nos coletores de cada um que vão para a base dos RGBs, encontrei 1,3v no q152 e tabém no q154 e no q153 constatei 0,5v, e ao testar a frio, o mesmo não apresentou alteração. O primeiro pensamento é trocar o transistor suspeito, mas no momento eu ainda irei ao comércio.
A pergunta que eu faço aos amigos técnicos qual a outra possibilidade de defeito se não for o transistor em questão, pois eu fiz o teste do tubo com outra tv gradiente funcionando normalmente.

                                                 um abraço a todos!

                                                       Geraldo       
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: paulo52 Date: 01 Dez 2009, 16:42
Geraldo  ,antes  de  trocar  qq  peça  ,  entre  no  modo  de  serviço e  veja  como  estão  os  valores  do  rgb.
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: Barriga Verde Date: 01 Dez 2009, 21:54
Olha aí, Geraldo...

Se os valores do RGB, no modo de serviço, estiverem OK...

Então não vejo necessidade de voce ir ao comércio para sanar a sua dúvida quanto ao Q 153...

Basta trocá-lo de lugar com o Q154 ou com o Q 152...

Se mudar a cor da tela: É ele o "cara" culpado...

Se permanecer roxa, verifique C158 com possível fuga...

Se não!! Parta para os transistores(Saída G) da placa do cinescópio...

Espero ter colaborado com o colega...

Um abraço!!!

B.V.
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: jose gomes Date: 02 Dez 2009, 11:07
Geraldo, não meça, troque o capacitor do "screen" não sei se é esse que o barriga descreveu (c158) porque estou sem o esquema. Boa sorte!
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: geraldotpinto Date: 03 Dez 2009, 14:55
boa tarde aos amigos

o que foi feito: troquei a plaquinha do tubo, troquei de posição os transistores, testei o cap. smd 158 fora placa na escala de x10k o ponteiro não mexeu, pelos com fuga ou curto o dito não está e também entrei no menu e zerei a cor, deveria ficar em preto e branco mesmo assim a tela continua roxa, a seguir partirei para a troca do cap. do screen e modo de serviço.

                                                    Geraldo

Re: tv gradiente c/ tela roxa By: paulo52 Date: 03 Dez 2009, 17:12
Grande  chance  de  ser  o  micronas .
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: trudes Date: 03 Dez 2009, 17:23
Imagem roxa e sem cor, quer dizer sinal verde baixo, ou predominância de vermelho e azul.
Já que entrou no modo de serviço, porque não tentou ajustar o nível de preto e branco?
Re: tv gradiente c/ tela roxa By: geraldotpinto Date: 22 Dez 2009, 15:44
amigos do forum

após bater muita a cabeça com este defeito, cheguei nele, era a memória eeprom.

                                                abraços a todos e feliz natal.

                                                           Geraldo

Páginas: 1