Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Dicas para Aposentadoria By: vini Date: 17 Novembro 2009, 14:33
Na data de 11/11/2009 compareci na agencia do INSS do bairro IAPI em Porto Alegre e pedi o saldo das minhas contribuições ,pois pelos meus calculos eu já tinha direito a me aposentar, a funcionaria puxou o meu cadastro e confirmou, na mesma hora já agendou novo comparecimento desta vez com hora marcada.
No dia 16/11/2009 as 09:00 Hrs lá estava eu,depois de um pequeno ritual burocratico recebi a carta de concessão,eu estava oficialmente aposentado.
Vocês devem estar perguntando porquê estou tocando no assunto, é simples , porquê eu fiz tudo sozinho, não foi preciso advogado ,nem contador ,nem despachante ou quaquer intermediario.
Não tenho nada contra estes proficionais, afinal eles estão na deles,pega o serviço deles quem quizer.
Mas eu afirmo amigos , hoje em dia ninguem precisa de terceiros para este serviço.
As agencias estão com equipamentos e material humano de ótima qualidade, seja qual for o problema que você tiver com relação ao INSS, você será atendido , seu caso será analizado e a solução é dada na hora,sendo desnecessaria intervenção de terceiros.
Os documentos pedidos:
Carteira de Indentidade
Carteira de Motorista (Se tiver)
Carteira de Trabalho
Certificado de Reservista
Certidão de Nascimento( Nem sempre é pedida mas é bom levar)
Certidão de Casamento (Se for Casado é claro)
Cartão do PIS/PASEP (Tambem é um comprovante que pode ser útil)
No caso de ser contribuinte autonomo leve todos comprovantes de pagamentos(Carnês,guias de recolhimento)
No caso da aposentadoria por idade tambem leve todos comprovantes de pagamento ,pois são a base de calculo para os vencimentos.
Espero ter contribuido com os colegas que estão prestes  a se aposentar.
Percam algumas horas,façam vocês mesmo as coisas, garanto que não vão se arrepender.
Re: Dicas para Aposentadoria By: Almeidaf Date: 17 Novembro 2009, 21:34
Vini,  o teu caso deve deve ter sido simples ,deves ter contribuido  sempre como empregado, e tens a carteira profissional que prova,  deves ter pego a integral, visto que agora pela lei nova tem que ter no mínimo 35 de contribuição e 65 de idade, para quem ainda não chegou nessa idade, se pedir aposentadoria mesmo tendo 35 de contribuição, vai entrar numa porcentagem e não conseguirá integral,  Quanto contratar um advogado, no caso de autônomo, individual, contribuinte em dobro, fica mais facil, se não ficarás como bola de ping pong, de um lado para o outro, fora quando eles alegam que não tem comprovantes na agencia, e voce terás que provar que contribuiu, ou trabalhou em tais firmas. aonde a maioria ja fecharam.
Concordo com voce, se tiver tempo e disposição, poderá fazer o que fizestes, talves  aceitando o que eles estipularem, o que não acontece tendo um interventor na sua intenção, e procurando a melhor maneira, e ocasião  para se aposentar, agora ou esperar o tempo certo.  Apesar que seja quanto que for que o individuo se aposenta , no máximo em 5 anos estará com menos da metade dos rendimentos !
Páginas: 1