Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Teste de TSH e flyback no circuito By: Marcio R. Date: 10 Out 2009, 13:53
(MELHOR VISUALISADO EM MONITORES DE 19" OU SUPERIORES - AS IMAGENS ESTÃO ARMAZENADAS EM SERVIDOR PRÓPRIO O QUE RESULTARA EM MAIOR VELOCIDADE DE CARREGAMENTO)


Testador de Transistor Horizontal e Flyback no circuito

Utilizado para indicar transistores em curto e ou flyback com espiras em curto, assim como outras variáveis encontradas nas medições em geral.



Pode ser utilizado no reparo de diversos aparelhos, uma vez que o componente a ser verificado contenha espiras e núcleo, compondo um elemento "L", embora possa ser utilizado como indicador de continuidade.

O testador é capaz de encontrar 80 % dos problemas relacionados ao transistor horizontal e flyback, os demais deveram ser comparados com novos e em bom estado, assim compondo uma tabela de características dessa faixa de situações impares.

Flyback e transistores são bem simples e comuns suas trocas embora alguns nem sempre são de fácil aquisição então um teste associado a algum conhecimento sobre o componente a ser analisado levará o técnico a uma resposta da analise do componente, em pouco tempo.

Iniciando os testes com os componentes no circuito:

Para o transistor de saída horizontal;
Conectar ama das garras no GND do circuito horizontal (o emissor do transistor horizontal é um ótimo ponto de GND para o teste) e a outra garra no COLETOR  do transistor de saída horizontal.



Se quatro ou mais leds acenderem para o teste do transistor, será uma indicação de que o mesmo esteja em bom estado (para tvs de 14 e 20 mais comuns acendem os 7 ou 8 leds).

Um transistor em curto será interpretado como todos os leds apagados, se houver outra variação de 1 ou 3 leds acesos, verificar com o multímetro, pois poderá ser um transistor aberto, e ou com fuga.

Para o flyback;
Mantenha uma das garras no coletor do transistor de saída horizontal e para a outra localize o +B do flyback, no geral sempre há um fusistor em serie com esse pino, o que auxiliara a ligação por cima da placa no terminal de +B já que utilizaremos o terminal desse componente para chegar ao pino do flyback.



O resultado será o acendimento de dos 8 leds para o flyback mais utilizado em aparelhos de 14 e 20 polegadas, sendo que alguns poderão apresentar 6 ou 7 estará compreendido que não há nenhum curto em suas expiras. Uma vez que o oscilador interno é bem sensível a interferências ou qualquer avarias nos elementos que compõe as espiras do primário do flyback.

O acendimento abaixo dos 5 leds deverá ser observado com cautela, pois poderá indicar curtos no secundário do flyback e ou curtos nas fontes secundarias tais como a do saída vertical, assim curtos no flyback será indicado 2 leds e ou todos apagados e problemas nas fontes do secundário será geralmente indicado por apenas 1 led aceso.



Cuidado! Algum flyback de 29 polegadas e ou das marcas; SHARP e MITSUBISH, assim como os de monitores, poderão indicar no teste o acendimento de 2 leds ou mais, nesse caso já sabendo desse diferencial nas propriedades que compõe seus enrolamentos, os mesmos quando fizerem parte do orçamento deverão ser comparados com outros componentes novos e ou utilizados outros testes, tais como multímetro e inspeção visual que são de total conhecimento técnico do usuário.

Usando o Teste para outros componentes:

Defletora;
- Uma defletora também poderá ser analisada pelo aparelho uma vez que será possível visualizar pela barra de leds se ambos enrolamentos (horizontal e vertical) estão com suas espiras em dia, algumas defletoras em bom estado apresentaram 8 leds acesos para o enrolamento horizontal e de 4 a 7 para o vertical, outras variações deverão ser interpretadas com o auxilio de mais testes e características do TV em questão.



