Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: B@ddo Date: 08 Novembro 2009, 13:09
   Bom pessoal, é sabido que as tralhas modernas possuem comandos que dependem de PCI's "inteligentes", independente do que sejam. Pode ser ar condicionado, geladeiras, automóveis, lanchas e por aí vai.
  Cabe aos técnicos das áreas específicas se aprimorarem (no máximo acho que vão mesmo é trocar a pci ou módulo inteiro) para continuarem na profissão. A parte (ou arte) de reparar, cabe à nós, técnicos em eletrônica.
   Recentemente, um técnico em refrigeração trouxe um mini-refrigerador movido à pastilha... isso mesmo: não tem compressor, usa um invento antigo e que foi "adotado" para a confecção destes pequenos refrigeradores, CPU's, etc. Chama-se pastilha Peltier ou pastilha termelétrica.
   Bom, acho que logo vão surgir mais e caso alguém aí queira incluir mais este tréco no dia-dia, é bom passarem nas oficinas de refrigeração e dar "um alô" para que eles saibam que podemos consertar sim, sem a troca do módulo que encarece. O modelo que aquí chegou (Xing-Ling-Lé) possui uma PCI bem simples,ou seja, não possui aqueles (ARGH!) microprocessadores que nunca vamos encontrar . Neste caso era apenas um diodo em curto e + 2 eletrolas estufados.
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: B@ddo Date: 08 Novembro 2009, 13:15
 E acrescentando: esses portáteis são também conhecidos como Termocooler e as pastilhas se encontram à venda por aí (- + 30,00 dependendo da potência). Ainda não sei como efetuar a medição nas mesmas... questão de tempo.
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: B@ddo Date: 08 Novembro 2009, 19:32
  Ah! Esquecí de mencionar que temos também os bebedouros para nossa alegria.
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: antesateletronica@terra.c Date: 08 Novembro 2009, 21:16
Pois é badoooo...eu aqui ja dou manutençao em paineis eletronicos automotivos e igniçoes eletronicas dos autos...meio trabalhoso mas rendoso.rsrsrsrsrsr sem contar nas ypvs etc...

antigamente nao valia apena por as maos nestes aparelhos mas agora esta ficando mais fasil faser a manutençao nestes equipamentos ...espero que continue asim..
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: renato_berger Date: 09 Novembro 2009, 08:51
pois é bado ... ja fas um bom tempo que eu conserto estas placas de bebedouros aqui pra uma assistencia, e na maioria dos casos é eletroliticos secos ou estufados, tenho tambem um amigo que fas manutençao em maquinas agricolas destas modernas automatizadas e eu conserto placas de controle de altura e outras todas com problemas devido a umidade, nao tem  muito segredo nao pois os componentes sao todos conhecidos é só ter boa vontade........   Abraço..                          Renato
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: B@ddo Date: 11 Novembro 2009, 15:34
   Caro Berger, no caso das agrícolas vc que retira a pci ou vai até o local p/ retirar ?
   E também: Sabes qual a temp. das termocooler? A 1ª que peguei só vai até os -10°C e fica ligada direto (sem timer). É por aí ?
Re: Estamos entrando no ramo da refrigeração, hehe. By: renato_berger Date: 12 Novembro 2009, 08:38
Bado, das maquinas agricolas meu amigo é que tras ,  o conserto conciste em testar os componentes e trocalos o teste so é feito na montagam na maquina,as placas dos bebedouros eu testo com uma carga na saida de alimentaçao das pastilhas que é uma fonte de 12 volts ate uma lampada serve....           Abraço
Páginas: 1