Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Ventilador de teto By: ayrton Date: 01 Dez 2009, 04:50
   Alguém informe como fazer a ligação de ventilador de teto.
Lâmpada: liga e desliga
Ventilador.desliga e exaustor
Velocidade, mínima, média e máxima
    Agradeço a todos os amigos.



                                            Ayrton Setúbal
Re: Ventilador de teto By: paulo52 Date: 01 Dez 2009, 07:07
Ayrton  ,isso  e  mole mole,me  passe  as  cores  dos  fios  que  vc  te  ai  e  se  vc  ja  montou  o  ventilador .
Re: Ventilador de teto By: Claudio Carvalho Date: 01 Dez 2009, 07:15
Ayrton.

Hahahahaahahahahahahaahha  Isto é piada, né?  Caramba, até o meu filho consegue!!!!!!!


E olha, ele mexe é com informática!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


Quando se compra o dimer do ventilador, já vem o manual completo de ligação, pois é super simples!!!!!





Cláudio
Re: Ventilador de teto By: jose gomes Date: 01 Dez 2009, 10:28
Ayrton, me permita entrar neste seu tópico, pois foi a estrada mais curta que encontrei para falar com o Claudio, beleza!
          Claudio amigo, porque quando abro site na tectonny aparece ERRO-404 pag. não encontrada? recebo as mensagens, no entanto não as lei-os.
Re: Ventilador de teto By: wagner canto Date: 01 Dez 2009, 10:46
BOM DIA AYRTON BOM DIA A TODOS!
CARA MANDA A COR DOS FIOS PRA NÓS FICARIA MAIS FACIL CADA MODELO DE VENTILADOR VEM COM CORES DIFERENTES!
Re: Ventilador de teto By: Claudio Carvalho Date: 01 Dez 2009, 16:33
Gomes.

Olha só, esta dando algum problema com o Explorer! O Tonny esta a par e trabalhando no programa!


Ayrton.

Rapaz, nada mais simples de se colocar um dimer completo!   Geralmente as cores dos fios são " casados " e assim você com um ohmither, saberá na hora!



Cláudio
Re: Ventilador de teto By: barbozinha Date: 01 Dez 2009, 22:45
kra se quer o modo mas facil para colocar um ventilador de teto  vai a alguma loja que venda a chave interroptora e veja que la tem o esquema completomas   deve esta mas ou menos assim  na chave interroptora de ter um fio vermelho que esta saindo do interroptor da lampada vai direto para a fase 220v. e deve esta saindo dois fios pretos da chave ventilar e exaustor esses dois vai direto para os dois  pretos que estao saindo do motor do ventilador lembrando que voce tem que colocar o capacitor ligado um fio do capacitor em um fio preto e o outro no outro fio preto nao tem polaridade e saindo do motor do ventilador deve ter um fio branco ou azul  que vai para o negativo da rede junto con o negativo da lampada.tudo isso esta no esquema de ligaçao da chave
ve se ajuda colega se preferir entra no google e la tem foto da chave com o esquema de ligaçao
Re: Ventilador de teto By: ayrton Date: 02 Dez 2009, 06:27
Citação de: Claudio Carvalho online 01 Dez 2009, 07:15
Ayrton.

Hahahahaahahahahahahaahha  Isto é piada, né?  Caramba, até o meu filho consegue!!!!!!!


E olha, ele mexe é com informática!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


Quando se compra o dimer do ventilador, já vem o manual completo de ligação, pois é super simples!!!!!
   Você esta sendo muito crítico, só tem um fio vermelho que é um do capacitor o resto é preto, você ou principalmente seu filho irão conseguir?
   Mesmo assim agradeço, ADEUS...




Cláudio

Re: Ventilador de teto By: Claudio Carvalho Date: 02 Dez 2009, 06:39
Ayrton.

Como escrevi acima, com toda certeza eu ou o meu filho achariamos os pares!

É simples camarada!  Com um ohmither você mede os pares e saberá com toda certeza quem é quem a ser ligado!

Cara, o capcitor geralmente fica na cúpula do teto!

O que você não soube colocar foi o seu pedido!    O seu caso é identificar ops fios do ventilador e não do Dimer, é isto???

Fácil também!  Se ele tem lâmpada, identifique os dois fios que vão direto a ela ( a lâmpada ) ai vão sobrar 3 fios somente!

Estes 3 fios, um é do campo central e um do campo a direita e o outro do campo a esquerda!


Sem medo de errar, tire as pás do ventilador ( assim você não precisa coloca-lo para rodar e se machucar ) e pegue o capacitor, ligue em dois fios ( não importa quais ) e pegue um rabicho de tomada, ligue um lado no ínico fio que ficou solto ( sem os dois fios do capacitor ) e o outro lado do rabicho com a corrente, encoste em um dos fios que tem o capacitor!


Dai é3 fácil, pois se ele não rodar a contento ( corretamente ) você vai itrando o fio de um lado do capacitor e coloque no outro que estava com o fio da tomada, e assim sucessivamente, até achar os campos certos!


Uma vez achados, marque com fita crepe quem é quem, para não ter dúvidas quando for ligar!


Ayrton, isto é a coisa mais simples que se pode fazer!  Não tem mistério nenhum!

E tem mais, pode fazer deste modo que não queima!

E não entre em pilha não, pois á assim que todos aprendem! rsrsrsrsrsrrs



Cláudio
Re: Ventilador de teto By: paulo52 Date: 02 Dez 2009, 07:08
Claudio ,sua  explicação esta  correta  apenas  uma  correção ,  nos  ventlladores  novos  , o  capacitor  de  partida  ,ja  vem  acoplado  no  dimer (  que  nem  dimer  e  mais ) e  uma  chave  redutora  via  capacitor .
Faltou  dizer  que  para  quem  não  tem  experiencia , deve-se  passar  mais um  fio  paralelo  de  1 mm ou  1,5 mm  do  motor  ao  dimer .
Re: Ventilador de teto By: Claudio Carvalho Date: 02 Dez 2009, 07:23
Paulo.

Nada do que venha como novidade, poderá ser um impecilio para a sua montagem!

O que eu acho é que o colega Ayrton não formulou corretamente a sua dúvida, é isto!

Veja, para se colocar um ventilador de teto com dimer e com reversão de trabalho, deve sempre existir 3 fios para o motor do ventilador, 1 fio de retorno para a lâmpada e mais 2 fios da alimentação do A/C.

No total, sairá 6 fios dentro do tubo da instalação elétrica!  Acredito que seja esta a dificuldade encontrada pelo Ayrton!

Agora, é preciso saber com clareza o que ele tem dúvida, pois senão vamos ficar dando tiro no escuro para ajuda-lo!

Espero que ele escreva bem detalhadamente o que necessita!



Cláudio


Páginas: 1