Transformadores de fonte chaveada, e demais bobinados;
-Todo componente com espiras e venha se beneficiar da indução tais como transformadores de alta freqüência usado em fontes chaveadas, filtro de linha, micro-choque em geral, e qualquer indutor, com ou sem núcleo poderá ser analisado pelo aparelho, pois um elemento "L" indutor defeituoso quando colocado no oscilador (oscilador interno do teste) fará com que derrube parte ciclos oscilante e ou até cessá-los, com isso todos os leds irão apagar indicando curto.



Conclusão:

Mesmo estando especificado que sua eficácia seja de 80% os testes resultaram em respostas rápidas e eficientes, resultando em um ótimo recurso na bancada, evidentemente somado já há alguma experiência resultará em 100% de aproveitamento de tal recurso.

O aparelho especificado no tópico utiliza fonte externa, e seus resultados continuaram o mesmo, foram experimentados faixas diferentes de tensão, e o mesmo funciona desde 5V a 12V com regime de corrente na casa dos 30mA.

A entrada de alimentação conta com retificadores prevendo uma inversão da alimentação e a entrada HOT e GND do aparelho contém isolamento,  assim não deixando vir acontecer acidentes de queimar os Cis, embora seja aconselhável descarregar os filtro da linha de +B do TV e ou monitor.



Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: Almeidaf Date: 10 Out 2009, 15:22
Cara, esse aparelho é precioso em um orçamento, e tambem dispensa, o esquentamento de quem não tem prática, em montagens.Atualmente todos os técnicos deveriam ter em maos , pois depois de adquiri-lo, verá a utilidade e ter certeza se esta ou não com defeito e evitando de comprar fly, que talves nunca mais vai se usar, como de monitores . Como todo técnico atual deveria tambem ter o programador de eeprom. Pois se o cara não envestir em instrumental vai ficar sofendo e muito.
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: Marcio R. Date: 10 Out 2009, 15:47
Me ajuda muito na bancada, uma vez que todo trafinho e indutor que venho a utilizar nos reparos e ou manutenção, vai gerando um resultado (uma quantidade de leds acesos) assim nos próximo testes, basta ligar as garrinhas que pelo resultado sei se estou com uma bobininha boa ou não evitando ter que retirar do circuito depois.

Já apara o reparo de tv, as vezes nem pego o multimetro e sim o teste, é ligar ele encima do TSH e já sei o estado que esta a região do horizontal, e alternando a garrinha do emissor do TSH e ligando no diodo do +B já indica como esta o flyback.

Uma vez apresentando todos os leds acesos tanto no TSH e flyback, nem perco tempo no horizonto e já vou para outras áreas do TV que com outras medidas e testes facilita a localização daonde está o defeito.
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: carlosverdao Date: 10 Out 2009, 23:15
Marcio, vc fabrica pra venda  ou é de uso pessoal ??


Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: Claudio Carvalho Date: 11 Out 2009, 08:09
Márcio.
Também fiquei curioso por saber o custo dele para a venda!

Cláudio
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: tectonny Date: 11 Out 2009, 08:37
Marcio esse seria o mesmo que eu tenho junto com o gerador de sinais?
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: Marcio R. Date: 11 Out 2009, 10:40
Sim é o mesmo que tem no gerador 4X1 e 5X1.

Tenho esse da caixinha a disposição no site;

http://www.virtuatec-eletronica.com.br/loja/preview.html

Notem que no primeiro reparo você já paga o equipamento.

Abraço.
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: tectonny Date: 11 Out 2009, 20:20
Realmente o aparelho é muito bom, alem de testar flay back, ele testa muito bem qualquer tipo de bobina, como deflectora, transformadores etc... Com imaginação vai longe. 

Eu uso e recomendo o meu tem mais de 1 ano e rola muito bem.
Re: Teste de TSH e flyback no circuito By: klein Date: 15 Out 2009, 14:57
Marcio para mim este aparelho vale ouro, comprei um de você e só tem me ajudado, hoje eu não consigo trabalhar sem um deste.
Outro aparelho que comprei do Marcio o gravador de eeprom não da para ficar sem.
Quem tem oficina eletronica precisa se modernisar e adiquirir os aparelhos, para fazer um bom reparo assim como o medidor de ESR famoso capamiter
Páginas: 1