Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv CCE não sei o md: alimentasão p horizontal By: beto158 Date: 27 Out 2009, 15:22
Aparelho: tv
Marca:    CCE
Modelo:   não sei o md:
Defeito:   alimentasão p horizontal

Eu gostaria de fazer uma pergunta aos técnicos qual é a função do zener que fica na fonte de alimentação 110v é para proteger o circuito ou é para manter a alimentação estavel ou seja não deixa a tensão subir se é para isso por que ele entra encurto por que queima ele e STR 50103 o pino 3 e4 entra em curto liberando a votagem que esta na entrada para voltagem segundaria Ja de que não o queima o transistor de saida horizontal e não possui um motivo visivel  a parente para queimar  


Obrigado a quem puder ajudar.
roberto de jesus

Re: tv CCE não sei o md: alimentasão p horizontal By: trudes Date: 27 Out 2009, 18:27
O diodo zener utilizado nesse circuito, é para proteção. Imagine se ele não existisse e o regulador entrasse em curto, passando a tensão da ponte retificadora para a saída. Quantos tubos furados por excesso de MAT teríamos que trocar, ou quantas saídas verticais em curto, ou qualquer outro circuito que seja alimentado por ele ou qualquer fonte do fly back. Também pode queimar se tiver que suportar uma corrente de carga além da que pode, como por exemplo, um saída horizontal em curto, que antes de queimar o fusistor de alimentação do horizontal, consumirá bastante corrente que poderá queimar o STR, e por consequência o zener, ou vice versa. Portanto, esse zener é importantíssimo, nos circuitos que o usam. Jamais deixe o televisor sem essa proteção. Um abraço.
Páginas: 1